Um sábado de brincadeiras culturais e científicas
na praça da Unicamp
É bom quando, depois de ter feito uma atividade diferente, ainda que por muito tempo, ficar com aquele inexplicável “gostinho de quero mais” para incluir nas histórias. Esse foi o sentimento de quem esteve no Dia da Integração, realizado no último sábado, dia 7 de novembro, na Praça da Paz da Unicamp. O evento, já na oitava edição, reuniu diversas atrações para as crianças, como apresentações circenses, oficinas e gincanas, mas também para os adultos, com avaliações médicas, apresentação musical, de ginástica e lançamento de livro. Como divulgação científica entre os pequeninos, o sábado contou com monitores do projeto Oficina Desafio do Museu de Ciências da Unicamp.
O Grupo de Ginástica da Unicamp (GGU), formado por alunos da Faculdade de Educação Física (FEF), marcou presença logo no começo do evento. Coordenado pelo professor Marco Antonio Coelho Bortoleto, o GGU é um grupo de extensão da universidade que já conta com reconhecimento internacional e trabalha com a modalidade conhecida como Ginástica Para Todos (GPT), uma modalidade que não tem como objetivo a competição, mas sim a inclusão e a participação. “É lindo vermos como esses meninos alegram o evento, mas não só isso. O que começou como apenas um pequeno grupo de meninos fazendo atividades que podemos chamar de circenses é hoje uma coisa fantástica que forma verdadeiros profissionais da área”, explica Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da Reitoria da Unicamp.
Larissa Graner é uma das professoras do GGU e a responsável pelas apresentações do dia. Para ela, apresentações em eventos como esse tornam o grupo mais experiente. “É muito prazeroso poder vir e mostrar, com os alunos, o trabalho da comunidade da Unicamp. A gente busca deixar o evento mais alegre e demonstrar nosso trabalho, porque, para o aluno que apresenta, isso serve como aprendizado”, explica a professora.
Para o diretor de Programas e Projetos do GGBS, responsável pela organização do evento, Armando Comunnale Júnior, os resultados do evento são melhores a cada novo ano. “O intuito é integrar funcionários, docentes e dependentes, além de ser um espaço aberto para a comunidade externa também. Recebemos respostas sempre bem positivas ao evento e, a cada ano, a gente se surpreende”. Além de estar na coordenação, Comunnale participou do evento, levando a família também. Sua esposa, filha e as duas netinhas aprovaram o dia.
E o encontro não poderia ter sido melhor para pais e filhos. Ao menos, essa é a opinião do papai João Daniel de Moura, que trabalha na Faculdade de Ciências Médias (FCM) e trouxe a filha Daniela para se divertir. Os dois participaram da Oficina Criativa e lá construíram um projeto de um novo brinquedo para parques de diversões. “O nome do evento é bem dado, porque é uma integração mesmo. A cada ano, o evento vai melhorando, por isso compensa sempre vir”, comenta.
Entre as atividades infantis, foram oferecidas brincadeiras como amarelinha, circuito de corrida, cambalhotas em colchonetes, com supervisão de monitores do Serviço Social da Indústria (Sesi). A mamãe da pequena Giovana, Viviane Nazato, participou do evento pela primeira vez, convidada pela irmã. “Esse é um dia bem diferente, que incentiva as crianças a atividades físicas e a participarem de brincadeiras. Às vezes, estamos cansados e acabamos perdendo as oportunidades, querendo descansar em casa, mas são dias como este que valem mesmo a pena”, afirma.
Evento reúne circo, ginástica,
feira de saúde
e serviços,
em
7 de novembro
O Circo Chegou, e suas atividades não precisam mais necessariamente acontecer no picadeiro. Há palcos alternativos para que as práticas circenses se realizem e um deles pode ser a escola. Prova de que essa ideia já deu certo é o projeto Circo na Escola, coordenado pelo professor da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp e representante do Comitê Técnico da Federação Internacional de Ginástica (FIG) Marco Antonio Coelho Bortoleto. Os resultados do projeto estão reunidos no livro O Circo Chegou, a ser lançado no Dia da Integração e Cidadania da Unicamp, em 7 de novembro, a partir das 9 horas, na Praça da Paz. Sim, porque o circo também combina com praça. Com a cota de livros, os autores oferecem outras surpresas que, de tão surpreendentes, melhor segredar, de acordo com o coordenador do evento Armando Comunnale Júnior, diretor de Programas e Projetos do GGBS.
