Cursos da Unicamp são os
mais populares do Coursera
10/12/2015 - 10:54
- Images:
- Images Editor:
O Coursera, plataforma de ensino online, que mantém convênio com a Unicamp, através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) desde 2014, acaba de divulgar a lista com os 10 cursos gratuitos mais populares em 2015 no Brasil (cursos em português, produzidos ou traduzidos no país). Dois cursos da Unicamp estão na relação. O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor é o segundo e Como criar um aplicativo para iPhone, o quinto. Na lista estão universidades do exterior como Califórnia, Michigan, Virgínia e Stanford. Cursos da USP e da Fundação Lemann e Elos Educacional também integram a relação. O curso gratuito de empreendedorismo é oferecido pelo professor Paulo Lemos desde agosto deste ano. Já Como criar um aplicativo para iPhone foi disponibilizado no dia 15 de setembro. É ministrado pelo professor Eduardo Galembeck, do Instituto de Biologia (IB) e Rodrigo Dias Takase, ex-aluno do curso de Engenharia de Computação da Unicamp.
"É gratificante para a Pró-reitoria de Extensão da Unicamp e em especial para a Extecamp [que oferece o curso na Universidade], em particular, saber que os esforços relativos aos cursos pilotos da Unicamp vêm tendo essa abrangência e essa utilidade. Todo o trabalho da equipe liderada pela Gláucia Lorenzetti na Extecamp valeu a pena", comenta o pró-reitor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, da Preac. Joni, como é mais conhecido, complementa que "em 2016, os cursos já serão aprovados pelas vias normais, envolvendo coordenadorias de extensão das unidades, congregações, Conex e Cepe e esperamos poder continuar com esse sucesso na difusão de conhecimentos. Lembro que a não ser que o aluno necessite de um certificado, os cursos são gratuitos. Esta participação foi um passo importante para a extensão universitária da Unicamp".
Paulo Lemos avalia que "mais importante que os resultados é verificar o impacto que o curso trouxe. Há alunos matriculados em mais de 60 países, em todos os continentes. Acredito que, além da presença de empreendedores de alto desempenho no curso, ele foi criado para ser o mais inclusivo possível, sem perder a qualidade do conteúdo e do conhecimento oferecidos. Creio que esta característica tem encorajado as pessoas a participarem do curso, em todas as áreas, independente do tipo de empreendedorismo que as pessoas querem, do seu local de atuação profissional e da idade. Temos desde adolescentes até pessoas com mais de 65 anos. Enfim, acredito que as pessoas estão percebendo que ser mais empreendedor pode torná-las melhores em termos pessoais e profissionais". O curso de empreendedorismo tem sete mil alunos matriculados e quase 5 mil ativos. Já foram conferidos 165 certificados para os quase 500 que completaram o curso. Os usuários avaliariam com nota 4,9, numa escala que vai até 5.
"É uma surpresa muito grande estarmos entre os mais populares, pois nosso curso começou dia 15 de setembro, são apenas três meses desde seu início", comentou Eduardo Galembeck ao saber da notícia. "Nós montamos esse curso nos meses de julho e agosto e fizemos alguns ajustes depois que foi lançado, tentando atender algumas demandas que foram colocadas pelos alunos", complementou. Segundo Eduardo, o curso está sendo feito por 3.977 alunos e 86 já completaram as aulas virtuais. Ele informa ainda que 96% das avaliações dos usuários são positivas e o curso está com nota 4,7 numa escala que vai até 5.