Unicamp realiza 2º seminário sobre
o perfil do aluno que quer formar

18/09/2015 - 12:03

Professor Sérgio Leite, coordenador do (EA)2

Começa às 9 horas desta terça-feira (22) o 2º Seminário Construindo Indicadores de Qualidade para a Graduação, organizado pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)2, órgão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp. O evento, que ocupará por dois dias o Centro de Convenções, visa discutir formas objetivas de construir um ensino de graduação na Universidade alinhado com o conjunto de indicadores de qualidade propostos pela comunidade acadêmica. São três focos de trabalho: a reflexão crítica sobre as interfaces entre projeto pedagógico/proposta curricular e avaliação; as mediações necessárias para viabilizar processualmente o conjunto de indicadores de qualidade; e subsidiar teoricamente a proposição de instrumentos de avaliação. 

O professor Sérgio Antonio da Silva Leite, coordenador do (EA)2, afirma que esta discussão começou no passado e procura responder quais são as marcas de formação que o aluno da Unicamp deve levar para sua vida. “No fundo, neste processo de discussão de critérios de qualidade, buscamos o perfil com que o aluno deve sair da Universidade, com a participação de todos os cursos de graduação, obviamente respeitando as especificidades de cada um – por exemplo, quanto ao médico que a FCM deseja formar. Mas, acima disso, já identificamos critérios como da formação crítica, com visão de mundo e domínio de pelo menos mais uma língua.” 

Segundo Sérgio Leite, esta segunda edição dá continuidade ao processo, mas com um olhar mais à frente, discutindo os projetos pedagógicos de cada curso e como eles podem ser reorganizados pensando no perfil ideal de aluno. “Com isso retomamos uma proposta importante, a de que todos os cursos devem ter o seu projeto pedagógico atualizado, quando sabemos que estamos longe disso: há muitas situações em que este projeto não está claro ou se reduz a um currículo no papel. A questão dos indicadores implica no avanço da qualidade em toda a Universidade.” 

Dentro desse propósito, o coordenador do (EA)2 destaca a conferência de abertura do seminário, intitulada “Projeto político-pedagógico e qualidade do ensino universitário: responsabilidade individual, coletiva e institucional”, que será proferida pela professora Terezinha Rios (PUC de São Paulo), que trabalha com o tema. “No encerramento teremos uma plenária sobre os resultados dos dois dias de discussão e que o (EA)2 vai encaminhar para a Universidade. A questão da graduação não pode depender apenas da boa vontade das pessoas, é preciso uma política institucional, construída pelo coletivo, mas que se firme como balizamento para o trabalho em todos os cursos. Não podemos ter projetos bem executados em alguns cursos e projetos burocráticos em outros.” 

A programação do primeiro dia inclui outra palestra, “Indicadores de qualidade no e do ensino de graduação da Unicamp: tendências e desdobramentos”, com a professora Maria Teresa Moreira Rodrigues, coordenadora de Ensino do (EA)2. Em seguida, os participantes serão divididos em grupos que apresentarão seus trabalhos na manhã de quarta-feira, no painel “Compartilhando visões, tecendo o futuro”, sobre os temas: “A gestão da sala de aula na perspectiva da qualidade socialmente pertinente: professores em ação”, “A gestão do currículo na perspectiva da qualidade socialmente pertinente: coletivos em ação”, “A avaliação da qualidade de um curso de graduação na perspectiva da qualidade socialmente pertinente: a coordenação em ação” e “Condições objetivas para garantir a qualidade de um curso de graduação na perspectiva da qualidade socialmente pertinente: responsabilidades institucionais em ação”. 

Ainda na manhã do segundo dia, a palestra “Indicadores de qualidade do ensino de graduação e implicações avaliativas”, com a professora Mara Regina Lemes De Sordi, coordenadora de Avaliação do (EA)2. E às 14 horas, a plenária de encerramento: “Processos deliberativos rumo à qualidade do ensino de graduação na Unicamp”, sob a coordenação do professor Sérgio Leite.