Programa Diálogo sem
Fronteira focaliza Ecocine
15/07/2015 - 09:35
- Text:Divulgação RTV
No programa Diálogo sem Fronteira, o historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), entrevista Ariane Porto, professora do Instituto de Artes, ambos da Unicamp. Ariane é diretora do Ecocine - Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos.
Eles conversam sobre o Ecocine, primeiro festival de cinema ambiental criado no Brasil em 1992, pioneiro em tratar questões ambientais através do audiovisual. Em 2005 o festival passa a incluir a temática dos direitos humanos. Falam também do trabalho audiovisual sob o ponto de vista dos indígenas. Citam o trabalho da Ong Centro Cultural São Sebastião tem Alma, em parceria com a USP, com a criação em 1997 da Universidade Aberta do Mar. A próxima edição do festival, que ocorrerá no mês de outubro nas cidades de Paraty (RJ), Campinas e São Paulo, também integra a pauta.
O programa apresenta entrevistas com pesquisadores sobre temas de humanidades, numa linguagem acessível para o grande público, e é exibido pelo Canal Universitário de Campinas (10 da Net) e pelo site.