Olho seco: estudo alerta para alta prevalência da doença entre jovens

Edição de áudio

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp mostra que jovens estão mais expostos a fatores associados à doença do olho seco – que envolve sintomas de desconforto ocular e flutuações na visão.

Publicado recentemente na Revista Plos One, o estudo realizado com 2.140 estudantes universitários, entre 23 e 25 anos de idade, revela que a prevalência da doença entre eles é maior do que a observada na população acima dos 40 anos.

Quem dá mais detalhes sobre os resultados obtidos é a professora colaboradora do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FCM e coordenadora da pesquisa, Mônica Alves, que estima que mais de dois milhões de estudantes universitários brasileiros podem estar sofrendo com a doença atualmente.