Skip to main navigation
Main superior
ÁREA DE SAÚDE
Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo
Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação - Cepre
Centro de Hematologia e Hemoterapia - Hemocentro
Centro de Saúde da Comunidade - Cecom
Hospital da Mulher - CAISM Unicamp
Hospital de Clínicas da Unicamp
Hospital Estadual Sumaré
FACULDADES E INSTITUTOS
Faculdade de Ciências Aplicadas
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências Médicas
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação Física
Faculdade de Enfermagem
Faculdade de Engenharia Agrícola
Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Faculdade de Engenharia de Alimentos
Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Faculdade de Engenharia Mecânica
Faculdade de Engenharia Química
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Faculdade de Tecnologia
Instituto de Artes
Instituto de Biologia
Instituto de Computação
Instituto de Economia
Instituto de Estudos da Linguagem
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Instituto de Física "Gleb Wataghin"
Instituto de Geociências
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Instituto de Química
INGRESSO
Concursos Funcionários
Concursos Professores
Estágios
Vestibular
TRANSPARÊNCIA ATIVA
INFORMAÇÕES PARA...
Alunos
Funcionários
Professores
Visitantes
Menu Superior Direito
En
Loca
Inst
Lin
You
Face
Twit
Busca
Main menu
A Universidade
Administração
Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan)
Coordenadoria Geral da Universidade (CGU)
Diretorias Executivas
Diretoria Geral de Administração
Diretoria Geral de Recursos Humanos
Prefeitura Universitária
Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU)
Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC)
Pró-reitoria de Graduação (PRG)
Pró-reitoria de Pesquisa (PRP)
Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Reitoria
Secretaria Geral
Campi
Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas - CPQBA
Colégio Técnico de Campinas - COTUCA
Colégio Técnico de Limeira - COTIL
Faculdade de Ciências Aplicadas
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Faculdade de Tecnologia
História
Logotipo
Transparência Ativa
Ensino
Ensino Técnico
Técnico de Campinas
Técnico de Limeira
Técnico de Piracicaba
Graduação
Cursos
Diretoria Acadêmica
Regimento Geral dos Cursos de Graduação
Pró-reitoria de Graduação (PRG)
Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG)
Pesquisa
Agência de Inovação - Inova Unicamp
Anuário Estatístico
Centros e Núcleos
Pró-reitoria de Pesquisa (PRP)
Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa de Mestrado e Doutorado
Portal do Docente e Pesquisador
Regimento Geral de Pós-graduação
Sistema de Informação de Pesquisa e Extensão
Extensão e Cultura
Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC)
Agência de Inovação - Inova Unicamp
Centro Cultural de Inclusão e Integração Social
Diretoria de Cultura
Empreendedorismo
Escola de Extensão da Unicamp
Espaço Cultural Casa do Lago
Galeria de Arte
Guia Cultural Unicamp
Incubadora de Empresas da Unicamp - Incamp
Museu Exploratório de Ciências
Observatório de Direitos Humanos
Unicamp de Portas Abertas - UPA
Mídia & Comunicação
Atendimento à Imprensa
Clipping
Mídias Sociais
Notas e Comunicados
Ouvidoria
Secretaria Executiva de Comunicação (SEC)
Serviço de Informações ao Cidadão - SIC
Teses
Teses
Todas as teses
Divulgue sua tese
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
"A contribuição da psicologia na gestão esportiva a partir de Jacob Levy Moreno: o psicodrama como mediação da consciência de si e da resolução de conflitos na dinâmica da formação e do desempenho esportivo”"
"A organização do trabalho coletivo na escola: fatores que facilitam ou dificultam o processo"
"A UPE UNE O PARANÁ: (RE) Organização do movimento estudantil paranaense (1974-1985)"
"Agora estávamos juntas": tecituras e imagens de um projeto político pedagógico na educação infantil
"Avaliação da qualidade de cursos de licenciaturas na modalidade a distância na percepção de seus estudantes"
"Di menor": filosofia da diferença, dobras, imagens e passagens entre vozes marginais da cidade e a Fundação CASA
"Direito à educação, educação infantil, infância e criança: pressupostos filosóficos, movimentos, ideias e lutas politicas de integração da educação infantil ao sistema nacional de educação"
"Entre rastros, pulsos e torções: coreografias fabuladas em corpos e coisas no espaço escolar."
