Quatro docentes
são eleitos
para a Aciesp.
Posse será
em outubro
10/06/2015 - 15:53
- Text:
- Images Editor:
A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) elegeu seus novos membros titulares. Quatro professores da Unicamp integram a nova lista. Na área de física foi eleito o professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW); na área de biociências foram eleitos os professores Gonçalo Amarante Guimarães Pereira e Paulo Arruda, do Instituto de Biologia (IB); e na área de Ciências Aplicadas, o professor Rubens Maciel Filho, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ). A Aciesp foi fundada em 1974 e tem como objetivo consolidar a visão de São Paulo como o principal centro regional de excelência científica na América Latina. A cerimônia de posse ocorrerá no mês de outubro.
De acordo com o professor Marco Aurélio, o mandato é vitalício e seu papel é participar das reuniões e procurar contribuir efetivamente para o desenvolvimento da agenda da diretoria atual da Academia. O professor ficou muito feliz com a eleição. “Ser eleito é uma honraria. É importante dizer que a evolução de um pesquisador e de sua pesquisa científica é um processo dinâmico que depende da avaliação e reconhecimento de seus pares. A eleição na Aciesp é um processo semelhante de avaliação por um grupo bastante seleto de pares acadêmicos”, informou.
Para o professor Rubens Maciel Filho, “esse é um momento que reflete muitos anos de dedicação à pesquisa, à formação de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento de ciência e de tecnologia, que teve como base as atividades desenvolvidas na Unicamp. É, sem dúvida, um momento muito especial pra mim”.
Já o professor Paulo Arruda lembra que a Aciesp é uma importante congregação que reúne a elite da ciência no estado de São Paulo, dentre professores e pesquisadores. “Fazer parte da Academia é uma honra e um reconhecimento pela contribuição científica durante a carreira dos pesquisadores do estado. Fico muito honrado por essa eleição pelos pares”, concluiu.
O professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira lembra que o Brasil vive um momento extraordinário e que o caminho para a transformação em uma nação desenvolvida passa pela conversão da ciência em tecnologia e a interação eficiente entre a academia e o setor produtivo. “Participar da academia é uma honra e uma excelente oportunidade para interagir com a sociedade, apoiando, de forma organizada, as iniciativas dos setores público e privado para o desenvolvimento do estado e do país”, disse.
QUEM É QUEM
Marco Aurélio Pinheiro Lima - Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado na área. Realizou seu doutoramento em Química no California Institute of Technology Caltech, em Pasadena, EUA (1981-1986). É professor titular da Unicamp desde 1998. Realiza pesquisas em física atômica e molecular, atuando na área de espalhamento de baixa energia de pósitrons e elétrons por moléculas.
Gonçalo Amarante Guimarães Pereira - Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, é Mestre em Genética pela ESALq/USP (CNPq) e Doutor em Genética Molecular pela Universidade de Dusseldorf, com Pós-Doutoramento no Instituto de Química da USP (FAPESP). É professor titular da Unicamp desde 1997. Sua área de atuação compreende genômica e biotecnologia, bioinformática e expressão gênica, atuando em projetos de bioenergia, petroquímica verde, vassoura de bruxa, eucalipto, café e soja.
Paulo Arruda - É graduado em Biologia pela Unicamp, onde também conclui seu mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular. Ingressou como professor na Universidade Estadual de Campinas em 1976, no Departamento de Genética e Evolução, Instituto de Biologia. Seu principal tema de pesquisa é a regulação da expressão gênica.
Rubens Maciel Filho - Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia Química pela Unicamp e doutorado em Engenharia Química pelaThe University of Leeds, Inglaterra. É professor titular da Unicamp e tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Desenvolvimento de Processos Químicos e Bioquímicos, atuando principalmente em modelagem, otimização, simulação e controle de processos.