Unicamp perde a professora Patrizia Piozzi

29/06/2015 - 09:03

Patrizia em 2006, no lançamento do livro Os arquitetos da ordem anárquica - de Rousseau a Proudhon e Bakunin

Faleceu, domingo (28), Patrizia Piozzi, professora aposentada do Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE), da Faculdade de Educação (FE), da Unicamp. O velório ocorre no Cemitério do Araçá, que fica na Rua Dr. Arnaldo, Bairro Cerqueira César, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira, das 9 às 13 horas. Patrícia possuía graduação em Filosofia (1973), mestrado e doutorado em Filosofia - todos pela Universidade de São Paulo (USP). Era professora assistente doutor (MS3). Pesquisou o pensamento libertário e suas bases epistemológicas. Uma das suas mais importantes publicações é  o livro Os arquitetos da ordem anárquica - de Rousseau a Proudhon e Bakunin (sinopse abaixo), pela Editora da Unesp. Era ainda colaboradora do Centro de Estudos de Educação e Sociedade (Cedes) e de sua revista. 

Sinopse do livro
“A preocupação central da autora é compreender o significado atribuído à anarquia por aquelas correntes libertárias que vincularam a revolta industrial e de massa contra a sociedade autoritária e classista a um projeto coletivo e global de transformação. Mais especificamente, ela busca elementos teóricos para pensar a relação entre reforma econômico-social e fim das leis e dos governos, tal como esta é concebida nas doutrinas dos primeiros pensadores ácratas do século XIX, responsáveis por vincular o ideal anarquista ao socialismo moderno. Nesse sentido, procura verificar: 1) de que forma, no plano teórico, o modelo anárquico articula as exigências da liberdade pessoal e política com as da igualdade econômica, fundando a convivência cooperativa dos homens exclusivamente sobre sua razão e querer; 2) como, na passagem da "teoria à prática", os propositores da acrácia identificam a gênese deste modelo nos movimentos anticapitalistas da modernidade.” 

 

 

 

 

Comentários

"E o rio corria, transportando o dia,
menina Ondina,
para o escondido mar.
Levava esquecidas também nossas vidas,
com os peixes, os seixos e as coisas divinas
que morrem sem se acabar..."

[Cecilia Meireles, "Saudade", in: Mar Absoluto e outros poemas]

Poesia dedicada à Profa. Patrizia Piozzi pelo Prof. Alexandro Henrique Paixão, chefe do Departamento de Ciências Sociais na Educação da FE-Unicamp (Decise)

Para seus colegas e amigos ela nos deixa muitos ensinamentos, mas sua integridade intelectual, política e moral será sempre uma grande referência para todos nós que tivemos o privilégio de com ela conviver.

Decise FE-Unicamp

Email: 
decisefe@unicamp.br