Unicamp celebra Festival
Chinês do Meio-Outono

25/09/2015 - 15:54

Lisa Lei e Jia SunAs amigas Lisa Lei e Jia Sun se deslocaram até o Ciclo Básico da Unicamp, no campus em Barão Geraldo, para se aproximarem um pouquinho mais do seu país. Vivendo em Campinas desde 2013, as professoras particulares de chinês participaram de um evento realizado nesta sexta-feira (25) para celebrar o Festival Chinês do Meio-Outono, também conhecido como Festival da Lua. A festividade é umas das mais tradicionais do povo chinês, sendo comemorada no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunar do país. No calendário ocidental de 2015, a comemoração acontece neste sábado (26).
Ensemble Gaoshan Liushui
“Viemos especificamente para assistir ao evento. Toda a atividade que está acontecendo hoje é muito legal para os brasileiros saberem um pouco mais da tradição de nosso país. E nós também podemos recordar um pouco da tradição de China e nos sentirmos mais pertos de nosso povo”, contou Jia Sun. As amigas se conheceram no Brasil e já estiveram na Unicamp em outros eventos sobre a China. 

A iniciativa, organizada pela Unicamp também celebrou o dia do Instituto Confúcio e a proclamação da república da China. Houve apresentação de música tradicional chinesa com Ensemble Gaoshan Liushui. O grupo, formando por ex-alunos da Unicamp, é o primeiro de música chinesa atuante no Brasil. Eles se dedicam à performance das músicas e canções folclóricas, utilizando instrumentos étnicos da China.
Performance de Tai Chin Chuan com Marcel Fajionato
Houve também performance de Tai Chin Chuan com Marcel Fajionato, além da degustação do "bolinho da lua", doce típico do país. A celebração foi organizada pelo Instituto Confúcio da Unicamp e pela Vice-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Vreri).  
Autoridades durante celebração
“O objetivo é disseminar e estimular a cultura da China na Universidade. A presença do Instituto Confúcio na Unicamp tem também a proposta de desenvolver atividades culturais, além do ensino da língua chinesa e da realizações de seminários científicos sobre o país”, explicou o docente Luís Augusto Barbosa Cortez, da Vreri. Participaram ainda do evento, além de alunos e funcionários, o professor Walter Belik, diretor do Instituto Confúcio pelo lado da Unicamp; a professora Hongyan Gao, diretora do Instituto Confúcio da Beijing Jiaotong University; e a funcionária Peggy Yu Pin Fang, da Vreri.
A funcionária Peggy Yu Pin Fang