Professoras da Dedic Unicamp começam
especialização na Faculdade de Educação
26/02/2016 - 07:13
- Text:
- Images:
Uma iniciativa inédita de parceria entre a Faculdade de Educação (FE) e a Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic) Unicamp está garantindo a realização de um curso de especialização, modalidade extensão, com o tema "Educação de Crianças e Pedagogia da Infância" inicialmente para 40 professoras do sistema de educação da universidade. A aula inaugural, bem como a solenidade de abertura, foi na tarde desta quinta-feira, 25, no auditório da FE.
Participam do curso professoras do Centro de Convivência Infantil (CECI), da Creche da Área da Saúde (CAS) e do Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (Prodecad). O reitor José Tadeu Jorge, presente à cerimônia, destacou que a realização do curso é a continuidade de um processo iniciado em sua gestão, que interrompeu uma operação de desmonte da educação infantil que vinha em curso na Unicamp.
Tadeu Jorge citou ações para a valorização da Dedic como a recomposição do quadro de professoras e o processo de credenciamento das creches da universidade. A especialização, durante o período de trabalho, atende inclusive, de acordo com o reitor, à exigência de implementação de um terço da jornada de trabalho para a formação e o planejamento do professor. O reitor ainda enfatizou que o sistema de educação infantil da Unicamp deve servir como modelo para as gestões públicas."Estamos fazendo isso pelas nossas crianças, pela qualificação do trabalho com as nossas crianças", disse.
Sob a coordenação da professora Adriana Momma, da FE, o curso terá 405 horas, subdivididas em cinco eixos: fundamentos da educação com crianças, gestão e pesquisa, cotidiano e ação pedagógica, educação e diferença, seminário de pesquisa. A elaboração da proposta do curso foi resultado das discussões de um grupo de trabalho, com a paticipação de docentes de várias unidades da Unicamp. As discussões se deram na Comissão Permanente de Formação de Professopres (CPFP), ligada à Pró-reitoria de Graduação (PRG). Serão 23 docentes, 20 deles da própria Unicamp, dois da Prefeitura Municipal de Campinas e um da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
A professora da Dedic, Zilda de Oliveira Farias, ressaltou a conquista histórica para a educação infantil da universidade. "A qualidade da educação começa nas creches", afirmou. A diretora geral da Dedic, Cristiane Tourinho, comemorou: "a universidade está nos dando tudo e as crianças agradecem. Nós precisamos estudar cada vez mais para entender a criança que está chegando para nós".
O coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, também exaltou a importância das creches públicas. "Vamos cuidar neste curso de aspectos importantes na educação infantil que são negligenciados. Vamos dar o exemplo que vai repercutir em todo o sistema público".
Também participaram da cerimônia os pró-reitores de Graduação, Luis Alberto Magna; de Extensão, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; de Pesquisa, professora Gláucia Pastore; a vice-presidente da CPFP Eliana Ayoub; o diretor da FE, Luiz Carlos de Freitas, e Maria Aparecida Quina de Souza, coordenadora da DGRH. A professora Ana Lúcia Goulart de Faria, da FE, enviou um vídeo de boas-vindas. No intervalo entre a aula inaugural com o professor Luiz Carlos de Freitas e a cerimônia de abertura do curso houve uma apresentação circense.