Equipe da Unicamp conquista 1° lugar em
competição latino-americana de robótica

13/07/2016 - 14:53

/
O robô 'Piranha'

O robô 'Piranha'

Estudantes da Unicamp, integrantes da Phoenix

Estudantes da Unicamp, integrantes da Phoenix

A Equipe Phoenix, equipe de robótica composta por alunos da Unicamp, conquistou o primeiro lugar na categoria Trekking do 12° Winter Challenge, uma das maiores competições de robôs da América Latina. Mais de mil competidores e cerca de 500 robôs do Brasil e de vários países latino-americanos participaram do evento, realizado entre os dias 7 e 10 de julho em São Caetano do Sul pela empresa Robocore. Para esta edição, a equipe da Unicamp com 45 alunos. Eles desenvolveram nove robôs, que disputaram sete categorias de combates.  

Destaque na competição, o robô Piranha, projetado pela Phoenix, alcançou o primeiro lugar na categoria Trekking, disputa em que o objetivo é atravessar uma área determinada, alcançando marcos de forma totalmente autônoma (sem ajuda de controle remoto de comunicação ou fio) no menor tempo possível. "Ainda no primeiro dia, o Piranha foi o primeiro robô a completar o percurso, superando o recorde anterior, de 1 minuto e 6 segundos. Nos outros dois dias, ele ainda conseguiu quebrar seu próprio tempo duas vezes e criou uma nova barreira para ser ultrapassada pelos concorrentes, chegando à vitória em incríveis 41 segundos, menos da metade do tempo do segundo colocado dessa edição do evento", destacou o capitão da Phoenix, André Luís Guerra Nascimento, aluno do 4° ano de Engenharia Mecânica da Unicamp.    

Segundo o estudante, com esse resultado, o projeto de robótica da Unicamp atinge o nível apresentado nas principais competições internacionais, abrindo portas para a engenharia brasileira e da Unicamp. "O projeto, desenvolvido inteiramente por alunos de graduação, utiliza aprendizado de máquina (machine learning) e processamento de imagem, técnicas de ponta, de áreas em foco na computação internacional e usadas em tecnologias revolucionárias, que fazem parte do dia a dia de bilhões de pessoas. Isso demonstra que o Brasil se mantém junto à fronteira do conhecimento internacional. Nessa competição, a Equipe Phoenix apresentou seu melhor desempenho até agora, validando diversos projetos e chegando próxima ao pódio em várias categorias e confirmando a capacidade dos alunos universitários no desenvolvimento de projetos de engenharia", ressalto André Nascimento.   

Referência nacional em competições de robótica, a Equipe Phoenix reúne alunos de graduação de diversos cursos da Unicamp, especialmente da Engenharia Mecânica, Computação, Mecatrônica e Elétrica. O objetivo principal é a inovação e o  desenvolvimento de tecnologia própria por meio de projetos para competições de robótica.