Escola de Educação
Corporativa é inaugurada
03/03/2016 - 11:15
- Text:
- Images:
- Images Editor:
O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge inaugurou na tarde de quarta-feira (2) a Escola de Educação Corporativa da Universidade (Educorp). A sessão solene ocorreu no auditório da Escola e recebeu a presença de autoridades, professores, funcionários e alunos. Compuseram a mesa da solenidade, além de Tadeu Jorge, o coordenador geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta; o chefe de gabinete da reitoria, Paulo Cesar Montagner; e o diretor executivo da Educorp, Maurício Calixto de Andrade. Como extensão da mesa: a pró-reitora de Pesquisa, Glaucia Maria Pastore; o pró-reitor de Graduação, Luís Alberto Magna; o chefe de gabinete adjunto, Osvaldir Pereira Taranto; e a assessora técnica da Educorp, Rosane Pereira Garcia Prado.
De acordo com Maurício Calixto, a Educorp é uma evolução da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU). “Ela vem para qualificar mais amplamente os servidores técnicos administrativos e pesquisadores da Universidade”, disse. A Escola é baseada no conceito de "trilhas de aprendizagem", que é um conjunto integrado e sistêmico de ações de desenvolvimento que recorrem a múltiplas formas de aprendizado. Tem como finalidade a produção de conhecimento necessário para o alcance de competências requeridas para o desempenho dos diferentes níveis e funções que viabilizarão o alcance dos objetivos estratégicos institucionais. “A Educorp é um importante legado para a Universidade, não só pelas oportunidades que concede aos servidores, mas porque essa qualificação vai levar a um melhor desempenho, conduzindo a Universidade, consequentemente, a posições nacionais e internacionais de maior destaque e relevância”, afirmou.
Em seu discurso, o reitor José Tadeu Jorge enfatizou o papel de todos os envolvidos, tanto no desenvolvimento do projeto da Educorp, quanto na construção da estrutura que abriga a nova Escola. Ressaltou também a importância do papel do órgão para viabilizar uma importante meta. “A Educorp nos coloca num novo patamar, dando a possibilidade de que todo funcionário da Unicamp passe todo ano por algum programa de atualização de conhecimento”, apontou.
A estrutura da Educorp conta com um auditório, com capacidade para 80 pessoas; dois laboratórios de informática para até 12 pessoas; três salas multiuso para até 60 alunos; duas salas de idiomas para até 16 pessoas; duas cozinhas; dois espaços culturais; uma sala de apoio; além da área administrativa. A Escola está ligada ao gabinete do reitor e vai ocupar o piso térreo e o primeiro andar do prédio, que fica na rua Saturnino de Brito, 323, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.
José Antenor Pomilio, o primeiro diretor da APFU, criada em 1999, foi convidado a descerrar a placa de inauguração da Escola. Ele lembrou que foi convidado pelo então reitor Hermano Tavares para criar a APFU. “Foi um trabalho de identificar que tipo de treinamento e de formação as pessoas precisavam. Buscamos mecanismos para identificar essas demandas. Então, tornar-se uma escola de educação corporativa é um caminho natural. Tenho um grande sentimento de paternidade pela Educorp”, disse. Após o descerramento da placa, Maurício Calixto apresentou as instalações da nova Escola ao reitor José Tadeu e ao coordenador geral Alvaro Crósta.
Comentários
Gratidão
Sou aluno do curso de GPO (especialização) da Educorp desde 10/2015 quando ainda era AFPU. O que mais me chamou atenção foram as melhorias na estrutura predial, a localização privilegiada (em frente ao RS), as modernas instalações e a qualidade de ensino proporcionada pelos excelentes professores, cuidadosamente escolhidos, com muito carinho e inteligência pelos organizadores. Parabéns a todos os envolvidos por esta conquista. Desejo muito sucesso e que continuem evoluindo a fim de proporcionar cada vez mais oportunidade de crescimento profissional para todos que buscarem.