"Eu não fui formada pra isso: representações sociais de professore sobre inclusão, diferenças e infância(s)"
"Eu não sou preto!": aspectos para pensar a construição do pertencimento étnico-racial na pré-escola
"Eu seguro minha mão na sua": teatro na educação e construção da identidade
"Financiamento da educação infantil no Brasil: descrição e análise da participação do governo federal no período de 2000 a 2016"
"Formação continuada de educadoras: impactos do "Programa Mesa Educadora para a Primeira Infância"
"Formulação da bonificação por resultados paulista: análise de arena e redes políticas"
"Gerencialismo e responsabilização: repercussões para o trabalho docente nas escolas estaduais de Ensino Médio de Campinas/SP"
"História oral de vida de ex-abrigados: narrativas de vidas possíveis"
"Humano, demasiado humano" - o espaço da concórdia no Campo Grande: sujeitos livres, ensinantes e aprendentes na educação dos sujeitos da modalidade EJA: adolescentes, jovens, adultos e idosos
"Mas leitura de Literatura não é só na aula de Língua Portuguesa, prô?": Desenvolvendo práticas pedagógicas de Geografia com o auxílio de textos literários
"Me ajuda a olhar": narrativas e experiências de uma professora de educação infantil em (trans)formação com a escrita
"Os lentes catedráticos e professores do ginásio de Campinas/SP - atual EE "Culto à Ciência" - trajetórias e obras (1896-1942)."
"Outras cartografias de viagem que as fotos realizam - percursos de (des)territorialização docente"
"Política pública educacional de ação afirmativa: Lei de Cotas – o caso brasileiro"
"Práticas administrativas de Almeida Júnior e expansão do ensino no estado de São Paulo entre 1935 e 1938"
"Processos de provimento, exigências e atribuições para os dirigentes escolares em contextos de reformas gerencialistas"
"Uma escola inclusiva: discurso de um coletivo singular."
(Des)encontros nas relações de ensino: os sentidos produzidos na prática pedagógica em um primeiro ano do ensino fundamental
(Meu) livro da vida acadêmica: registros e práticas entre o político, o pedagógico e a formação (continuada) da professora
(Re)descobrindo o prazer de ler: o incentivo à prática da leitura entre alunos do ensino fundamental 2
A aprendizagem mediada pelos jogos digitais: possibilidades e limitações no Ensino de Química
A arte como veículo para a formação humana: considerações sobre o trabalho de Jerzy Grotowski à luz da pedagogia histórico crítica
A arte de reler o vivido: narrativas pedagógicas de um professor musical
A arte escultórica Makonde moçambicana e o seu legado na contemporaneidade artística de Reinata Sadimba: aproximações possíveis com a Lei 10.639/03
A atividade de eletricistas em redes energizadas: trabalho real e mobilizações subjetivas no trabalho
A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico: entre as margens do prescrito e do realizado
A atuação de gestoras/es escolares da Rede Municipal de Ensino de Campinas na produção de currículos de gênero
A avaliação da aprendizagem na educação infantil: implicações no trabalho docente
A biblioteca e o arquivo feitos obra: a publicação das antologias do Bom Professor de Malba Tahan
A burocracia disputada – expedientes e rotinas no gerenciamento da instrução (Santa Catarina, 1911 – 1940)
A comunicação que emerge durante um cenário para investigação: desafios e aprendizagens docentes
A concepção de educação no pensamento de Gyorgi Lukács: categorias críticas e aproximações necessárias à compreensão da educação como direito humano
A construção do eu na relação com o outro: experiência emocional na educação infantil
A construção do sujeiro na teorica histórico cultural: desdeboramentos das concepções de personalidade e subjetividade para os contextos escolares
A contribuição da leitura para a emancipação da pessoa em privação de liberdade: caminhos e (im)possibilidades
A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação
A convivência em escolas de ensino médio: elaboração de instrumentos para avaliar a qualidade das relações interpessoais
A cooperação empresarial prol educação na América Latina
A cultura física e suas manifestações no litoral de Fortaleza (1925-1946): novos modos de se educar e de se divertir
A decolonialidade epistêmica dos movimentos culturais de matriz africana em Campinas: narrativas autobiográficas de identidade negra e diaspórica
A dimensão estética da experiência: aprendizados da professora
A distopia do mérito: desigualdades escolares no Ensino Médio brasileiro analisadas a partir do ENEM
A educação da consciência de si na interação humano/cristal
A educação de Surdos no Brasil de 1856 a 1961: manutenção e resistência ao ideário eugênico
A educação em liquidação: mercantilização, EaD e mutações no trabalho docente do ensino superior privado
A educação especial e inclusiva no plano nacional de educação 2014-2024: mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no Estado do Tocantins
A educação geral nos bacharelados interdisciplinares da UFABC e sua repercussão no mundo do trabalho
A educação na mídia impressa: um estudo comparado Brasil e Alemanha
A educação na prosa do modernismo: escola, docência e sociabilidades na ficção modernista de São Paulo
A educação segundo o princípio da natureza em Jean-Jacques Rousseau
A eleição de diretores e as possibilidades e os limites de democratização das escolas públicas na rede estadual de ensino do Paraná - 2016 a 2020
A empresa na escola: o projeto de vida no programa ensino integral do Estado de São Paulo e a formação do estudante no Ensino Médio
A escola para os pobres no Brasil: entre o social e o educacional
A escola que faz escola: inovações emancipatórias em uma escola pública de Educação Infantil
A escola que faz escola: inovações emancipatórias em uma escola pública de Educação Infantil
A escrita do professor sobre o texto do aluno: notas em um duplo lugar
A estrutura multiplicativa em avaliações de larga escala: o prognóstico de professores dos anos iniciais e o desempenho dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
A ética e o ensino da ética na educação superior no estado de São Paulo: concepções dominantes, matrizes curriculares hegemônicas e contradições teórico-práticas
A experiência da gestão e o retorno à sala de aula: dinâmicas afetivas e o poder de agir dos sujeitos
A filosofia da educação grega na constituição histórica da paideia cristã: matrizes conceituais comuns, teorias pedagógicas distintas e contradições epistemológicas e políticas
A formação da noção de força em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental: uma contribuição para o ensino de Ciências
A função social da escola: o foco na melhoria da convivência
A gênese da Ideologia da Modernização Conservadora e a Dialética da prática econômica a partir da obra de Carlos Augusto Taunay e suas relações com a Educação Agrária e Agrícola no Brasil
A gestão público-comunitária da educação como horizonte comum: a experiência comparada das ocupações das escolas de Santiago e São Paulo
A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche: diálogos possíveis
A guy being rich is like a girl being pretty”: Relações de gênero no cinema protagonizado por Marilyn Monroe
A ideologia da liberdade nas políticas e educacionais brasileiras de 2016 a 2018: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica
A Igreja Católica e o Estado na educação profissional em Pouso Alegre - MG (1917 - 1947)
A influência das redes sociais na subjetividade d@s sujeit@s contemporâne@s
A influência do empresariado na reforma do ensino médio
A influência dos The Beatles no vegetarianismo: perspectivas culturais, psicológicas, nutricionais e educacionais
A inventividade docente na relação entre formação de professoras alfabetizadoras e práticas de ensino de leitura e escrita
A literatura de Malba Tahan na formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: em tempos de pandemia
A literatura nativa e o ensino das relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
A luta dos negros por educação pública na imprensa negra paulista da década de 1930
A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da história
A máquina performática: pequena coreografia de um fascismo da escola neoliberal
A nova velha política nacional de educação especial de 2020: distorcer para retroceder
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das Atividades Complementares Curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
A perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista sobre a avaliação externa
A Política Educacional para o Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o alinhamento com o projeto neoliberal de formação humana através de ciclos progressivos de adequação (1995-2018)
A produção do conhecimento sobre as ações afirmativas nos programas de pós-graduação no Brasil: balanços e perspectivas
A professora é da mesma natureza que as crianças: reflexões singulares de uma militante freinetiana
A protagonista da história: a literatura infantil negra
A prova do ENEM como política e o impacto da correção de redações feita por fundações
A qualidade da educação e da educação matemática no contexto das políticas avaliativas do estado de São Paulo: desafios e perspectivas na visão dos professores que ensinam matemática
A quem serve uma lei de responsabilidade educacional?
