David Harvey
recebe todas
as atenções
em palestra
na Unicamp
10/06/2015 - 15:40
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A presença na Unicamp do geógrafo britânico David Harvey, um dos marxistas mais influentes da atualidade, obrigou a disponibilização de um segundo auditório do Centro de Convenções, pois o primeiro já tinha estudantes encostados nas paredes e sentados nos corredores. Harvey é reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise geográfica das dinâmicas do capital. É professor da The City University of New York-Cuny e a sua obra foi apontada pelo jornal The Independent como uma das mais importantes de não ficção publicadas desde a Segunda Guerra Mundial.
A professora Mariana Fix, responsável pela vinda do professor David Harvey, disse que o convite havia sido feito inicialmente para a abertura de um seminário que o Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico (Cede), do Instituto de Economia, está preparando para o segundo semestre. “Diante de sua vinda agora, para o seminário ‘Cidades Rebeldes’ que se realiza em São Paulo, e já sabendo da dificuldade de trazê-lo novamente este ano, antecipamos a palestra como atividade preparatória dos programas de graduação e de pós-graduação.”
Segundo Mariana Fix, a obra de David Harvey tem ensinado muito sobre a importância que dissecar os processos urbanos pode ter para o entendimento da economia política, do futuro do capitalismo e das possibilidades de transformação. “Há grande interesse entre nós por precisar as relações entre os processos de produção, a captura de renda da terra e o aprofundamento do processo de financeirização da economia. Embora o processo de mundialização financeira seja bastante conhecido no nosso instituto e de nossos colegas da Unicamp e de outras universidades brasileiras, a sua relação com a questão urbana, nos termos em que Harvey trabalha, nos parece, requer ainda aprofundamentos e desdobramentos, que exigem um esforço amplo e coletivo.”
A professora Rachel Meneguello, pró-reitora de Pós-Graduação, afirmou que David Harvey é uma das referências mais utilizadas em vários cursos de graduação e pós-graduação da Unicamp, como de ciências sociais, economia, geografia, sociologia, ciência política e outros. “A compreensão das cidades e dos sentidos da justiça social tornaram-se alguns de seus principais pontos de reflexão, e dizem diretamente respeito ao contexto presente das transformações sociais e políticas brasileiras. As recentes mobilizações urbanas de massa apontam que as mudanças estruturais da política, as novas formas de ação política, as novas tecnologias, as novas formas de preservação e as novas formas de associativismo têm reflexos poderosos para a cidade.”
Para o professor Fernando Sarti, diretor do Instituto de Economia, a presença de Harvey torna-se ainda mais especial no momento em que a universidade pública sofre ataques da mídia e de parte da sociedade que, segundo ele, não entende a importância desta instituição e do espaço público. “As reflexão do professor Harvey vêm num momento muito oportuno. A universidade pública, ainda que seja parte do problema, é muito mais a parte da solução. Sua missão é de estar sempre à frente da sua sociedade, e é isso que o professor David Harvey pretende nos ensinar com suas reflexões profundas sobre a valorização do espaço público.”
Em Cidades Rebeldes (Martins Fontes), sua obra mais conhecida mundialmente, o geógrafo britânico alerta que a ocupação do espaço público nunca foi tão discutida como neste início do século XXI e que nas cidades estão acontecendo os mais importantes movimentos de resistência e de rebeliões por mudanças na ordem política e social. Cidades como Nova York, São Paulo, Mumbai, Pequim, Bogotá e Johanesburgo fazem parte da sua análise. David Harvey também é autor, dentre outras obras, de Explanation in Geography, Social Justice and the City, The Limits to Capital e The Enigma of Capital.