Os efeitos da poluição luminosa para a astronomia

O primeiro episódio da série Cidades, do podcast Oxigênio, aborda a Poluição Luminosa, fenômeno causado pelo excesso de luzes nas casas, edifícios e ruas e pelo escape de iluminação, impedindo a visão do céu noturno e dos astros. A poluição luminosa pode afetar a saúde humana, colocar em risco a biodiversidade e gerar custos para as cidades.

Este é o primeiro episódio do Astrocity, um podcast criado por Dimítria Coutinho, Greta Garcia, Bárbara Fernandes, Juliana Stern e Bárbara Paro, alunas do Curso de Especialização em Jornalismo Científico do Labjor/Unicamp. A edição do roteiro foi feita pela coordenadora do Oxigênio (Labjor), Simone Pallone. A edição do podcast ficou a cargo de Dimítria Coutinho, que dividiu a apresentação com Greta Garcia. As entrevistas foram realizadas por Bárbara Fernandes e Bárbara Paro.

Os entrevistados do episódio são Tânia Dominici, astrofísica e pesquisadora do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Thiago Gonçalves, astrofísico da Sociedade Astronômica Brasileira.

Este foi o primeiro episódio da série Cidades, desenvolvida pelos alunos da XII edição do Curso de Especialização em Jornalismo Científico. O curso é oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica (Instituto de Geociências) e o Departamento de Multimeios (Instituto de Artes).

twitter_icofacebook_ico