A regra da exceção: retratos dos docentes precários do Acre
A relação entre a violência e a masculinidade a partir da psicologia histórico-cultural: sobre o desenvolvimento da personalidade e o domínio da conduta
A relação entre emoção e imaginação nas atividades da criança na educação infantil - uma abordagem vigotskiana
A relação Escola-Famílias como dynamis de uma prática social e pedagógica na Educação Básica: a omnilateralidade e a emancipação humana como premissa filosófica de direitos humanos
A responsividade no programa "A Convivência Ética na Escola": um olhar para a transformação
A roda de conversa (virtual) como espaço de relações e diálogono cotidiano escolar
A trajetória da (des)valorização docente no Brasil: análise de arena e de rede política para implementação do piso salarial e bonificação
A transisção ao ensino superior: percursos escolares, expectativas iniciais e dificuldades vivenciadas por ingressantes em uma universidade pública
A valorização docente no Plano Municipal de Educação de Sumaré: contribuições para a construção do Plano de Carreira Docente
Adolescências, gênero, sexualidade e educação: contribuições da psicanálise
Afetividade e ensino de língua inglesa: um olhar para as práticas pedagógicas
Afetividade e ensino de matemática: a prática pedagógica de uma professora dos anos iniciais
Afetividade e subjetividade: a construção de sentidos na educação de jovens e adultos
Afetos que movem o coletivo: o trabalho da diretora de escola na construção da qualidade social
Amigues: um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
Análise da oferta da jornada escolar em tempo integral nas redes públicas estaduais brasileiras de 2007 a 2017
Análise de um intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
Análise sociológica da construção do feminino em Frozen - Uma aventura congelante
Anarqueologia do pânico moral
Anti-educação - uma ecosofia da educação libertária
Apoio pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das Universidades Federais Brasileiras: mapeamento e análise
Aprendizagem de alunos que participam de aulas exploratório-investigativa com foco na educação financeira
Aprendizagem dialógica em aulas de matemática
Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19
Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um Lesson Study híbrido
Arte de rua e educação
Arte social anarquista e o muralismo militante libertário como ferramente educativa de luta
As contribuições do curso de extensão do PROEPRE para a formação continuada de professores do ensino fundamental
As estratégias de regulação da motivação e da emoção de estudantes de cursos de formação de professores
As infâncias populares da região noroeste de Campinas e a escola de educação integral
As narrativas da privatização da educação básica na mídia brasileira
As políticas da educação básica voltadas aos surdos no século XXI: análise de documentos oficiais norteadores
As políticas de alfabetização educaional-escolar no Brasile o direito à educação: uma reconstrução histórico-crítica das políticas públicas voltadas aos novos sujeitos de direitos (1980-2020)
As políticas de educação a distância no contexto da mercantilização da educação superior no Brasil
As políticas públicas em alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba: caminhos e rupturas
As propagandas do ENEM, PROUNI e FIES no processo de ampliação do acesso ao ensino superior
As variáveis relacionadas à aprendizagem de alunos e professores do ensino médio e o desenvolvimento de um programa de intervenção em estratégias de aprendizagem
Aspectos da formação e do papel do interveniente na clínica da atividade: um estudo de caso em situação de autoconfrontação
Autoeficácia para a aprendizagem e suas relações com as variáveis sociodemográficas e de vida acadêmica de futuros professores
Autonomia, competência, pertecnimento e autoeficácia: um estudo com educandos do Ensino Técnico
Avaliação na perspectiva do trabalho docente no município de Indaiatuba, sob o ponto de vista da história das políticas educacionais (2007-2017)
Azul profundo: ecologia de modos de experiência cinematográficos como aprendizagens mais do que humanas
Bebês e redes: cartografias que tornam visíveis trajetos e redes de bebês em (uma) creche a partir de um diálogo com Latour e Deligny
Bocuyá Mará: processos inventivos entre desenho, escrita por meio dos saberes Kariri-Xocó
Brincar e investigar fenômenos com água na Educação Infantil
Caminhos para a formação permanente de professores da educação infantil no contexto escolar: experiências do cotidiano de uma escola
Caos, imagens e memórias: um museu clandestino e fragmentado e fantasmagórico e...
Cartografia das (re)territorializações no movimento social surdo no Brasil atual: (des)caminhos para as pedagogias surdas como devir
Catarse, drama, perejivânie na obra de L. S. Vigotski: uma interlocução conceitual através da Crítica de Espectador por meio do cinema
ChatEduc – uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
Como assegurar a liberdade religiosa no atual contexto educacional normativo brasileiro?