Bortoleto não chega sozinho, e sim na companhia de uma equipe reconhecida e premiada mundialmente: a do Grupo Ginástico da Unicamp, o GGU, que abrirá o Dia da Integração, logo às 9 horas, com duas coreografias. Às 10 horas, haverá leitura do livro e apresentação circense por 30 minutos. Melhor reservar fôlego, pois, a começar por estes convidados, o dia promete.
A participação da FEF é sempre uma promessa cumprida, pois desde a primeira edição, a faculdade compartilha, de forma prazerosa, o conhecimento desenvolvido no ambiente acadêmico. “Participamos desde as primeiras edições. Já realizamos Rua do Lazer, apresentações de ginástica e circo na Casa do Lago, entre outras ações”, informa Bortoleto.
Para o professor, todo e qualquer evento que permita ampliar a relação entre a comunidade interna e a externa é fundamental, uma vez que aproxima a Unicamp da sociedade. “Por outro lado, ‘integrar’ os trabalhadores dos diferentes setores e unidades da Universidade, com suas famílias, é uma grande oportunidade para ampliar nossa percepção de que fazemos parte de um grande coletivo, de uma grande proposta educativa, chamada Unicamp”, enfatiza.
E as promessas para esta edição são de muitas atividades, como acontece desde a 2007, segundo Comunnale. E por falar em promessas, quem cumpriu aquela de cuidar da saúde depois das avaliações feitas na edição passada poderá provar que se comportou. Os profissionais da área de saúde da Unicamp retornam em 2015 para novas verificações de glicemia, pressão arterial, orientações sobre exame de mama, entre outras doenças que precisam de diagnóstico e acompanhamento. Colaboram nesta parte do evento, o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher José de Aristodemo Pinotti (Caism) e o Hemocentro.
Para os pequenos, é uma a oportunidade de brincar livremente em ambiente seguro, com a equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi). A instituição participa com atividades recreativas como cama elástica, tênis de mesa, pebolim, fliperama de madeira, jogos silenciosos, dama, dominó, xadrez, circuito olímpico e xadrez gigante. No contratempo, a Integração se encerra com o samba do grupo Partido Alto de Campinas.
Mais que promover um encontro, o Dia da Integração é uma forma de estender ao público externo os serviços oferecidos à comunidade acadêmica no dia a dia, acentua Comunnale.
Para o coordenador do Grupo Gestor de Benefícios, Edison Cardoso Lins, a manutenção por oito anos de um evento na proporção do Dia da Integração corresponde às diretrizes do Conselho Consultivo e à missão do órgão, desde que foi criado, em 2006. “O formato de grupo gestor tem permitido tratar de forma mais adequada as diversas ações e projetos. E as diretrizes definidas pelo Conselho, com participação de funcionários e docentes, também tem sido uma experiência altamente positiva e coerente com esse formato”, declara.
No dia 2 de novembro (domingo), o tradicional Domingo no Lago, evento organizado pelo Estaço Cultural Casa do Lago, foi realizado com o Dia da Integração, em parceria com o GGBS.
O evento contou com diversas atrações para as crianças, como a cama elástica e balão pula-pula, além de apresentação da peça "Xô Sugeira" do Grupo Piquiliqui Produções Eventos Culturais. A peça, que ocorreu na Sala de Cinema, trata de assuntos relacionados a higiene pessoal, saúde bucal, bullying e a importância de economizar água e luz, através de um texto simples e adereços bem humorados.
