Sem limites, novo livro de Orlando Furlan

16/12/2015 - 11:31

Alvaro Crósta prestigia o lançamento

Alvaro Crósta prestigia o lançamento

Orlando autografa livro para Luis A. Magna

Orlando autografa livro para Luis A. Magna

O segundo livro de Orlando

O segundo livro de Orlando

Plateia na DGA

Plateia na DGA

José Tadeu Jorge prefaciou o livro

José Tadeu Jorge prefaciou o livro

“Nossos limites mentais muitas vezes são restritivos ao nosso potencial de crescimento. Entretanto, quando nos deparamos com o poder do potencial existente em nosso interior, vislumbramos um futuro com otimismo e cheio de esperança.” Este fragmento de texto foi extraído do livro Sem Limites: O Poder de Viver seu Potencial. De autoria de Orlando Furlan, a obra foi lançada nesta quarta-feira (16) no auditório da Diretoria Geral de Administração (DGA). Recentemente empossado gestor da Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp, Orlando teve o livro patrocinado pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), mediante edital de 2015. O trabalho resultou em dez capítulos e 168 páginas. Foi prefaciado pelo reitor da Universidade, professor José Tadeu Jorge, que esteve no lançamento juntamente com o coordenador geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, com o pró-reitor de Graduação, professor Luis Alberto Magna, e com o chefe de Gabinete, professor Paulo César Montagner. Foram confeccionados 1.000 exemplares. O público alvo é a comunidade universitária, principalmente funcionários, alunos e interessados. Orlando atua como professor universitário fora da Unicamp e como palestrante. Leia a seguir entrevista dele ao Portal Unicamp. 

Portal - O que você aborda nesse livro?
Orlando - Eu enfoco o poder de viver o potencial de cada um, sem limites. Procuro difundir o meu conhecimento com o intuito de contribuir com as pessoas para o seu crescimento pessoal, profissional e familiar. Espero que os leitores desvendem novas possibilidades de crescimento. Este é o meu propósito de vida. 

Portal – Qual conjunto de temas você discute? O potencial que você trata no livro é o potencial no trabalho?
Orlando - Eu procuro “abrir a cabeça” das pessoas, pois todos temos um potencial dentro de nós que precisa ser desenvolvido para o crescimento de cada um. Para isso, eu trato de alguns tópicos, os quais eu chamo de DEZ PODERES. São eles o poder do propósito, o poder do autoconhecimento, o poder do elástico, o poder das trocas, o poder do espelho, o poder da expansão, etc. Em cada capítulo, eu exponho um poder que creio que os leitores, fazendo uso deles, poderão crescer e transformar os seus potenciais em algo prático. Abordo o potencial em todas as esferas da vida.

Portal - E onde afinal está o potencial das pessoas?
Orlando - Eu explico com uma história: os antigos deuses da Grécia estavam reunidos e ficaram refletindo como iriam esconder o potencial humano para que eles não crescessem e não ficassem com os mesmos potenciais deles. A primeira proposta foi pegar o potencial e jogar no fundo do mar, mas veio alguém e falou que aquilo não daria certo, pois o ser humano iria chegar ao fundo do mar. Outro sugeriu que o potencial fosse colocado em cima das mais altas montanhas. Mas veio alguém e disse que o ser humano chegaria às montanhas. Outro ainda trouxe a terceira proposta: esconder o potencial na lua, mas veio alguém e afirmou que um dia o homem também chegaria à lua. Depois de muitas conjecturas, eles chegaram à conclusão de que o melhor lugar para colocar o potencial seria dentro do próprio ser humano.

Portal - O que isso quer dizer então?
Orlando - Quer dizer que, no dia a dia, tão atarefado com os afazeres, muitas vezes o homem não olha para dentro de si e então não consegue enxergar o seu próprio potencial. E assim acontece conosco também. Muitas vezes os nossos limites, que são impostos mentalmente, nos restringem. Então vejo que precisamos rompê-los para crescer, desenvolver, a fim de alcançar o que talvez hoje nós acreditamos ser impossível. 

Portal - Qual é o maior inimigo das pessoas para que não enxerguem seus potenciais?
Orlando - É o modelo mental que elas desenvolvem. Recebemos o nosso modelo mental na própria família, na educação que tivemos, nas amizades que desenvolvemos, nas leituras e naquilo que fomos capazes de absorver. Tudo isso monta o nosso modelo mental e este modelo tanto pode ser altamente restritivo como pode ser desenvolvido com liberdade. Se quebradas as barreiras, ele também pode ser extremamente motivador para que consigamos transpor todas as prováveis barreiras. 

Portal - Você publicou outros livros?
Orlando - Esse é o meu segundo livro como autor. O primeiro foi Atitude Vencedora faz toda Diferença. Agora pretendo publicar, no ano que vem, um novo livro, com o título provisório Três em Um. A ideia é introduzir poesia ou prosa, receita culinária e reflexões para 31 dias do mês. Acho que o público vai gostar, pois os três ingredientes combinam.