RTV-Doc mostra a realidade de
pessoas que trabalham com a morte
21/07/2015 - 10:29
- Text:Divulgação RTV
O medo de morrer faz parte do dia-a-dia dos ocidentais há milhares de anos. Devido ao mistério que envolve os espíritos após a morte, a sociedade atual criou um tabu com aqueles que têm nas suas profissões o contato direto com cadáveres. Essa é a temática dessa edição do RTV-Doc que mostra o documentário Operários da Morte, vídeo produzido por alunos da PUC-Campinas sob a orientação da jornalista da Comvest-Unicamp, Juliana Sangion.
Nesse trabalho, um fotógrafo criminal, um anatomista, um auxiliar de necropsia, uma necromaquiadora, uma perita criminal, e um coveiro abrem mais do que seus escritórios e casas, abrem seus corações para exporem as dificuldades físicas e emocionais encontradas, e, principalmente, o preconceito que envolve essas profissões.
A proposta do RTV-Doc é exibir documentários e curtas-metragens produzidos por professores, alunos, funcionários e pesquisadores que integram a comunidade universitária da Unicamp, possibilitando, assim, dar maior visibilidade a trabalhos de qualidade que, não raro, têm veiculação restrita. A ideia é mostrar produções oriundas das diferentes áreas do conhecimento além dos muros da universidade, proporcionando o acesso a um público mais amplo.
Os interessados podem submeter seus trabalhos acompanhados de uma proposta contendo: a) título do documentário; b) resumo da obra; c) nome do autor, vínculo profissional/institucional, e-mail e telefone de contato. Os documentários, independentemente da data de produção, desde que tenham um caráter atemporal, serão avaliados por uma comissão interna que levará em consideração, além do tema, aspectos técnicos da produção, incluindo qualidade de som, de imagem, roteiro e edição.
Os programas selecionados integrarão a grade da RTV-Unicamp no Canal Universitário de Campinas (Canal 10 da NET). Além de integrar a grade de programação, os trabalhos estarão disponíveis no site da RTV e na Cameraweb-Unicamp.