No espaço externo, o público acompanhou Regina Dias cantando sucessos de Nelson Cavaquinho. A cantora trabalha há 25 anos na UTI pediátria do Hospital de Clínicas (HC) e lançou seu primeiro CD este ano.
O público também assistiu a apresentação do coral Canarinhos da Terra. O coral trouxe uma parte do "Concerto de Primavera", que é composto por uma montagem "Saltimbancos "feito pelo grupo Alegretto (até 9 anos) e Korallito (até 6 anos) e pela montagem "Tão Jovens", pelo Grupo Jovem.
Reunindo centenas de participantes das comunidades interna e externa, o 3º Dia da Integração movimentou o final de semana no campus Unicamp. Na manhã do domingo (01/12), várias atrações agitaram o Espaço Cultural Casa do Lago. O evento é promovido pelo Grupo de Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), com apoio da Casa do Lago, Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), Faculdade de Educaçãoo Física (FEF) e Prefeitura do Campus.
Confira galeria de fotos.
Reunindo funcionários da Unicamp e familiares, o 2º Dia da Integração movimentou o final de semana no campus. Na manhã de sábado (24/11), as várias atrações do evento agitaram os espaços desportivos da Faculdade de Educação Física (FEF). O evento é promovido pelo Grupo de Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), com apoio do Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), da Faculdade de Educação Física (FEF) e Prefeitura do Campus
Crianças de todas as idades brincaram com bolas, arcos, pula-pula e jogos, sempre acompanhados pelos pais que também participaram das brincadeiras. “É muito bacana eventos como esse. Uma oportunidade de reunir nossa família juntamente com amigos queridos de profissão, já que na rotina diária não conseguimos nos encontrar pela correria. O Dia da Integração proporciona um final de semana maravilhoso, que continue por muitos anos”, disse Maria Edna, funcionária da Biblioteca Central.
O reitor da Unicamp, Fernando Costa, prestigiou o evento e parabenizou o GGBS por mais um Dia da Integração que incentiva a amizade entre os funcionários e mostra aos filhos um pouco do lugar onde os pais trabalham.
As atrações culturais foram um espetáculo a parte no evento. Caminhada, dança de rua, artes circenses e capoeira foram algumas das atividades oferecidas.
O grupo musical mineiro Trem dos Onze foi especialmente convidado para animar o evento e encantou o público com suas canções. Os irmãos Eduardo e Leonardo Gontijo, do Projeto Mano Down, também estiveram presentes. Dudu, como é carinhosamente chamado, esbanjou talento e simpatia, tocando o cavaco juntamente com o grupo. No palco ainda se apresentaram o grupo Canto da Saracura com músicas do samba paulista.
O evento promoveu também a exposição de alguns trabalhos, no formato de pôsteres, apresentados durante o IV Simpósio de Profissionais da Unicamp - SIMTEC. Uma barraca do Cecom, da Unicamp, trouxe orientações sobre saúde, bem estar e outros benefícios oferecidos pelo órgão.
Kelly de Oliveira, funcionária da unidade, disse o quanto é importante integrar em eventos como esse o trabalho que o Cecom oferece. “Estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas sobre saúde e prevenção de doenças, e claro trouxe meu filho Daniel, de 2 anos, para aproveitar as brincadeiras. Com certeza hoje é um dia muito alegre e proveitoso”.
II Festival de futebol para menores movimenta a criançada no Dia da Integração
Foi realizado juntamente com o evento a 2º edição da copinha de futebol para menores. Foram 52 crianças de até 13 anos de idade, filhos de funcionários e docentes da Unicamp, que participaram das partidas em que todos saíram vencedores e receberam medalhas.
O reitor entregou a dois vencedores as medalhas pela participação. Ana Carla, funcionária do Caism, trouxe o filho Gabriel, de sete anos. “Quando ele soube que iria ocorrer mais uma edição do festival de futebol me ligou pedindo para que eu o inscrevesse. Ele já participou da primeira edição realizada em junho, e estava muito entusiasmado para que chegasse logo outra edição”.
