Revista Exame destaca popularidade de
curso da Unicamp oferecido pelo Coursera
29/03/2016 - 14:51
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:

A revista Exame acaba de publicar lista fornecida pelo Coursera – plataforma de ensino online e gratuito – com os 10 cursos sobre negócios mais populares entre os usuários brasileiros e que traz o curso “Empreendedorismo e as competências do empreendedor”, oferecido através da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), na terceira colocação. Este curso foi criado pelo professor Paulo Lemos, do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG), e já aparecia em segundo lugar na lista dos 10 mais populares do Coursera em 2015 no Brasil, divulgada em dezembro – nela consta em quinto lugar outro curso da Unicamp, “Como criar um aplicativo para iPhone”, idealizado pelo professor Eduardo Galembeck, do Instituto de Biologia (IB).
O curso de Paulo Lemos foi aberto no segundo semestre do ano passado, com 7 mil alunos matriculados de mais de 60 países de todos os continentes. Os estudantes tiveram a oportunidade de compreender quais são as habilidades e competências que um empreendedor deve criar e desenvolver para viabilizar um novo empreendimento, tais como conhecimento, interação, inovação, tomada de decisão, gestão organizacional e crescimento. “Creio que o formato do curso ajudou muito para a sua popularidade. É um curso bastante dinâmico, com uma metodologia específica e muito usada no ensino de empreendedorismo, que é a de colocar os alunos com empreendedores bem sucedidos contando suas experiências”, afirma o professor.
Outro aspecto ressaltado por Lemos é a questão da linguagem, com um design feito para manter o rigor acadêmico e, ao mesmo tempo, ser suficientemente acessível para vários públicos. “O quadro de alunos é bem diversificado, composto não só por quem deseja montar um novo negócio, como para quem já está dentro da empresa e quer melhorar as suas práticas. Diante dessa competitividade exacerbada na contemporaneidade, as empresas têm que ser ágeis, dinâmicas e engajar seus funcionários – são valores de empreendedorismo para alcançar uma performance melhor.”
Até o momento, o curso “Empreendedorismo e as competências do empreendedor” já teve cerca de 600 concluintes e quase 200 adquiriram o certificado (que é cobrado, enquanto o acesso às aulas é gratuito). Como os módulos foram desenhados para atendimento sob demanda, as inscrições podem ser feitas a qualquer momento pelo site. “Um aspecto importante é que o curso vem sendo muito bem avaliado pelos alunos, com nota média de 4,7 em 5 pontos. Entre os concluintes, a avaliação mínima é a de regular, enquanto mais de 90% consideram bom ou ótimo.”
Uma última observação de Paulo Lemos é que as universidades de pesquisa, tradicionalmente voltadas para as áreas científicas e tecnológicas, estão aumentando cada vez mais a oferta de conteúdos de qualidade sobre gestão e negócios. O Coursera, fundado por professores da Stanford University dentro do princípio dos Moocs (Massive Open Online Courses), conta com 12 milhões de usuários no mundo – cerca de 500 mil no Brasil – e disponibiliza mais de 1.000 cursos oferecidos por instituições de renome como a própria Stanford, Yale, Princeton, Michigan, Londres, Genebra e Autônoma de Barcelona. Em setembro de 2014 foram anunciadas as parcerias com Unicamp, USP e Fundação Lemann, para a oferta de cursos em português. Segundo a Exame, já temos o 5º maior público no site, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido.