Instituto de Economia lança
associação de alunos e ex-alunos

10/08/2015 - 15:27

Gabriel Cyrilo

O Instituto de Economia (IE) da Unicamp lançará na próxima quinta-feira (13) a Associação dos Alunos e Ex-alunos do Instituto de Economia da Unicamp (Ex-AECO). O evento ocorrerá a partir das 19h, no auditório Zeferino Vaz daquela unidade, durante as solenidades de encerramento da Semana da Economia. A Ex-AECO funcionará como um canal de aproximação entre atuais e ex-estudantes do IE.

De acordo com Gabriel Godoy Cyrilo, um dos idealizadores da Ex-AECO e organizador do evento de lançamento da entidade, a constituição de uma associação que pudesse promover a integração entre atuais e ex-alunos do IE era uma antiga aspiração da comunidade acadêmica do Instituto. O pedido para que um projeto nesse sentido fosse executado foi feito pelo diretor da unidade, professor Fernando Sarti, à Economica, empresa júnior do IE.

Entre a solicitação e a conclusão do projeto, conforme Gabriel Cyrilo, que também é membro da Economica, decorreu um ano. “Tivemos diversas reuniões com a direção do IE para definir a formatação da associação. Elaboramos o estatuto social e o organograma da Ex-AECO, procurando contemplar todos os segmentos que compõem o Instituto. Agora, com o lançamento oficial da entidade, vamos legitimá-la junto à comunidade acadêmica”, afirma.

O site da associação (www.associacaoexaeco.com.br) está previsto para entrar no ar na próxima semana. Através dele, alunos e ex-alunos do IE poderão se cadastrar. A partir desse registro, eles já terão acesso às informações sobre os eventos que serão promovidos pela Ex-AECO. “Pretendemos organizar conferências e debates e convidar ex-alunos para virem palestrar na Unicamp. Além disso, também vamos organizar eventos, com o objetivo de estreitar a relação e estimular a troca de ideias, formais e informais, entre os associados”, adianta.

No primeiro ano de funcionamento da Ex-AECO, observa Gabriel Cyrilo, não haverá cobrança de taxa. Depois desse período, a ideia é cobrar uma contribuição semestral dos associados. Os recursos serão empregados na manutenção da entidade e também na organização dos eventos. A expectativa da associação é contar com a participação de 2 mil a 3 mil pessoas nos primeiros meses de funcionamento.

Além do professor Fernando Sarti e de Gabriel Cyrilo, também participaram da criação da Ex-AECO a secretária de Graduação do IE, Regina Santin; e os integrantes da empresa júnior Economica: Leonardo Vance (gerente do projeto), Gabriele Caposse e Fernando Hideaki (assessores do projeto).