06/11/2012] No domingo, 6 de novembro, aconteceu no Espaço Casa do Lago, na Unicamp, o Dia da Integração. O evento, promovido pelo Grupo de Gestão de Benefícios Sociais (GGBS), com apoio da Casa do Lago, do Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), da Faculdade de Educação Física (FEF) e Prefeitura do Campus, fez parte das comemorações dos 45 anos da Unicamp.
O evento contou com diversas atrações para o público e ocorreu nas dependências internas e externas da Casa do Lago.
O Dia da Integração, que em outros anos foi denominado Dia da Cidadania (veja matérias no final desta página), teve agora outra formatação.
Confira matéria sobre o evento publicada no Portal Unicamp
Galeria de Fotos:
Confira abaixo as atividades, todas gratuitas, que foram desenvolvidas:
Com apoio de várias unidades da Unicamp e também de organizações externas o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp realizou no último sábado (26 de junho) no Centro Cultural de inclusão e Integração Social (CIS Guanabara) a terceira edição do Dia de Integração e Cidadania.
A população em geral e os funcionários e seus dependentes que estiveram presentes puderam tirar o RG, obter orientações jurídicas, fazer corte de cabelo, medir a pressão arterial e taxa de glicemia, além de assistir a algumas apresentações culturais como o ‘Grupo Bate Lata’, Banda ‘Os Robertones’, ‘Cia Eclipse de Dança de Rua’ e da dupla de sertanejo universitário ‘Rick e Robson’.
Representando as autoridades da Unicamp, o Prof. Lisandro Pavie Cardoso, assessor da Pró-Reitoria de Extensão, destacou que é importante “utilizar esse espaço com eventos assim porque a Universidade além de mostrar que tem excelência em pesquisa e ensino, também transporta essa excelência para a interação com a sociedade”
Diversas pessoas usufruíram dos serviços e recreações do evento. O GGBS vai avaliar as indicações de futuras edições.
PARCERIAS
Todos os serviços de saúde, recreação e orientação foram oferecidos com o objetivo de aproximar a população dos recursos de utilidade pública em horários mais flexíveis e de fácil acesso.
O Poupatempo, que participa do evento desde a primeira edição, esteve presente para fazer a emissão do RG para menores até 16 anos e carteira de trabalho para maiores de 14 anos. De acordo com a assistente de atendimento, Cathia Yali, a iniciativa do Dia da Cidadania é muito interessante, pois proporciona uma integração entre a população e os funcionários da Unicamp. “O evento é bom, pois facilita para as pessoas que não tem tempo durante a semana, ou mesmo no sábado, para usufruir dos serviços”, enfatizou.
Outro atendimento bastante procurado pela população foram às orientações jurídicas na área da família, consumidor, previdenciário e trabalhista. Segundo Raquel Marquez, advogada e secretária de Direitos Humanos da OAB, nas outras edições do projeto foram atendidas cerca de 150 pessoas que, na maioria, procuravam orientações na área previdenciária. “Eu acredito que a iniciativa é fantástica, pois além de trazer os serviços dá a população uma noção de cidadania e educação para que as pessoas saibam onde procurar cada um dos projetos”, disse.
A área da saúde também teve intensa procura. A população pode fazer o acompanhamento da diabetes, pressão arterial, saúde bucal, avaliação física, orientação alimentar e outros. Além disso, foi montada uma sala para que os profissionais do Instituto Embelleze fizessem o corte de cabelo nos homens, mulheres ou crianças.
PARTICIPANTES
Os funcionários e a população que estiveram presentes foram os principais beneficiados. A moradora de Campinas, Teresinha Rodrigues da Silva, aproveitou a oportunidade para medir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia. Ela também levou as sobrinhas, Elaine e Luciana para aproveitarem os serviços e recreações. “O povo precisa disso, geralmente não temos onde procurar essas coisas: corte de cabelo, cuidado com a saúde, brincadeira para as crianças; principalmente de graça”, disse.
