Conexão Cultural conta
com dois espetáculos
25/09/2015 - 12:32
- Text:
- Images:Divulgação/CDC
- Images Editor:
A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp promoveu duas atividades nesta quinta-feira (24), dentro do Projeto Conexão Cultural, que contaram com bom público. A primeira delas, realizada no horário do almoço no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), consistiu na apresentação do espetáculo A incrível história do Cangaceiro e Julieta Fuçalama. A segunda, ocorrida no final da tarde na Praça da Paz, contou com a apresentação do espetáculo Vento, Brisa e Ventania.
A incrível história do Cangaceiro e Julieta Fuçalama é um espetáculo de rua que conta a história do cangaceiro Capitão Herculano, que, cansado da solidão, sai em busca de uma companheira. A peça narra as diversas peripécias vividas pelo personagem durante a sua peregrinação amorosa. A encenação é da Trupe Fulô no Safalto, formada por alunos de graduação em Artes Cênicas da Unicamp.
Vento, Brisa e Ventania é um espetáculo idealizado pela cantora, compositora e artista circense Ieda Cruz e dirigido pela atriz Ana Cristina Colla, integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) da Unicamp. A apresentação, que reúne música, dança, teatro e artes circenses, tem inspiração na mitologia afro-brasileira. Ela conta uma história inspirada nas lendas de Oyá-Iansã, considerada a senhora das tempestades.
Durante o espetáculo, dançarinas-acrobatas se servem de técnicas aero-acrobáticas (trapézio em balanço sincronizado e double trapézio) e de elementos de teatro físico e dança afro-brasileira, que, apoiados na trilha sonora executada ao vivo, tecem um delicado jogo de construção e desconstrução das diferentes imagens do feminino. O elenco é formado por Ieda Cruz, Regina Santos, Maira Aggio, Jose Guilherme Bergamasco, Theo Weber, Cris Monteiro e Pedro Barsalini.
O Projeto Conexão Cultural, que integra o programa Campus Tranquilo, foi criado para promover a vivência e a integração da comunidade universitária nos diversos espaços da Unicamp, por meio de uma programação com atividades artísticas, culturais, esportivas e recreativas. A organização é da CDC, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac).