Sinfônica da Unicamp executa peça de
pianista e compositor Murillo Santos

10/09/2015 - 15:57

A Orquestra Sinfônica de Campinas (OSU) apresentou no início da tarde desta quinta-feira, (10), na Casa do Lago, o concerto “Panorama da Música Brasileira IV - Murillo Santos” com repertório que incluiu uma peça do pianista e compositor carioca, de 84 anos. “Encontrei por acaso uma peça dele, Abertura e Dança para Cordas, e a princípio achei o nome interessante. Depois vi que a peça é linda, muito bem escrita e acessível”, contou a regente Cinthia Alireti. Ela entrou em contato com o compositor que aprovou a ideia da execução pela orquestra da Universidade. “Espero que a gente possa fazer mais uma vez. Murillo Santos é um grande pianista e uma pessoa incrível”, exaltou a regente.

A apresentação no horário das 12h30 não é comum para a OSU, que tem seu público acostumado a frequentar os concertos no período da noite. O concerto foi marcado para este horário em função da agenda do espaço cultural. A série “Panorama da Música Brasileira” é realizada pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Unicamp. O compositor Murillo Santos foi recentemente homenageado pela Academia Brasileira de Música com a Medalha Villa-Lobos, na categoria compositor, pelo conjunto de sua obra. Além da peça Abertura e Dança para Cordas, a sinfônica tocou de Antonio Vivaldi Concerto Grosso RV 151 “Alla Rustica” , com Cinthia como cravista, e do compositor tcheco L. Janáček, Suíte para Cordas.

A próxima apresentação da orquestra será na ópera Don Giovanni, de Mozart, que será no Teatro Municipal de Paulínia, dias 30 de setembro e 1 de outubro nas comemorações do cinquentenário da Unicamp. A peça reúnirá o Ópera Studio Unicamp e o Coro Contemporâneo de Campinas, sob a regência do maestro Abel Rocha, a direção cênica do docente do Instituto de Artes, Matteo Bonfitto, e direção geral do professor do departamento de Música, Angelo Fernandes.