Alunos de mandarim realizam
treinamento em caligrafia chinesa
19/08/2015 - 10:40
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Sete alunos do curso de Mandarim da Unicamp receberam um treinamento na última segunda-feira (17) em caligrafia chinesa, ministrado pela professora Li Wang. O treinamento, que aconteceu na Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL), deverá auxiliar esses alunos na participação do Concurso de Caligrafia Chinesa 2015, promovido pelo Centro Regional dos Institutos Confúcio para América Latina (Crical) e apoiado pelo Departamento de Espanhol da Rádio Internacional de China (CRI). As inscrições encerram no dia 31 deste mês, data-limite também para a entrega dos trabalhos em caligrafia chinesa.
O objetivo do concurso é despertar o interesse dos estudantes latino-americanos e caribenhos na tradição da escrita dos ideogramas chineses e na arte da caligrafia com pincel. Saiba mais.
Segundo Yu Pin Fang (Peggy), funcionária do Instituto Confúcio da Unicamp, o concurso irá avaliar a técnica de caligrafia e é destinado apenas a jovens de outras nacionalidades que não a chinesa. “Eles poderão extrair trechos principalmente de poesias e provérbios. Os trabalhos serão escaneados e enviados para a organização do evento. Também faz parte do concurso o envio de um vídeo no qual os alunos irão falar o que acham sobre a caligrafia chinesa”, informa.
Peggy conta que o concurso possui duas categorias: obras com pincel chinês ou com caneta tinteiro, em papel convencional. No caso de optar pelo pincel chinês, o aluno terá que escrever no mínimo dez ideogramas (símbolo gráfico usado para representar palavras). Se optar por caneta tinteiro, o aluno terá que escrever no mínimo 20 ideogramas.
Além de prêmios para os melhores classificados da América Latina, haverá premiação para as instituições que melhor conseguirem se organizar. A próxima etapa será a votação on-line no site da CRI após a entrega dos trabalhos. Todas as obras serão disponibilizadas no site e receberão votação dos internautas. Serão premiadas as três mais votadas.