23ª Sipat vai além do
debate da segurança
27/07/2015 - 14:21
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Foi aberta na manhã desta segunda-feira (27) a 23ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Unicamp, que reúne as comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas) dos campi Campinas, Limeira, Piracicaba e também da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). Este ano, o evento tem como tema “Segurança no trabalho, saúde e sustentabilidade: ações integradas na universidade”. A mesa de abertura da Sipat contou com a presença de diversas autoridades, que destacaram a importância do trabalho das Cipas para a garantia da saúde integral (física e mental) da comunidade universitária.
Representando o reitor José Tadeu Jorge na cerimônia, a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, professora Gláucia Pastore, saudou os participantes da Sipat e agradeceu o trabalho que as Cipas vêm realizando. Ela citou como exemplo o trabalho que a Cipa Central fez junto aos profissionais que atuam no segmento da pesquisa, como forma de ampliar a segurança nos laboratórios. “Ações semelhantes têm sido feitas em outras áreas da Universidade. Isso é zelar pela segurança física, mental e social da comunidade universitária”, afirmou.
A presidente da Cipa Central da Unicamp, Rosângela Maria Galante Martinhago, assinalou que as comissões estão trabalhando para ampliar a visão de segurança na Universidade, envolvendo professores, alunos e funcionários. Entre os desafios a serem superados, segundo ela, está a elaboração de um mapa de risco digital e a conquista de um espaço físico que permita que a Cipa Central atenda melhor as demandas apresentadas pela comunidade. Rosângela também ressaltou a importância da integração entre as Cipas, de modo a qualificar as ações de segurança no ambiente de trabalho.
Após a solenidade de abertura da 23ª Sipat, foi realizada uma oficina por profissionais do Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas. Durante a atividade, o público foi estimulado a participar de grupos que discutiriam questões relacionadas às condições de trabalho e saúde na Unicamp. Em seguida, cada equipe construiria uma imagem que representasse os pontos debatidos.
A 23ª Sipat prosseguirá até a próxima quinta-feira (30), com diversas atividades. Serão realizadas, por exemplo, palestras sobre o controle de riscos em laboratórios e análise de prevenção de acidentes de trabalho. Também haverá a exibição do documentário “O lucro acima da vida – O caso Shell e Basf” e a apresentação do coral Zíper na Boca. A programação completa do evento pode ser conferida neste link.