Unicamp apresenta resultados de
parceria com Universidade de Delft
14/08/2015 - 17:20
- Text:Da Redação
- Images:Divulgação
- Images Editor:

A Unicamp apresentou nesta quinta-feira (13), durante mesa-redonda realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os resultados alcançados até o momento pelo convênio firmado entre a instituição e a Universidade de Delft (Holanda). O evento contou com a participação da ministra holandesa da Educação, Cultura e Ciências, Jet Bussemaker, e de representantes dos setores acadêmico e industrial dos dois países. O tema central das discussões foi o desenvolvimento de capital humano na área de bioeconomia.
De acordo com o professor Gustavo Paim Valença, assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI), que participou da mesa-redonda, a Unicamp mantém convênio desde dezembro de 2012 com a Universidade de Delft. A colaboração está baseada em três eixos: educação, pesquisa e inovação. “O que nós fizemos foi apresentar à ministra da Educação da Holanda e aos demais presentes os resultados obtidos até aqui por essa parceria”, informa.
No que se refere ao eixo da educação, já foram oferecidas quatro disciplinas no âmbito da pós-graduação, sendo uma deles por três vezes. No que toca à pesquisa, vários projetos obtiveram aprovação por parte do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e Fundação BE-Basic. “Quanto à inovação, temos sido procurados por empresas holandesas para desenvolver pesquisas aplicadas na área de biocombustível, principalmente para a aviação”, relaciona o professor Valença.
Durante a mesa-redonda, foi acordado sobre a expansão do programa de duplo diploma para alunos brasileiros e holandeses de doutorado. A meta é atingir o número de 100 estudantes até 2025. Também foi ressaltada a importância do desenvolvimento conjunto para a produção sustentável de bioenergia, biocombustíveis, bioquímicos e biomateriais para diminuir consideravelmente as emissões de gases de efeito estufa e melhorar o desenvolvimento socioeconômico das duas nações.