Programa UniversIDADE
encerra atividades do ano

04/12/2015 - 11:01



Férias para o programa UniversIDADE, que encerrou suas atividades de 2015 nesta sexta-feira (4), em cerimônia concorridíssima no Espaço Cultural Casa do Lago. O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, esteve lá para se confraternizar com os participantes do programa e manifestou a satisfação da Reitoria de ter incentivado essa iniciativa. Tadeu Jorge disse que esse programa constava do seu plano de gestão quando era candidato a reitor da Universidade. “A implantação saiu mais perfeita do que imaginado. Muito deu certo por causa do empenho e da convicção de vocês.”

O reitor reconheceu que a infraestrutura será um ponto ainda a ser melhor trabalhado nos próximos anos, visto que não se esperava esse grande sucesso. Mas ele prometeu que esse será um aspecto prioritário na sua gestão. “Em 2016, vamos iniciar a minha trasição na Reitoria pois, em 2017, vou deixar o cargo. Não vou estar mais na Reitoria. Mas vou estar aqui com vocês.”



Alice Helena De Danielli, coordenadora-executiva do UniversIDADE, informou que o programa deve crescer ainda mais e que a sua sede, já delineada na planta, está nesse momento na Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) da Prefeitura do Campus. "Teremos salas para oficinas, laboratórios de informática, auditório, quadras, piscina, área administrativa e alguns salões. Isso tudo ajudará a consolidar melhor o UniversIDADE", salientou.



O programa UniversIDADE é ligado ao Gabinete do Reitor e foi lançado em 10 de novembro de 2014. Envolve um projeto de extensão que tem como carro-chefe um curso gratuito para pessoas da meia idade e terceira idade (acima de 50 anos). A proposta vincula a educação acadêmica com a educação popular, nas áreas de arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental, sociocultural e geração de renda.

Segundo Alice Helena, para o próximo ano já existem 110 propostas de oficinas para o primeiro semestre, mas que serão avaliadas. Neste ano, ocorreram 93 oficinas, foram oferecidas 2.800 vagas e foram preenchidas 2.200. As inscrições para novas turmas começam na segunda quinzena de janeiro. “Um dos nossos objetivos ainda a ser alcançado também é uma parceria com algumas unidades para que abram oportunidade de vagas para que os alunos do programa participem como ouvintes das disciplinas regulares", contou. "Eles também buscam muito o valor do conhecimento.”



Ao fazer uma avaliação do programa, a participante Maria José Sbrocco, 78 anos, moradora da Cidade Universitária, enfatizou que está gostando muito do UniversIDADE, sobretudo porque fez novos amigos e por causa das oficinas que realizou. Ela pretende continuar em 2016. “Participei de muitas oficinas. Fiz pintura, psicologia e assisti a muitas palestras. Soube do programa através de uma amiga", relatou.



Outra participante do programa, Elisa dos Santos, foi uma das homenageadas do UniversIDADE. É a mais experiente deste grupo: tem 87 anos de idade. Ela não mede esforços para estar na Unicamp. Pega três ônibus, quando vem para as atividades. É moradora do Jardim Nova Europa. Ela comentou que estava passando por um tratamento no Hospital de Clínicas (HC) e teve indicação do médico para participar do programa. Foi o que fez. “Tenho uma grande vontade de viver e de aprender coisas novas. Aqui encontro mais pontos de equilíbrio", ressaltou. Elisa ainda encontra tempo para cuidar de uma irmã, que é mais nova do que ela.