Dário Saadi lança desafios à
Unicamp para convênios de parceria
25/06/2015 - 13:56
- Text:
- Images:
Esporte para atletas de alto rendimento ou para a comunidade. Como reativar um Centro Esportivo de Alto Rendimento, como o Cear de Campinas, num momento em que a Secretaria Municipal precisa destinar recursos para garantir atividades físicas e práticas esportivas para toda a sociedade, principalmente para escolares? “Para reativação do Centro, a Prefeitura precisaria dispor de recursos na ordem de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões. Não dá para tirar recursos de atividades esportivas na escola e lazer, por exemplo, para destinar ao esporte de alto rendimento. Precisamos tentar fazer as duas coisas. Para isso buscamos parcerias com instituições como a Unicamp.” Com estas palavras, em reunião realizada nesta quarta-feira (24), no Gabinete da Reitoria, o secretário de Esportes de Campinas, Dário Saadi, autorizou e, ao mesmo tempo, desafiou o chefe de Gabinete da Unicamp, Paulo César Montagner, e o diretor da Faculdade de Educação Física (FEF), Miguel de Arruda, a pensarem em um modelo de gestão em parceria para o Cear.
Durante a visita, o secretário também garantiu apoio da Secretaria Municipal de Esportes à VI Volta da Unicamp, em 18 de outubro, e à Copa GGBS de Futebol Society, a ser aberta em 22 de agosto, dentro do Convênio Guarda-Chuva, assinado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizete, e o reitor José Tadeu Jorge em 24 de junho de 2014. Ao ouvir o diretor do GGBS, Edison Lins, sobre as atividades voltadas aos servidores da Unicamp e à comunidade acadêmica, Saadi manifestou o interesse da Secretaria Municipal de Esportes em desenvolver outras parcerias com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e também com a FEF dentro ou fora do “Guarda-Chuva”.
Arruda enfatizou a estrutura que a FEF e a Unicamp de modo geral dispõem de espaço para receber competições oficiais e que podem vir a ser realizados a partir de parcerias com a administração municipal. Segundo Montagner, após a reforma, o Ginásio Multidisciplinar da Unicamp será destinado a muitas atividades esportivas, desde internas até eventos esportivos de grande alcance. “Queremos que nossa arena (GMU) sedie atividades extensivas à comunidade”, complementa Montagner.
De contrapartida, Saadi afirmou que alguns espaços em revitalização da cidade também podem ser explorados para provas da Universidade e eventos que envolvam a cidade. Um dos exemplos ressaltados é o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, localizado na Rodovia Heitor Penteado, em Campinas.