V Seminário sobre inovações em
atividades curriculares recebe inscrições
27/10/2015 - 09:09
- Text:
- Images:Divulgação (EA)2
O V Seminário sobre Inovações em Atividades Curriculares está com inscrições abertas e acontece nos dias 9 e 10 de novembro. O evento, organizado pelo (EA)2 – Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Faculdade de Educação (FE), contará com a presença de convidados como Maria Isabel da Cunha (Unisinos), Sylvia Helena Souza da Silva Batista (Unifesp) e Selma Garrido Pimenta (USP). O tema abordado nesta edição será o “Currículo do Século XXI”. As inscrições estão abertas.
Participam do seminário professores universitários e alunos de pós-graduação, envolvidos com experiências de inovação curricular. Para o Coordenador do Seminário, o professor Sérgio Antônio da Silva Leite, da FE, neste ano, o evento tem a intenção de “Possibilitar um espaço de reflexão sobre as perspectivas que se colocam para o ensino da graduação, na Unicamp. Queremos pensar nas condições para que a universidade possa dar um salto qualitativo na área do ensino, à semelhança do que vem ocorrendo nas grandes universidades do mundo, mas atendendo às condições da realidade brasileira”.
O evento acontece a cada dois anos e representa um espaço para discussão sobre a atuação docente para a melhoria do ensino e da formação dos estudantes universitários. Além de ser um espaço de trocas sobre o que está sendo produzido, é uma oportunidade para a sistematização dos conhecimentos inovadores na área.
O evento dá prosseguimento a um conjunto de ações desencadeadas pela PRG, por meio do (EA)2, e pretende fomentar um processo reflexivo no âmbito dos cursos de graduação, atualizando o debate sobre indicadores de qualidade do ensino. É um encontro reflexivo e propositivo sobre as concepções de qualidade do ensino de graduação que devem conduzir as políticas institucionais e os projetos pedagógicos dos cursos e que estarão, por conseguinte, norteando as inovações curriculares e pedagógicas, refletindo no perfil dos egressos da universidade.