Como realizamos Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: uma experiência em ciclos de aprendizagem
Companhias do mercado da educação superior no Brasil Decisões estratégicas e desempenho empresarial no período 2007-2021
Compreendo a construção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID: disputas e intecionalidades
Condução compartilhada: caminhos rizomáticos e contracondutores na dança de salão condução compartilhada: caminhos rizomáticos e contracondutores na dança de salão
Confabulações no meio-fio: itinerâncias entre imagens, africanidades, escolas e cidade
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987): espaço de formação
Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais
Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização
Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do toma de medida: abordagem para uma teorização de conexões matemáticas
Consciência corporal na dança: pensando com Deleuze-Guattari
Constituição da identidade profissional docente de uma professora de matemática que participa das comunidades escolar, acadêmica e fronteiriça
Construções sociais discursivas sobre a infância: o papel do Estatuto da Criança e do Adolescente e denúncias ao Conselho Tutelar de Campinas e São Carlos-SP
Construir e brincar com jogos: relações entre os processos de imaginação e conceitualização no Ensino Fundamental
Contação de história e palhaçaria - caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
Contribuição de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
Coordenadores de curso de graduação em enfermagem e os desafios à qualidade na formação universitária: mediações possíveis
Corpo e práticas corporais na formação em Pedagogia: narrativas de experiências docentes
Corpo, educação e afeto - experiências de conscientização corporal com educadoras
Corpo-solo-vivo: linhas e entrelinhas de um processo de cultivo
Corpografias originárias: processo de imersão poética intercultural
Corpos em ação: um estudo sobre imagens, o audiovisual e a percepção na floresta sala de aula
CORPOSOFIA: Análise bioenergética para sensibilizar questões filosóficas
Correspondências de Pierre Bourdieu a Raymond Williams: diálogos na história intelectual do século XX
Cotidiano escolar - a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas
Creche e Centro de Atendimento À Infância Caxiense (CCAIC): a política especial de Educação Infantil e a garantia dos direitos das crianças pequenas – um estudo a partir dos registros escolares (2010-2022)
Ctrl + Alt + T(ecnopolíticas): um laboratório de cinema na (lugar-)escola pública
Cultura escolarizante e o ensino híbrido: que veio para ficar
Culturas escolares no Brasil e Chile. Um estudo comparado do Colégio Culto à Ciência de Campinas, Brasil, e o Liceo Rector “Armando Robles Rivera” de Valdivia, Chile, a partir da implantação das reformas de ensino integral
Da ação à reflexão: a solicitação do meio e a construção das estruturas lógico-matemáticas de crianças com dificuldades de aprendizagem
Da técnica agrícola à técnica didática: construindo um santuário do trabalho (décadas de 1930 e 1940)
Das máquinas de ensinar aos objetos virtuais de aprendizagem: tecnicismo e neotecnicismo na educação brasileira
De estrela a constelações: investigaçãoformação narrativa da formadora flâneuse de formadoras
Descompasso na formação da agenda da política nacional de educação profissional (2003-2009)
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro - computador
Desenvolvimento de um sistema de tutoria inteligente e interativo baseada na metodologia PBL aplicado em ambiente virtual de aprendizagem
Devires-anônimos: um estudo sobre a estética e política do anônimo no audiovisual
Dial(u)gar: diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
direito à educação e ministério público do Estado de São Paulo: um estudo sobre o Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC)
Discurso sobre o menor e a criança no Brasil: do código de menores de 1927 ao Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990
Discursos sobre o gerencialismo e a performatividade: a trajetória da política de avaliação educacional na rede municipal de ensino de São Paulo (1989 a 2016)
Distância Transacional e seus antecedentes na Educação a Distância: uma escala e suas hipóteses
Distinção social em práticas musicais - educação, mídia e política
Do eu ao nós: a construção da identidade coletiva secundarista nas ocupações de 2015
Do navio negreiro ao quarto de despejo: a permanência de crianças em prisões de mulheres e o direito a creche
Do olho humano ao sensor de imagem digital: leituras e atividade prática no ensino não-formal de física
Docência no ensino superior: a autoeficácia em foco
Edcuação política, infâncias e juventudes: subjetivações calungas
Educação & Mulheres - práticas pedagógicas entre quem ensina e quem aprende dentro e fora da prisão
Educação com as mãos no chão: um princípio formativo a partir das memórias de mulheres mestras de capoeira no Estado de São Paulo
Educação de jovens e adultos na cidade de Campinas: um estudo de caso sobre os egressos concluintes da EMEF Padre Leão Vallerie
Educação e Direitos Humanos em Jürgen Habermas
Educação e religiosidade evangélica nos meios populares: expectativas das famílias sobre escolarização e educação moral
Educação em museus: as exposições interativas como um desafio pedagógico aos investidores do patrimônio histórico-educativo
Educação infantil e regime de colaboração: análise de planos plurianuais de governos estaduais (2012 - 2015 e 2016 - 2019)
Educação integral: caminhos possíveis para o pleno desenvolvimento da pessoa humana?
