
O Colégio Técnico de Limeira (Cotil), da Unicamp, conquistou o status de Instituição Credenciada, pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), para credenciar cursos técnicos de nível médio. O reconhecimento foi formalizado com a assinatura de um termo de cooperação com o CEE, no início do mês. Com isso, o Cotil também fica livre da obrigação de fazer o recredenciamento periódico de seus cursos.
“A cada cinco anos, as escolas técnicas do Estado têm de recredenciar seus cursos”, explicou a assessora especial da Direção Geral e ex-diretora acadêmica do Cotil, Maria de Lourdes Zaros Giraldello. “Esse credenciamento deve ser buscado em escolas autorizadas”, e envolve uma verificação do andamento e da documentação dos cursos. Maria de Lourdes destaca que, no último recredenciamento, em 2012, os cursos do Cotil foram aprovados “sem problemas”.
“Além disso, qualquer escola técnica que queira criar novos cursos tem que pedir credenciamento. E agora o Cotil pode fornecer isso”, acrescentou ela. “Foi um reconhecimento muito agradável."