FEM
homenageia
alunos das
três primeiras
turmas

15/10/2015 - 15:57

Depois de 40 anos, o engenheiro mecânico Tetsushi Miyaoka retornou nesta quinta-feira (15) à Unicamp, onde se graduou. Ele veio participar de uma homenagem da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) aos componentes das três primeiras turmas do curso – anos de 1967, 1968 e 1969. O encontro com os antigos colegas e a oportunidade de conhecer a atual estrutura da FEM deixaram Miyaoka emocionado e impressionado. “A sensação deste momento é indescritível. É incrível como a Unicamp avançou nas últimas décadas”, afirmou o integrante da primeira turma da Faculdade.

Também membro da “galera” de 1967, Geraldo Nonato Telles, que foi docente da FEM por mais de 20 anos e agora está aposentado, lembrou-se das primeiras aulas do curso, ministradas no prédio onde hoje está instalado o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), também pertencente à Unicamp. “Foi um começo difícil, com situações de improviso. Naquela época, nem mesmo o professor Zeferino Vaz [fundador da Universidade] poderia imaginar no que a Unicamp se transformaria”, disse.

Além de Miyaoka e Telles, cerca de 40 outros membros das três primeiras turmas do curso de Engenharia Mecânica da Unicamp participaram da homenagem. Primeiro, eles tiveram um almoço de confraternização no restaurante da Casa do Professor Visitante (CPV). Depois, participaram do descerramento de uma placa comemorativa, que traz a relação de todos integrantes das turmas de 1967, 1968 e 1969. Por último, fizeram uma visita às instalações da Faculdade.

De acordo com o diretor da FEM, professor Antonio Carlos Bannwart, o objetivo da iniciativa foi aproximar a Faculdade de seus ex-alunos. “Nós entendemos que precisamos estreitar o contato com aqueles que passaram pelos nossos bancos acadêmicos. A experiência e conhecimento deles são muito importantes e podem ser compartilhados com nossos atuais estudantes. Além disso, é justo que rendamos homenagem àqueles que ajudaram a escrever a nossa história”, considerou.

A organização do encontro coube ao professor Celso Arruda, atual decano da FEM. Segundo ele, a homenagem aos ex-alunos faz parte das comemorações pelos 50 anos da Unicamp, a serem completados em 5 de outubro de 2016, e também pelo cinquentenário da Faculdade, que foi aprovada em 1966, mas recebeu a primeira turma de estudantes somente no ano seguinte. “O pessoal que está aqui compõe a turma dos ‘amassa-barro’. Como a Unicamp era um canteiro de obras nos primeiros anos, tivemos que enfrentar muita lama para vir estudar no campus de Barão Geraldo”, relembrou.

Comentários

Foi muito bom rever velhos colegas que conhecemos em 1968, 47 anos atrás ou ~ 43 da nossa formatura, uma vida. Muito bom também constatar o quanto a FEM cresceu e se desenvolveu. Muito obrigado à vocês por essa iniciativa !

Email: 
valdir@panther.ind.br