Grupo Gestor dá início à capacitação de
colaboradores para universidade sustentável

10/11/2015 - 10:57

/
Juliano Finelli, do GGUS

Juliano Finelli, do GGUS

Maria Gineusa, uma das organizadoras

Maria Gineusa, uma das organizadoras

Reinaldo Braga, da CGU

Reinaldo Braga, da CGU

O Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), em parceria com a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), deu início na manhã desta terça-feira (10) a um encontro de formação de facilitadores. O evento, que prossegue até quarta-feira (11) no auditório II da AFPU, tem o objetivo de capacitar os colaboradores do Grupo em diversos temas voltados ao desenvolvimento de uma universidade sustentável. 

“Os facilitadores, na Unicamp, têm uma missão de fazer o elo da Unidade com o Grupo Gestor Universidade Sustentável. O leque de atuação destes colaboradores foi ampliado com a constituição do GGUS. Eles não só cuidam dos resíduos perigosos, mas também, de forma geral, da sustentabilidade do órgão. Portanto, este evento tem o objetivo de fornecer uma capacitação a esses colaboradores, sobretudo no que a Universidade quer para o seu futuro neste contexto da sustentabilidade”, delineia Juliano Henrique Finelli, coordenador executivo do GGUS. 

Ainda de acordo com ele, o número de facilitadores nos campi da Unicamp foi ampliado, passando de 60 para 120. “Elaboramos um cronograma de atividades para capacitar este público. Estas atividades foram elaboradas juntamente com os docentes que fazem parte das Câmaras Técnicas que auxiliam nas atividades de planejamento, de implantação e de gerenciamento do Sistema de Gestão Universidade Sustentável. Temos as câmaras técnicas de gestão da qualidade do ar; gestão dos resíduos; gestão de ambiente urbano, gestão da fauna e flora; gestão dos recursos hídricos; gestão de energia e educação ambiental”, acrescentou.

Para o assessor da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), José Reinaldo Braga, à qual o Grupo Gestor está ligado, a sustentabilidade possui extrema importância para a Unicamp. “Em nome do professor Alvaro Crósta quero ressaltar que a sustentabilidade nesta gestão tem uma importância muito grande. A nossa expectativa e o nosso trabalho tem sido no sentido de que todos tenham voz, de que todos possam contribuir e participar na construção de uma universidade mais democrática e viva, mas também de uma universidade que tenha a sustentabilidade nas suas ações”, afirmou. 

A programação do encontro inclui a apresentação dos programas ambientais da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura do Campus; e de palestras e atividades sobre o gerenciamento de resíduos do Instituto de Biologia (IB), sobre qualidade do ar, opções de energia alternativa, gerenciamento de resíduos químicos, recursos hídricos, arborização urbana e educação socioambiental. 

Comentários

Ótima iniciativa do GGUS fazer esta reciclagem para nós facilitadores. O grupo e suas ações foi ampliado, tem respaldo institucional em PLANES da Universidade e outros de vários órgão da UNICAMP.
O conteúdo está maravilhoso e bem diverso, apresentado por especialistas professores e funcionários.
Parabéns Gineusa e equipe GGUS pela organização.
Obrigado,
Washington

Email: 
wroberto@unicamp.br