Fotografia
Plural
aborda
fotógrafo
turista

11/12/2015 - 15:46

É impensável nos dias de hoje fazer uma viagem de turismo e não levar uma câmera fotográfica na bagagem. As fotografias não são meras ilustrações dos relatos sobre os lugares visitados. Elas funcionam como um atestado de presença, uma prova de que você realmente esteve lá. Mas esse fenômeno não é recente. Trata-se de um processo cultural promovido pela indústria fotográfica que popularizou a prática do registro de imagens. Por meio da publicidade, o viajante percebeu as facilidades de se tornar um turista-fotógrafo. Esse é o tema da reportagem produzida pela RTV Unicamp, a partir da tese de doutorado da pesquisadora Lívia Aquino. Esse trabalho é a terceira entrevista da série Fotografia Plural (acesse o link). 

Fotografia Plural mostra resultados de pesquisa em que a fotografia é o objeto de estudo. São resultados de trabalhos de mestrado, de doutorado, de publicações de livros e de pesquisas pontuais que abordam a fotografia em suas diferentes formas de concepção, produção e aplicação.

É a partir dessas inúmeras possibilidades de interpretação da fotografia que se estrutura essa nova produção da RTV-Unicamp. “Com base em pesquisas já concluídas, o assunto é retomado e ressignificado com o olhar no presente”, afirma o jornalista e idealizador do projeto, Amarildo Carnicel.

Com duração de seis minutos, a reportagem dá voz ao autor da pesquisa e ganha em conteúdo com a narração baseada em fontes escritas e visuais em que as imagens vão muito além da mera ilustração. A proposta é manter a série com a realização de novas reportagens

Sobre essa série assista à reportagem sobre fotofilmes. Assista também ao vídeo sobre fotobiografias