Turma da Universidade de York chega
para um curso com alunos da Unicamp
17/08/2015 - 15:15
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
Um grupo de 18 estudantes da Universidade de York (Reino Unido) chegou ao campus na manhã desta segunda-feira (17) para participar de um curso com duas semanas de duração sobre a sustentabilidade e aspectos culturais do Brasil, juntamente com 20 graduandos e pós-graduandos da Unicamp. Este workshop multidisciplinar, que vai de 17 a 28 de agosto, é o primeiro envolvendo as duas instituições visando promover a internacionalização e a integração entre os seus alunos. A iniciativa é da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) em parceria com o Instituto de Biologia (IB).
Gustavo Paim Valença, assessor da Vreri e professor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), concedeu a aula inaugural, sobre bioenergia. “Esses cursos de curta duração são interessantes para que os alunos estrangeiros possam conhecer melhor a realidade brasileira e para que os nossos alunos entendam como os visitantes pensam e veem esta realidade. A Vreri é uma facilitadora desses intercâmbios, já que este curso na verdade é organizado pelo IB, assim como já organizei um anterior pela FEQ. E o objetivo é aumentar o número de cursos.”
Segundo o professor Fábio Trindade Costa, coordenador de Ações Internacionais do IB, a temática central é a sustentabilidade, com os alunos tendo aulas envolvendo três áreas: história e cultura brasileira, Brasil e economia global e ciência e administração sustentável de recursos. “O tema é especialmente interessante para os alunos de York, já que o Brasil é foco em sustentabilidade. Mas o que está por trás do curso é a possibilidade de os alunos da Unicamp terem aulas em inglês com colegas vindos de fora, a fim de que se complementem em sala de aula.”
Recepcionados na sessão de abertura pelo professor Alvaro Penteado Crósta, coordenador geral da Unicamp, os alunos da Universidade de York realizaram depois um passeio por Campinas, juntamente com os colegas brasileiros. A programação para amanhã traz duas aulas: “Petróleo do pré-sal: desafios e oportunidades”, com o professor Alessandro Batezelli, do Instituto de Geociências (IG); e “Economia brasileira”, com o professor Bruno de Conti, do Instituto de Economia (IE). À tarde todos visitarão a Usina Ester, em Cosmópolis.