A moradora do Guanabara, Maria de Fátima de Santis, enfatizou que o espaço é muito bom para curtir a aproveitar as atividades. “Vim tirar a pressão e acompanhar as atrações culturais, vou inclusive avisar uma amiga que adora esse tipo de evento”, revelou. A campineira completou também que a iniciativa de trazer os serviços para a Estação Guanabara foi excelente. “Aqui era um local abandonado e ocupado por pessoas mal intencionadas. Esse novo espaço foi um ganho para o bairro”, disse.
Programação Cultural
animou o evento
Além dos serviços, o Dia da Cidadania ofereceu programação cultural, corte de cabelo e atividades de recreação para as crianças, como balão pula-pula.
A Oficina de Pipas Olivieri, apresentada no III Simtec - Simpósio de Profissionais da Unicamp, também fez parte do evento e divertiu a criançada.
Shows Artísticos:
Grupo Bate-Lata
Com instrumentos feitos a partir de sucata, canos de PVC e latas, o som do grupo inclui samba de roda, maracatu, funk, rap, reggae e MPB. O projeto faz parte da Fundação Orsa Campinas, localizada no Jardim Campos Elíseos, e é formado por jovens de 14 a 23 anos.
Robertones
Amigos que motivados pela admiração pelas canções do rei Roberto Carlos e de seu sempre amigo, o Tremendão, Erasmo Carlos reuniram-se para tocá-las em diferentes ritmos, sendo que, ao final, ganharam uma roupagem totalmente inusitada e original.
Confira os serviços oferecidos:
POUPATEMPO: oferecerá a emissão da 1ª via do RG para menores de 16 anos e Carteira de Trabalho
OAB - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL: irá disponibilizar profissionais que farão orientação jurídica gratuita aos interessados
SESI: participação do Programa Alimente-se Bem, Oficinas de Artesanato, Argila e Jogos Recreativos (dama, xadrez, dominó)
HEMOCENTRO/UNICAMP: orientação sobre doação de sangue
CECOM/UNICAMP: realizará a Feira de Saúde, onde profissionais da área irão atender e orientar sobre a prevenção de algumas doenças, teste para medir taxas de glicemia, acuidade visual, orientação sobre saúde bucal, etc.
CAISM/UNICAMP: a equipe de profissionais irá orientar sobre pré-natal para adolescentes, auto-exame de mamas, entre outros
FEF - FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: irá proporcionar aos participantes atividades de esportes e lazer demonstrando, de forma lúdica, os benefícios da atividade física
Mais do que uma oportunidade de entretenimento, o 2º Dia da Cidadania teve como objetivo integrar a comunidade e desenvolver ações que proporcionassem informações e serviços gratuitos. O evento, organizado pelo GGBS com apoio de diversos parceiros, foi realizado no dia 28 de junho, das 9h às 17h, no Ginásio da Unicamp. O intuito foi reunir, em um mesmo local, profissionais que pudessem realizar atividades práticas e orientar os participantes sobre diversos assuntos.
Números
Ao finalizar o 2º Dia da Integração e Cidadania, os organizadores avaliaram que o número de atendimentos ampliou significativamente em relação à edição anterior, relizada em junho de 2007. Cerca de 4 mil pessoas circularam pelo Ginásio da Unicamp e usufruíram das atividades e serviços oferecidos.
Confira alguns números do evento:
A OAB atendeu 130 pessoas em assuntos de família, consumidor,
previdência, trabalho e criminal.
Forma emitidas 193 solicitações de CPF´s pelos Correios.
O Poupatempo emitiu 135 RG´s e 29 carteiras profissionais.
Através do Cecom e Caism, centenas de pessoas realizaram exames preventivos de saúde.
Equipe de profissionais da Embeleze efetuou centenas de cortes de cabelo gratuitamente.
Também houve programação cultural, desportiva e oficinas de lazer.