Educação Integral: sentidos produzidos por professores e estudantes em tempos-espaços vividos na escola
Educação musical na Colômbia: políticas públicas e pedagogias predominantes (1819 - 1974)
Educação no centro-sul maranhense: como reflexo da política estadual
Educação para a moralidade em Immanuel Kant
Educação para o desenvolvimento: a ideologia nacional desenvolvimentista e o setor educacional durante o governo JK (1956-1961)
Educação, cultura e revolução: os debates e a atuação do PCB e dos intelectuais marxista no período nacional desenvolvimentista (1946-1964)
Educação, design e projeto: a relação entre as escolas alemãs e a formação do design no Brasil
Educação, trabalho e direito desportivo: fundamentos filosóficos, diretrizes políticas e propostas pedagógicas para a formação jurídica numa sociedade em mudanças
Educar família para educar a criança: o programa Criança Feliz e a educação das crianças pequenas
EJA - Curricularizando vidas
Engajamento do estudante de ensino superior e variáveis pessoais, contextuais e acadêmicas
Ensino de artes e suas potencialidades para abordagens das relações étnico-raciais na escola: as culturas indígenas e seus contextos urbanos
Ensino de história da américa: currículo e livros didáticos na década de 1950
Ensino médio personnalité: prestidigitações do capital na educação pública
Entre as nuvens e o chão há um rio de encantos: murmúrios de docências habitantes do mundo
Entre esportes, divertimentos e competições: a cultura física nos rios Tietê e Pinheiros (São Paulo, 1899 – 1949)
Entre narrativas e histórias de vida: a docência em Química
Entre rupturas e permanências: uma análise sociológica do desejo feminino em A Bela da Tarde
Entre tambores, ritmos e ações político pedagógicas: a formação em movimento da escola de samba Unidos da Lona Preta
Escola do campo e assentamento: diálogos possíveis
Escola pública, políticas de alimentação e neoliberalismo
Escolas ocupadas e formação política: da luta estudantil à reação conservadora
Esporte e escola no início do século XXI no Brasil: relações a partir das políticas públicas
Esporte universitário e mulheres: trajetórias esportivas, formativas e de distinção
Estratéfias de promoção e mediação da leitura de uma biblioteca multinível: estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Bragança Paulista - IFSP/BRA
Estratégias de estudo e de aprendizagem e crenças de autoeficácia de estudantes de licenciatura: caracterização e intervenção
Estratégias de leitura do português usadas por alunos surdos jovens e adultos
Estratégias de regulação emocional e suas relações com o desempenho escolar de crianças no ensino fundamental
Estratégias no ensino de leitura do português para surdos: experiências em um espaço educacional bilíngue
Etnomatemática na escola: a questão do sujeito
Eu quero ser o Sol! (Re)interpretações das intersecções entre as relações raciais e de gênero nas culturas infantis entre as crianças de 0-3 anos em creche
EU: educador, pesquisador e humano “Eu educador, pesquisador e humano e reflexões metodológicas em interface com as disciplinas de Física e Química: diálogos entre a construção dos conhecimentos, a formação de educadoras e educadores e a Educação de Joven
Eugênio Kusnet: [o ator e seu (próprio) método] – elogio à imaginação
Experiência escolar no Ensino Superior: o caso dos estudantes de midialogia da Unicamp
Experiências escolares de jovens mulheres no ensino médio da rede pública
Experimentações de cinema na escola: possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o fora
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
Félix Guattari & a Educação: o funcionamento micropolítico da máquina escolar capitalista
Florestan Fernandes e o folclore: um estudo sobre as suas primeiras elaborações (1941 - 1962)
Fluxos Afros e Indígenas e...: criações em devir
Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas de docentes
Formação continuada: letramento geométrico de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental
Formação e trabalho do dekassegui: uma análise do tempo social do modelo japonês
Fotografias, festas e cultura escolar em Terras da Amazônia (1960-1989)
Fundação Fé e Cooperação e sua incidência sobre a educação na Guiné-Bissau pós golpe de 2012
Gamificação com Scratch e Scratchjr na educação infantil: percepção sobre contribuições e dificuldades
Gênero e gestão da educação infantil: trajetórias e experiências de homens e mulheres que trabalham como diretores(as) educacionais
