Pais do sistema educativo participam
de oficina de massagem para os bebês

24/09/2015 - 15:38

 

No quarto onde Júlia está acostumada a tirar uma soneca, uma atividade diferente naquela tarde. Sua mamãe Gislaine Melo de Lima, funcionária da Biblioteca Central César Lattes (BCCL), besuntou suas mãos de óleo de semente de uva e lhe fez uma bela de uma massagem. Júlia ficou mais relaxada, pronta para mamar e se estender pelo soninho da tarde. A massagem que Gislaine aplicou em Júlia é famosa. Foi descoberta pelo mundo quando o médico francês Frédérick Leboyer, em viagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher numa calçada pública massageando seu bebê, da mesma forma que seus ancestrais. O nome dela era Shantala e dessa forma a massagem ficou conhecida no mundo ocidental.

Gislaine participou de uma oficina de shantala oferecida às mães, pais ou responsáveis legais pelas crianças entre 5 e 18 meses, do sistema educativo da Unicamp. As oficinas são resultado de um projeto do setor de enfermagem da Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic) da Unicamp, e tiveram duração de pouco mais de um mês, terminando nesta sexta-feira, 25. “Nossa ideia foi oferecer aos pais a oportunidade de conhecer a técnica da massagem durante a visita aos filhos, para que, em casa possam utilizá-la em seu cotidiano, estreitando o vínculo com a criança, ou seja, criar alguns momentos para os pais aproveitarem essa interação com os filhos” pontuou a enfermeira do Centro de Convivência Infantil (Ceci) Bercário, Estelamares Moraes.

O projeto havia sido inscrito e foi contemplado em um edital do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). Além do Ceci, também foram feitas oficinas na Creche da Área da Saúde (Cas). Os pais, além de participarem de uma aula sobre a Shantala, com a educadora somática Larissa Carpintéro, receberam um cd com mais informações sobre a técnica. “O trabalho da enfermagem da Dedic é voltado para a prevenção, e não só a assistência. A massagem se encaixa no cuidado ampliado da criança”, ressaltou.

A shantala, segundo a educadora somática Larissa Carpintéro, pode ser feita em bebês desde o primeiro mês de vida. “No primeiro trimestre auxilia o sistema digestivo das crianças, que sofrem muito com as cólicas, além de movimentar o bebê que ainda não se movimenta muito nesta fase”. Para os bebês maiores além dos mesmos benefícios, Larissa salienta que a massagem funciona como uma espécie de alongamento para o corpo da criança, trabalhando a extensão da coluna e as articulações. Gislaine e Júlia gostaram da experiência. “Achei bem bacana, a Júlia ficou tranquila e agora vou tentar praticar a shantala em casa”.