Quatro docentes
são eleitos
para a Aciesp.
Posse será
em outubro

10/06/2015 - 15:53

/
Professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira

Professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira

Professor Marco Aurélio Pinheiro Lima

Professor Marco Aurélio Pinheiro Lima

Professor Paulo Arruda

Professor Paulo Arruda

Professor Rubens Maciel Filho

Professor Rubens Maciel Filho

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) elegeu seus novos membros titulares. Quatro professores da Unicamp integram a nova lista. Na área de física foi eleito o professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW); na área de biociências foram eleitos os professores Gonçalo Amarante Guimarães Pereira e Paulo Arruda, do Instituto de Biologia (IB); e na área de Ciências Aplicadas, o professor Rubens Maciel Filho, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ). A Aciesp foi fundada em 1974 e tem como objetivo consolidar a visão de São Paulo como o principal centro regional de excelência científica na América Latina. A cerimônia de posse ocorrerá no mês de outubro.

De acordo com o professor Marco Aurélio, o mandato é vitalício e seu papel é participar das reuniões e procurar contribuir efetivamente para o desenvolvimento da agenda da diretoria atual da Academia. O professor ficou muito feliz com a eleição. “Ser eleito é uma honraria. É importante dizer que a evolução de um pesquisador e de sua pesquisa científica é um processo dinâmico que depende da avaliação e reconhecimento de seus pares. A eleição na Aciesp é um processo semelhante de avaliação por um grupo bastante seleto de pares acadêmicos”, informou.

Para o professor Rubens Maciel Filho, “esse é um momento que reflete muitos anos de dedicação à pesquisa, à formação de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento de ciência e de tecnologia, que teve como base as atividades desenvolvidas na Unicamp. É, sem dúvida, um momento muito especial pra mim”.

Já o professor Paulo Arruda lembra que a Aciesp é uma importante congregação que reúne a elite da ciência no estado de São Paulo, dentre professores e pesquisadores. “Fazer parte da Academia é uma honra e um reconhecimento pela contribuição científica durante a carreira dos pesquisadores do estado. Fico muito honrado por essa eleição pelos pares”, concluiu. 

O professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira lembra que o Brasil vive um momento extraordinário e que o caminho para a transformação em uma nação desenvolvida passa pela conversão da ciência em tecnologia e a interação eficiente entre a academia e o setor produtivo. “Participar da academia é uma honra e uma excelente oportunidade para interagir com a sociedade, apoiando, de forma organizada, as iniciativas dos setores público e privado para o desenvolvimento do estado e do país”, disse. 

 

QUEM É QUEM
Marco Aurélio Pinheiro Lima - 
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado na área. Realizou seu doutoramento em Química no California Institute of Technology Caltech, em Pasadena, EUA (1981-1986). É professor titular da Unicamp desde 1998. Realiza pesquisas em física atômica e molecular, atuando na área de espalhamento de baixa energia de pósitrons e elétrons por moléculas. 

Gonçalo Amarante Guimarães Pereira - Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, é Mestre em Genética pela ESALq/USP (CNPq) e Doutor em Genética Molecular pela Universidade de Dusseldorf, com Pós-Doutoramento no Instituto de Química da USP (FAPESP). É professor titular da Unicamp desde 1997. Sua área de atuação compreende genômica e biotecnologia, bioinformática e expressão gênica, atuando em projetos de bioenergia, petroquímica verde, vassoura de bruxa, eucalipto, café e soja.

Paulo Arruda - É graduado em Biologia pela Unicamp, onde também conclui seu mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular. Ingressou como professor na Universidade Estadual de Campinas em 1976, no Departamento de Genética e Evolução, Instituto de Biologia. Seu principal tema de pesquisa é a regulação da expressão gênica.

Rubens Maciel Filho - Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia Química pela Unicamp e doutorado em Engenharia Química pelaThe University of Leeds, Inglaterra. É professor titular da Unicamp e tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Desenvolvimento de Processos Químicos e Bioquímicos, atuando principalmente em modelagem, otimização, simulação e controle de processos.