Parceria SESI
Um ponto importante do evento foi a formalização de parceria entre a Unicamp e o SESI, que dará impulso ao acesso, aos servidores e docentes da Unicamp a diversos serviços e atividades do SESI. A pedido do Reitor a direção do Sesi estará estudando a realização de uma edição do Ação Global na Unicamp. Leia mais sobre a parceria
Fotos
Confira a Galeria de fotos. São mais de 120 registros (clique aqui)
Confira abaixo as atividades e serviços que foram oferecidos aos participantes:
POUPATEMPO: emissão da 1ª via do RG para menores de 16 anos e Carteira de trabalho.
(Confira os documentos necessários para emissão de RG e Carteira de Trabalho)
CECOM: realizará a Feira de Saúde, onde profissionais da área irão atender e orientar sobre prevenção de algumas doenças, farão testes para medir taxas de glicemia, acuidade visual, orientação sobre saúde bucal, etc.
CAISM: equipe de profissionais irá orientar sobre pré-natal para adolescentes, auto exame de mamas, entre outros.
FEF - FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: propiciará aos participantes atividades de esportes e lazer, demonstrando de forma lúdica os benefícios da atividade física: Caminhada pelo Campus, Rua de Lazer, Escalada Esportiva.
HEMOCENTRO: orientações sobre doação de sangue.
OAB - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Disponibilizará profissionais que farão orientação jurídica gratuitamente aos interessados.
SESI: Programa Alimente-se Bem, Artesanato, Tênis de Mesa, Oficina de Argila.
CORREIOS: solicitação de C.P.F. gratuita / Projeto "Escreve Carta"
E MAIS: Corte de cabelo gratuito, balão pula-pula para as crianças, apresentações artísticas e contadores de história.
[1/7/2007] Funcionários e visitantes da Unicamp entenderam bem o sentido da palavra "acessibilidade" e se entregaram aos movimentos do grupo de dança Rodapés, de Conchal, formado por jovens cadeirantes e não-cadeirantes. Esta foi uma das missões cumpridas pela equipe do Dia da Cidadania, promovido pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, no sábado (30). “Foi um momento mágico” para Carla Augusta Bordin, uma das integrantes do grupo. “Dançar com todas essas pessoas foi maravilhoso.”
A apresentação do Rodapés foi uma demonstração do que representa o Dia da Cidadania, que, além de promover o acesso a serviços oferecidos por eventos deste tipo, envolveu o público em questões sociais. No estande do Laboratório de Acessibilidade (LAB), cidadãos de dentro e de fora da Unicamp puderam trocar informações e assistir à demonstração da maquete tátil, desenvolvida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied), que deverá prover autonomia a deficientes visuais no acesso e na locomoção em qualquer edifício. Outro produto em exposição no LAB foi a mesa digitalizadora, com a qual pessoas com baixa visão poderão produzir desenhos.
Continuidade – Ao visitar o evento, o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, disse que esse projeto deve se consolidar e acontecer com periodicidade anual ou semestral. A iniciativa do GGBS, na sua opinião, chama a atenção das pessoas da comunidade para a necessidade de cuidar da saúde e organizar sua vida. O reitor destacou a decisão do Grupo Gestor em reunir num mesmo local necessidades fundamentais da comunidade, como emissão de documentos, pelo Poupatempo; controle da saúde, pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom); doação de sangue, pelo Hemocentro; informações sobre acessibilidade, pelo LAB; orientação jurídica, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e recreação, promovida pela Faculdade de Educação Física (FEF).
Identidade – O pequeno Willian é um cidadão, com RG e tudo. Seus pais, Li Li Min e Lílian de Souza Min, professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, aproveitaram os serviços do Poupatempo para tirar a carteira de identidade de Willian e do irmão, Lian. O serviço foi tão rápido que Min garantiu alguns minutos de brincadeira na área de recreação montada pela FEF.
Recreação –A estudante Ellen Nunes Pereira, 11 anos, não brinca mais pelo pátio das escolas da Unicamp, mas teve seu dia de recreação na instituição que conhece desde criança. O tempo que o pai José de Alencar Pereira Filho levou para cortar os cabelos foi suficiente para ela e seus dois irmãos se esbaldarem nos brinquedos e arriscarem algumas artimanhas com malabáris. “Muito legal passar o dia aqui”, alegrava-se. Para Pereira Filho, que se locomoveu do bairro DIC I para o GMU com a família, a iniciativa atendeu às expectativas. “A Reitoria poderia manter sempre este evento.”
