Representantes da AUGM acertam
detalhes do 2º Congresso de Extensão
08/07/2015 - 11:51
- Text:
- Images:
- Images Editor:

O titular da pasta da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp, professor João Frederico Meyer, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (8) com representantes de universidades brasileiras que compõem a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) para discutir uma agenda em comum: o 2º Congresso de Extensão AUGM, que ocorre nos dias 9 a 13 de outubro. Essa reunião se prestou a estudar os últimos preparativos para o evento e dar visibilidade aos possíveis laços de cooperação daqui em diante. A expectativa é chegar a 1.000 congressistas. Leia mais sobre o evento.
Participaram dos trabalhos representantes das Pró-Reitorias de Extensão da Universidade de São Paulo (USP), da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Federal do ABC (UFABC), além da representantes da Unicamp. Exceto a UFABC, todos os participantes integram a AUGM.
A intenção, comenta João Frederico, é começar a agregar ao grupo de Montevidéu novas universidades brasileiras de excelência. “Por isso estamos pedindo a presença de representantes das universidades federais. Notamos que existe uma cooperação que ainda está por acontecer em várias esferas, com presença maciça destas instituições nos nossos trabalhos”, observou. “Queremos ver o que podemos fazer com foco na AUGM, mas não só isso. Essas universidades têm investido fortemente numa parceria próxima, em termos de intercâmbios culturais, profissionais, sistemas, etc. Achamos a experiência da proximidade muito rica e incentivamos novas cooperações. Há muitas áreas em que outras universidades têm uma maior competência que a Unicamp e vice-versa", ressalta o pró-reitor da Unicamp. “Outra contribuição que esperamos dessas universidades no encontro de outubro é a sua presença cultural, para trazer esse aspecto como parte do trabalho extensionista.”