Curso qualificará gestores
da Prefeitura Universitária
16/06/2015 - 10:22
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) iniciou nesta terça-feira (16) o Curso de Gestão de Negócios para gestores da Prefeitura Universitária. O programa, que se estenderá até 16 de dezembro, é voltado a profissionais que gerenciam as áreas de Meio Ambiente, Transportes, Vigilância, Alimentação, Manutenção e Sistemas da Prefeitura. Ao todo, são 30 participantes, sendo quatro de fora da Universidade - dois da USP e dois da Unesp.
De acordo com o prefeito da Cidade Universitária, professor Armando José Geraldo, o curso terá duração de 150 horas e será ministrado às terças-feiras e quintas-feiras, das 13h45 às 17h. O objetivo da iniciativa, afirma, é proporcionar aos gestores da Prefeitura a oportunidade de uma qualificação continuada. O diretor executivo da AFPU, Mauricio Calixto de Andrade, explica que o programa tem quatro objetivos principais.
O primeiro deles é desenvolver a atitude proativa dos profissionais em relação à gestão de negócios da Prefeitura Universitária. “Nós também queremos disseminar as boas práticas de gestão e serviços para toda a instituição, desenvolver a habilidade desses profissionais na gestão de contratos e ampliar as competências pessoais deles em comunicação, relacionamento interpessoal e negociação”, relaciona.
O prefeito destaca que a Prefeitura Universitária é um órgão grande e complexo, cujas atividades afetam as rotinas tanto da comunidade interna quanto dos visitantes do campus. “Isso nos obriga a estarmos sempre preparados para buscar a melhor solução para os problemas. Esse desafio só pode ser cumprido com servidores bem qualificados”, pondera o professor Armando José Geraldo.
Atender à demanda da Prefeitura Universitária, conforme o diretor executivo da AFPU, não foi uma tarefa trivial. Por ser um órgão com atividades muito abrangentes, a Agência teve que criar um programa específico para as necessidades da solicitante. “Felizmente, conseguimos formatar um curso muito consistente e com elevada qualidade, que tem como princípio a busca pela inovação das técnicas e métodos para a gestão pública. Vamos contar com professores experimentados tanto da Unicamp quanto de outras instituições, que têm larga experiência em suas áreas de atuação”, pontua Mauricio Calixto.
A abertura para que dois profissionais da USP e dois da Unesp participem do programa, acrescenta o diretor executivo da AFPU, faz parte das ações de estreitamento das relações entre as universidades públicas paulistas, com o propósito de promover treinamentos comuns a custos menores para as instituições. Ainda segundo Mauricio Calixto, o curso será divido em módulos, que contarão com aulas, mesas-redondas e outras atividades.
Para obter o certificado de conclusão emitido pela AFPU, o participante terá que ter no mínimo 75% de frequência nas aulas e obter no mínimo nota 7 nos trabalhos solicitados pelos professores. “Vamos cumprir essas exigências à risca, como forma de assegurar o melhor aproveitamento por parte dos nossos servidores”, avisa Mauricio Calixto.