SERVIÇO SOCIAL - Eventos e Projetos


Serviço Social do GGBS apresenta 'Familiarizando' em evento nacional

O projeto Familiarizando, que presta apoio e auxílio a famílias com casos de dependência química, foi selecionado para participar do 23° Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (Abead), que acontece de 23 a 26 de setembro deste ano, em Campos do Jordão, São Paulo.

O projeto auxilia os funcionários e familiares atendidos pelo Programa de Atenção à Dependência Química (PADQ). De acordo com Petra Ferreira, coordenadora do PADQ, o Serviço Social do GGBS atende tanto funcionários que façam uso de substâncias psicoativas quanto servidores que têm dependentes químicos em suas famílias.

Os que buscam a ajuda oferecida pelo projeto recebem tanto aconselhamento individual quanto contam com o compartilhamento de suas experiências em grupo, além de intervenções ambulatoriais e internação quando necessário e aceito pelo dependente.

Desde 2012, quando foi criado, o trabalho surge como uma resposta à necessidade de não apenas tratar do dependente, como era feito até então. "Entendemos que é importante tratar também da família, que às vezes está desestruturada", comenta Petra Ferreira.

Até o ano passado, aconteceram 147 encontros, nos quais 28 famílias foram atendidas. Erika Aparecida Bueno, psicóloga no Familiarizando, explica que as reuniões "procuram trazer mais do que informação, fazendo com que haja uma reflexão sobre o assunto".

A programação do congresso reúne apresentações e palestras com o assunto "Álcool e suas interfaces: muitos temas, pouco debate", o evento propõe a atualização profissional sobre o problema.

 

Confira mais informações do Serviço Social GGBS


Notícias Anteriores

 

mais

mais

mais

mais