Parceria com o Serpro dota Unicamp
de equipamentos de alto desempenho

14/12/2015 - 13:19

/
Videoconferência no CCUEC

Videoconferência no CCUEC

José Raimundo de Oliveira, do CTIC

José Raimundo de Oliveira, do CTIC

Alvaro Crósta, coordenador da CGU

Alvaro Crósta, coordenador da CGU

Videoconferência no CCUEC

Videoconferência no CCUEC

A equipe do Serpro em Brasília

A equipe do Serpro em Brasília

A Unicamp celebrou nesta segunda-feira (14) a assinatura de um convênio com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Trata-se da primeira parceria entre as duas instituições. O acordo prevê a doação de três conjuntos de equipamentos de alto desempenho para a montagem de laboratório de pesquisa a fim de desenvolver tecnologias de computação em nuvem. Esse convênio vem sendo discutido desde janeiro deste ano. 

O acordo foi assinado via teleconferência pelo coordenador geral da Universidade no Centro de Computação (CCUEC), professor Alvaro Crósta, e pelo presidente do Serpro, Marcos Vinicius Ferreira Mazzoni, em Brasília. As cópias do convênio serão trocadas para finalizar a assinatura do convênio.

Ficou acordado que o Serpro poderá utilizar 50% da capacidade do laboratório para experimentação de novas tecnologias. Os equipamentos, já usados, estão estimados em aproximadamente R$ 2 milhões e ficarão sob a guarda do CCUEC, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e do Instituto de Computação (IC). A expectativa é que eles estejam em funcionamento até meados do ano que vem.

Alvaro Crósta afirmou, durante videoconferência, que essa é uma parceria de alto interesse estratégico para a Unicamp. A contrapartida é o desenvolvimento de pesquisa e aporte de conhecimento acadêmico. Será um trabalho colaborativo com o Serpro, que atua com as bases de dados do governo federal. Crósta reforçou que a área de TI tem a ver com o DNA da Unicamp e que portanto é sobremodo oportuno celebrar esse convênio com o Serpro. "Certamente o acordo renderá bons frutos meidante essa parceria", assinalou. 

A Universidade viabilizará o desenvolvimento de pesquisas e testes através de técnicos, pesquisadores, alunos (de graduação e de pós-graduação), professores e interessados que tenham qualificação, informou o professor José Raimundo de Oliveira, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unicamp. De acordo com ele, esses equipamentos estão em bom estado e possuem alta capacidade de processamento e de armazenamento.

O Serpro manifestou o interesse de acelerar a participação das start-ups no Brasil com o know how também da Unicamp, o que deve conferir ainda maior credibilidade aos projetos. O seu presidente, Marcos Vinicius, salientou que Campinas sempre foi uma referência para o órgão, tanto na área de software livre como de inovação. “Teremos uma inovação aberta com uma Universidade que de fato tem experiência. Agradecemos pela oportunidade de construir essa parceria”, comentou.