Saúde – O aposentado João Iatalese, morador de Barão Geraldo, passeava pelo campus quando se deparou com a faixa de divulgação do Dia da Cidadania. Ao chegar em casa, não teve dúvida. Convidou a esposa Maria de Lourdes atalese, que o acompanhou ao GMU. Juntos, descobriram que a pressão arterial estava controlada, mas Iatalese queria mesmo era verificar a glicemia. “Vou ao médico de três em três meses, porém, para quem gosta de doce, esta é uma oportunidade de fazer o controle”, disse Iatalese. O momento mágico mencionado por Carla, a alegria descrita por Ellen e o encontro do aposentado com a equipe de saúde poderão também ser vivenciados em futuras edições do evento.
O Dia da Cidadania contou com o importante apoio dos seguintes órgãos da Unicamp:
Prefeitura do Campus
CECOM
HEMOCENTRO
FEF - Faculdade de Educação Física
LAB - Laboratório de Acessibilidade
e também:
POUPATEMPO
OAB - Campinas
Oficina Desafio
Parque Amigo
Mais sobre o evento:
[11/6/2007]
A primeira grande atividade do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp será o Dia da Integração e Cidadania, que acontece no dia 30 de junho, sábado, das 9 às 17 horas. A concentração ocorre no Ginásio Multidisciplinar (GMU), com a participação de funcionários da Universidade e comunidade externa, que passarão o dia em atividades dedicadas à prestação de serviços. A estimativa é da presença de 5 mil pessoas.
"A partir de um estudo solicitado pelo reitor, identificamos que os funcionários desfrutavam pouco do ambiente da Unicamp. Com isso, criamos um dia para os funcionários e suas famílias", conta Edison Lins, coordenador do GGBS. Para o Dia da Integração e Cidadania estão programadas atividades culturais, de lazer e mostra de cidadania. A idéia é que o dia seja incorporado permanentemente ao calendário da Universidade.
Um posto do Poupa Tempo estará instalado na Unicamp até as 16 horas. Ele contemplará menores de 16 anos que pretendem obter o seu RG em primeira via e carteira de trabalho. Também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviará à Universidade cerca de dez experientes advogados para oferecer orientações jurídicas nas áreas cível, trabalhista e ambiental.
Campus - Na Unicamp, a Faculdade de Educação Física (FEF) dará sua contribuição à iniciativa estabelecendo uma rua para atividades de lazer das crianças, com escalada esportiva e caminhada. O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) planejou uma Feira de Saúde, que já acontece de rotina na Unicamp, quando os pacientes passarão por aferição de pressão, testes de glicemia e acuidade visual, mais uma checagem na saúde bucal.
O Hemocentro estacionará, até as 12 horas, sua unidade móvel para receber coletas de sangue. O Laboratório de Acessibilidade (LAB), instalado na Biblioteca Central Cesar Lattes, montará um estande no GMU, onde mostrará como ocorre a participação cidadã em termos de acessibilidade. O LAB desenvolve e aplica software destinado a usuários com deficiências física e sensorial. Em outro estande estará representado o Parque Amigo, que divulgará o seu trabalho de recuperação do parque.
Filhos de funcionários e outras crianças participarão da Oficina Desafio, que normalmente estaciona um caminhão personalizado com equipamentos e artefatos em escolas, levando desafios tecnológicos aos estudantes. Entre as atividades culturais, estão previstas apresentações de dança e música. Além disso, a Embelleze montará um salão onde fará cortes de cabelo grátis. "Queremos reforçar a participação cidadã em nosso próprio espaço", afirma Lins. As próximas atividades do GGBS são o lançamento do Programa Escola de Pais e o Programa de Ampliação da Renda Familiar.