Galeria de Arte organiza
exibição de documentários
e debates com Gilberto Sobrinho


A Galeria de Arte do Instituto de Artes (GAIA) da Unicamp organiza nesta quinta-feira (12), em sua Sala 1, a exibição dos documentários Diário de Exus (10h), e de A Dança da Amizade (11h), ambos dirigidos por Gilberto Sobrinho, professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação no Instituto de Artes (IA) da Unicamp.

Dois debates com o diretor também estão marcados para a ocasião. O primeiro, às 11h30, será sobre identidades, identificações e processos subjetivos na construção da imagem do negro no cinema. No segundo debate, às 13h30, o docente do IA falará sobre o processo de criação no cinema negro brasileiro.

O evento é apoiado pelo Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepex) da Unicamp e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC).

Gilberto Sobrinho é coordenador Geral de Pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp. Foi professor Visitante (CAPES/FULBRIGHT) no Departamento de Cinema da San Francisco State University. É autor do livro O autor multiplicado: um estudo sobre os filmes de Peter Greenaway (Alameda).

Os filmes

Diário de Exus - O filme atualiza o mito Exu, tomando como ponto de partida o processo de criação da peça de teatro Exus, concebida e dirigida por Grácia Navarro. Seu protagonista, o ator Mestre Jahaça, é o fio condutor que conecta os diferentes lugares onde habita essa divindade.

A Dança da Amizade - Filme apresenta a resistência cultural afro-brasileira, a partir da trajetória do Grupo Urucungos, Puítas e Quijengues.

Para mais detalhes sobre o evento ligue para 19-3521-6561.
(Hélio Costa Júnior)