Unicamp perde Furio Damiani

27/01/2016 - 15:45

Furio DamianiFaleceu na terça-feira, dia 26, o professor aposentado Furio Damiani, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Tinha 72 anos e era casado com Maria Virginia Damiani. Deixa três filhos. O funeral foi realizado no final da tarde desta quarta (27), no Crematório Municipal de Campinas.

Furio Damiani foi um dos precursores da microeletrônica nacional. Veio da USP para a Unicamp em 1974. Ajudou a estruturar a Faculdade de Engenharia Elétrica e, no então Laboratório de Eletrônica e Dispositivos (LED), projetou e construiu um implantador de íons. Damiani tornou-se referência dentro do Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica (DSIF) da FEEC. Ele, que publicou inúmeros artigos científicos, viveu um estágio diferente na carreira. Aos 66 anos, poderia já estar aposentado, mas relutava, como mostrou o Jornal da Unicamp, em 2009, em deixar seu conhecimento guardado em casa e empenha-se em atividades de laboratório, junto a alunos de agora, crescidos na cultura do videogame.

Furio Damiani possuía graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado (1976) e doutorado (1982) em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Aposentou-se como MS-5 pela Unicamp, onde era professor colaborador da FEEC. 

 

Comentários

Furio foi meu professor no curso de Engenharia Elétrica. Eu, da turma de 93 juntamente com meus colegas, sentimos profundamente a perda deste que foi um grande mestre e pensador.

Furio sempre foi conectado aos seus alunos, comprometido com a excelência do saber, da transferência de conhecimento e da experimentação científica, virtudes e habilidades que exercitamos amplamente nas aulas de laboratório.

Furio sem dúvida deixa sua marca e um legado importante para a história da FEEC e do Brasil, mas também para seus ex-alunos que consigo levam um pouco de seu conhecimento transferido e de seu modo de pensar... Furio Damiani segue conosco...

Com pesar, ficam as saudades do professor.

Email: 
fjunqueira@gmail.com

É com pesar que li esta notícia. Estudei Eng. Elétrica na década de 80 e o Furio foi nosso professor de eletrônica, eu pegava carona com ele frequentemente para voltar para Barão Geraldo e tinhamos longas conversas sobre eletrônica, a situação da ciência no Brasil e diversos outros assuntos. Depois fui aluno de mestrado e doutorado no mesmo departamento no qual o Furio era professor. Ficam aqui meus sentimentos.
Augusto, EE83.

Email: 
aredolfi@hotmail.com