Ocupação da cidade para o bem-estar

Ocupar os espaços públicos garante sua manutenção, segurança e melhorias. A atividade física é fundamental para a saúde. Para algumas condições crônicas, como o diabetes, a prática de exercícios é ainda mais relevante. Unir a atividade física para a prevenção e tratamento do diabetes ao interesse em ocupar a cidade é o que fazem dois dos entrevistados deste episódio. Emerson Bisan é maratonista e preparador físico e membro do Instituto Correndo pelo Diabetes, do qual também faz parte Bruno Helman. As jornalistas Letícia Naisa e Ludimila Honorato, alunas do curso de Especialização em Jornalismo Científico do Labjor, entrevistaram também outros três convidados: Priscila Gonçalves, professora de Educação Física e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida da PUC-Paraná, Flávia Pisano, que participa do programa de corrida do Instituto Correndo pelo Diabetes, e Vitor Painelli, mestre e doutor em Ciências pela EEFE-USP e pesquisador nas áreas de treinamento físico, saúde e nutrição esportiva. As entrevistas e a apresentação foram feitas por Letícia e Ludimila. A edição é de Richard Paião, bolsista do Serviço de Apoio ao Estudante.

Este foi o segundo episódio da série Cidades, desenvolvida pelos alunos da XII edição do Curso de Especialização em Jornalismo Científico. O curso é oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica (Instituto de Geociências) e o Departamento de Multimeios (Instituto de Artes).