Equipe da Unicamp recebe menção
honrosa no Prêmio Mercosul de C&T

18/06/2015 - 10:55

Os docentes da Unicamp Marcelo Knobel, Marcelo Firer e Ernesto Kemp, e Sandra Murriello, que foi pós-doc da Unicamp e que atualmente é professora da Universidad Nacional de Rio Negro, em Bariloche, receberam na tarde desta última quarta-feira (17) menção honrosa do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia pelo projeto NanoAventura, na categoria Integração. A cerimônia de entrega ocorreu no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) em Brasília (DF) e contou com 109 trabalhos científicos inscritos. A premiação reconhece a pesquisa científica, tecnológica e a inovação nos países membros do bloco e a integração regional. Os prêmios foram distribuídos aos quatro primeiro lugares e às menções honrosas. Participaram da solenidade professores, autoridades e apoiadores. Nesta edição, o tema foi “Popularização da ciência”. 

Segundo Marcelo Knobel, professor do Instituto de Física "Gleb Wataghin", as premiações são sempre importantes pois coroam o reconhecimento de um trabalho realizado com esforço e dedicação. "Nós aqui representamos um grande grupo de pessoas que atuaram ativamente para desenvolver e operar a NanoAventura, o primeiro grande projeto do Museu de CIências da Unicamp", disse.

O prêmio totalizou a destinação de R$ 64 mil, distribuído entre os ganhadores, além de troféus e placas. Foi dividido em quatro categorias: Iniciação Científica, direcionada a estudantes do ensino médio, Estudante Universitário, para alunos de graduação, Jovem Pesquisador, voltada para pesquisadores graduados até 35 anos, e Integração, para equipes compostas por pesquisadores de mais de um país do bloco.

A premiação foi instituída pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e organizada pelo MCTI, CNPq e Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o apoio Confederação Nacional da Indústria (CNI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Sobre o prêmio
Inicialmente chamada de Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores, a premiação foi criada pela RECyT em 1998. A iniciativa tem por objetivo premiar os trabalhos que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.