Cipas tem diretorias e
presidentes empossados para 2016

10/12/2015 - 08:15

/
Rosângela Maria Galante Martinago

Rosângela Maria Galante Martinago

Auditório da AFPU

Auditório da AFPU

Posse da Cipa Funcamp

Posse da Cipa Funcamp

Assinatura do termo de posse

Assinatura do termo de posse

Mesa diretora da cerimônia

Mesa diretora da cerimônia

Tomaram posse os 223 membros eleitos e indicados da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Universidade para a gestão 2015-2016. A solenidade foi no auditório II da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) nesta terça-feira, (9).  Também foram empossados os presidentes e diretores das Cipas Central Unicamp, Campus Limeira, Campus Piracicaba e Funcamp. A servidora Rosângela Maria Galante Martinago ocupa pela terceira vez a vaga de presidente da Cipa Central. Na Cipa Limeira está Rosana Ribeiro; Cipa Piracicaba, Mauro Augusto Dias; e Cipa Funcamp, Márcio Luiz Simplício. 

A pró-reitora de Pesquisa Gláucia Maria Pastore representou o reitor José Tadeu Jorge na cerimônia. Ela cumprimentou os cipeiros e disse que eles representam na Unicamp a sociedade civil organizada. Pastore avaliou de maneira muito positiva a busca de uma integração da Cipa com a área de pesquisa da Universidade, onde acidentes também podem acontecer, sobretudo nos laboratórios. “A Unicamp fica muito agradecida com o trabalho que vocês desenvolvem”, salientou.

A integração da Cipa Central com outros Campi e a Funcamp e também o trabalho ampliado para as áreas de ensino e pesquisa, com um olhar voltado para a Universidade como um todo, foi elogiado pelos integrantes da mesa diretora. O chefe de gabinete da reitoria Paulo César Montagner lembrou o desastre de Mariana para reafirmar a importância de cada vida. Ele considerou genial um dos projetos desenvolvidos pela Cipa que se preocupa com a segurança de alunos nos laboratórios.

Rosângela Galante falou sobre o trabalho a ser realizado em 2016, mas também fez um balanço dos projetos de maior destaque nos últimos anos. Houve um grande investimento em ações na área de comunicação uma vez que pesquisas prévias mostraram que boa parte da comunidade universitária desconhecia o trabalho da Cipa. Além disso, ela mencionou o trabalho de prevenção nos laboratórios, e a criação de mapas de risco de unidades.

De acordo com Galante, 67% dos integrantes da gestão 2015/2016 são novos nas Cipas. “Isso significa que muita gente tem se identificado com o que fazemos”. Para o próximo ano as Cipas estão programando um planejamento participativo de ações. A presidente da Cipa Central ainda fez uma homenagem a servidora Rogéria Elias Malaquias, que morreu em maio deste ano.

Também participaram da solenidade de posse o pró-reitor de Graduação Luís Alberto Magna, o assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) José Reinaldo Braga, representando o coordenador Alvaro Crósta e o diretor executivo da Funcamp,  Fernando Sarti, que empossou o presidente da Cipa Funcamp. “A saúde física e mental é nosso maior patrimônio. Nesse sentido os cipeiros são nossos anjos da guarda”, disse Sarti.