Unicamp participa
do Festival da Lua

14/09/2016 - 14:23

/
Festival da Lua: ideogramas

Festival da Lua: ideogramas

Bolinhos da Lua

Bolinhos da Lua

Flauta Dizi

Flauta Dizi

O músico Alfredo Rezende

O músico Alfredo Rezende

O professor Bruno De Conti

O professor Bruno De Conti

O grupo de tai chi chuan

O grupo de tai chi chuan

Professora Gao durante abertura do evento

Professora Gao durante abertura do evento

Público que compareceu ao Festival da Lua

Público que compareceu ao Festival da Lua

Apresentação musical

Apresentação musical

Festival da Lua na China, comemoração no Brasil. A data tradicionalmente festejada no 15º dia do 8º mês de cada ano, segundo o calendário lunar chinês, é momento em que a Lua está mais próxima do Sol. Neste 2016, caiu exatamente nesta quarta-feira (14), quando foram abertas festividades na Unicamp, programadas pela instituição e pelo Instituto Confúcio. Ao longo de uma semana, será realizada uma série de atividades da tradição chinesa.

O professor Bruno De Conti, coordenador do Instituto Confúcio da Unicamp, explicou que nesse dia os chineses comem bolos da Lua (bolos redondos cheios de açúcar, gergelim e especiarias). Pela tradição, esses bolos são cortados e distribuídos a cada membro da família. Se alguém não estiver presente, uma fatia é reservada a ele, em memória da cultura chinesa. Bruno afirmou que na Unicamp “o festival está sendo comemorado entre amigos e a data também marca o nascimento do pensador Confúcio”.

Bolinhos da Lua foram oferecidos graciosamente aos participantes do evento, que também foram presenteados com palavras do ideograma chinês. O grupo de música chinesa Ensemble Gaoshan Liushui ajudou a atrair público. Guitarra chinesa, flauta Dizi e violino de espiga, tudo escolhido especialmente para integrar o ritual típico. O violino de espiga, por exemplo, de origem mongol, tem apenas duas cordas e o arco fica preso entre elas, conforme Alfredo Rezende, músico graduado pela Unicamp. "É muito prazeroso poder participar de um festival chinês", garantiu Alfredo.

Durante ainda a abertura do evento, houve quatro manifestações musicais e apresentação de um grupo de tai chi chuan. De segunda a sexta-feira (19 a 23 de setembro), haverá uma mostra de filmes chineses no auditório do Instituto de Artes (IA). Serão acompanhados de legenda em português. Também está previsto o Fórum Cinematográfico Brasil-China no dia 22, a partir das 9 horas. “Convido toda a comunidade para conhecer e prestigiar essa programação”, incentivou o professor Bruno De Conti, que é docente do Instituto de Economia (IE).

Veja os filmes

Monkey King: the hero is back (西游记之大圣归来) - 2015
Diretor: Tian Xiaopeng

Confucius (孔子) - 2010
Diretora: Hu Mei

Mountain Buddah (观音山) - 2010
Diretora: Li Yu

Walk to school (走路上学) - 2009
Diretor: Peng Chen

The Grandmaster (一代宗师) - 2013
Diretor: Wong Kar-Wai