A+ A A-

FCA promove intercâmbios e recebe vários alunos estrangeiros durante o ano

DSC 5031
Alunos da Colômbia, Tunísia, Chile, Malásia, Polônia, Alemanha e Egito participaram do Global Village, evento promovido pela AIESEC Limeira 

 

Além de ser responsável por aproximadamente 25% do total de alunos brasileiros da Unicamp que realizam intercâmbios acadêmicos fora do país, a Faculdade de Ciências Aplicadas é também o destino escolhido por vários universitários estrangeiros, que vêm para Limeira de países tão variados como Marrocos, Tunísia, Polônia, Alemanha, Malásia e Chile.

A organização estudantil AIESEC Limeira é a responsável por trazer aproximadamente 40 estrangeiros para a Faculdade somente de janeiro a dezembro deste ano. O grupo faz parte de uma instituição internacional, existente em várias universidades ao redor do mundo, a AIESEC mundial, da qual são parceiras empresas como Google, Microsoft, Lucent e Electrolux, entre outras. O objetivo da organização, em Limeira e no mundo, é "desenvolver o potencial de liderança de jovens universitários através de experiências de aprendizado desafiadoras, trabalhos voluntários e estágios profissionais", explica Gabriela Abe, aluna da FCA e membro da AIESEC Limeira.

Gabriela é uma das organizadoras do Global Village, evento multicultural realizado ontem e hoje na Faculdade e durante o qual os alunos estrangeiros servem pratos típicos da culinária de cada país e conversam com o público sobre aspectos diversos de sua cultura natal. Ela explica que os alunos estrangeiros são envolvidos em diferentes projetos na Faculdade e na cidade. "Eles também oferecem aulas de conversação em inglês e realizam trabalhos voluntários em organizações não-governamentais de Limeira", conta.

A chilena Verônica Tello Gallardo está em Limeira há aproximadamente um mês e realiza trabalho voluntário na área de marketing da Fundação Ramatis. "Eles trabalham com crianças em situação de vulnerabilidade social e eu ajudo a divulgar a organização para a comunidade. É bom para mim e é bom para a organização. Aprendo muito com a experiência, em termos humanos e profissionais", explica. Já Wong Yeong Lee participa do projeto "Talk", que promove na Faculdade discussões sobre temas variados em inglês. Para ela, Limeira é similar a cidade onde vive, na Malásia. "O campus de minha universidade lá é parecido com este e a cidade também é similar – há muitos estudantes e o comércio ao redor do campus parece voltado a este público". Todos os alunos estrangeiros que participaram do Global Village estão no Brasil pela primeira vez e afirmam que a experiência está sendo boa e que pretendem voltar ao país no futuro. A AIESEC Limeira também envia, anualmente, alunos da Unicamp para vivenciarem experiências culturais e realizarem trabalhos voluntários em diversos países da américa, europa e ásia.