Unicamp participa do Interconnect2016 e
tem o projeto mais promissor segundo a IBM

02/03/2016 - 13:26

O desafio OpenPOWER em Las Vegas

Juliana e o professor Rodolfo

A Unicamp acaba de ganhar o OpenPOWER Challenge no evento IBM Interconnect2016 realizado na última semana (de 21 a 25) em Las Vegas, Estados Unidos. A aluna do curso de Ciência da Computação da Unicamp Juliana Rodrigues, orientada pelo professor do Instituto de Computação (IC) Rodolfo Azevedo, foi a única representante (entre seis universidades) da América Latina. O evento convidou apenas seis universidades no mundo, entre elas a Unicamp, duas universidades chinesas, duas norte-americanas e uma holandesa. Foram 24 mil participantes ao todo. Leia mais.

O objetivo do challenge (desafio), que acontece anualmente, é que alunos aproveitem a infraestrutura da IBM bem como de membros da OpenPOWER Foundation para desenvolver um ecossistema de soluções de TI baseado no processador IBM Power. A ideia é impulsionar a inovação em termos de big datas, computação técnica e serviços em nuvem, resolvendo problemas de pesquisa e negócios do mundo real através de projetos especializados.

Juliana foi a Las Vegas custeada pela IBM e apresentou um projeto sobre as atividades desenvolvidas na Unicamp. Ela falou sobre Cloud Computing, ou seja, uma nuvem de computação (termo usado para o tipo de computação feita fora do seu ambiente, na Internet). “O projeto da Unicamp foi considerado o mais promissor e o que mais mostrou resultados”, contou.

IBM e Unicamp
A Unicamp possui um laboratório de atividade conjunta com a IBM desde 2004 – junto com Linux Tecnology Center da IBM Brasil, sediado no IC. Alguns anos depois, ele passou para o prédio da Inovasoft. No ano passado, surgiu a oportunidade de participar da OpenPOWER Foundation.

No momento, o Linux Tecnology Center está desenvolvendo uma infraestrutura de código aberto para fornecer o serviço de Cloud, com o processador POWER e o sistema operacional baseado em Linux. “Temos os serviços de Cloud, que também são código aberto, e estamos liberando cada vez mais aplicações”, revelou o docente.

Segundo ele, a Unicamp tem vários projetos sendo hospedados na Universidade. “Nossa intenção é sempre ligada ao software livre. Temos uma distribuição de Linux compilada aqui. Então outras pessoas do mundo podem utilizar o repositório da Unicamp, que é um repositório primário.”

A Unicamp e a IBM firmaram parcerias ultimamente que envolvem dois projetos principais: uma MiniCloud pública da Unicamp, com infraestrutura da IBM Power Systems®, e a participação da universidade no consórcio OpenPOWER Foundation. A MiniCloud da Unicamp oferece acesso gratuito às máquinas virtuais IBM Power Systems® para usuários acadêmicos e para a comunidade Open Source. Este ambiente está disponível para desenvolvimento, testes ou migração de aplicações. A MiniCloud utiliza o IBM PowerKVM™, solução de virtualização aberta que dá suporte à execução a máquinas virtuais em um único servidor, a partir do sistema operacional Linux.

A IBM é uma das maiores empresas de tecnologia de informação do mundo, é líder em serviços, criação e desenvolvimento das mais avançadas tecnologias de informação da indústria, incluindo sistemas de computadores, software, sistemas de rede, dispositivos de armazenamento e microeletrônica. “Hoje ela está direcionando seu perfil para maior ênfase em venda de soluções e serviços”, pontuou Rodolfo Azevedo.