Gênero e sexualidade na educação musical: uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
Gênese e desenvolvimento das pesquisas em educação em ciências nos programas de pós-graduação da área de ensino da Capes: estudo da produção e do perfil profissional e acadêmico
Hegel e a educação pública: fundamentos teóricos e proposições políticas
Hibridismo administrativo e influência de agentes privados: marcas da estrutura organizacional da SEESP
História da educação no Maranhão: configuração do debate epistemológico e vínculo ontológico (1988-2018)
História da educação no MST (1979-2022): da ocupação da terra à ocupação da escola
História da educação soviética: a transição como processo de aprendizagem
História de professoras e professores da Transamazônica e Xingu: interfaces entre memória e formação docente
História de vida e profissão docente: experiências formadoras e a constituição das identidades em contextos de reformas educacionais
Histórias em quadrinhos e textos de divulgação científica sobre biotecnologia de vacinas: a produção de sentidos por alunos de licenciaturas
Humanização nas histórias de vida, na formação e na prática docente de professores(as) de educação física da rede municipal de ensino de Caieiras-SP
Identificações na constituição subjetiva de surdos: memórias de uma infância
Imagem mental na pessoa cega: reprodução, transformação e antecipação do objeto
Imagens do corpo da professora e do professor de educação infantil: o que nos contam as narrativas docentes?
Impactos afetivos da exclusão em estudantes de cursos de Ciências exatas de graduação da Unicamp
Implementação das cotas étnico-raciais no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas
Inclusão educacional social do aluno autista
Indícios discursivos no campo digital das vivências de estudantes universitários professores de um cursinho popular
Infância e Educação no início do Século XX: materialidade, práticas e representações. O acervo da Creche Baroneza de Limeira
Infância problema e indisciplina escolar: perspectivas a partir da atuação do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental na cidade do Rio de Janeiro (1934-1939)
Inflexibilidades paradigmáticas contra a economia e a ciência política no campo da educação
Ingresso em curso de opção preferencial, autoeficácia e percepcção de desempenho acadêmico em universitários
Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis: estudos na USP, UNICAMP e UNESP
Integração da autoeficácia na formação superior de ingressantes de engenharia em instituições de alta demanda
Integração de tecnologias digitais aplicadas à formação continuada de professores: análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
Interação da criança surda no contexto escolar: panorama de diferentes perspectivas na educação
Interações da criança surda na educação infantil: reflexões sobre o papel da escola
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio: o que as(os) estudantes têm a nos contar?
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
Interpretação do conceito de MDE: uma análise do TCE-SP
João Baptista de Mello e Souza – trajetórias e memórias de um professor
Jovens em acordo e em conflito com as leis adultas: o sistema nacional de atendimento socioeducativo (SINASE)
Justiça restaurativa e violência na escola: análise de uma experiência a parir da perspectiva histórico cultural
Juventude negra e cotidiano escolar: uma abordagem etnográfica no Ensino Médio
Kuzàgwer: fazeres e saberes das mulheres indígenas Tentehar em Grajaú-MA
Legisladores do desejo: uma etnografia das diferenças na educação infantil a partir dos debates da ideologia de gênero
leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
Leitura e contação de histórias infantis e formação de valores: influência em crianças dos anos iniciais
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo - uma experiência de ensino-aprendizagem
Leitura e escrita na produção de sentidos sobre biotecnologia no Ensino Médio
Leitura, escrita, avaliação e saberes: uma colcha de retalhos sobre a escola publica do Municipio de Mogi das Cruzes, SP
Leituras da participação dos discentes e da comunidade externa no conselho superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
Letramento geométrico: conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Levantamento bibliográfico e análise dos principais programas para promoção de competências socioemocionais sob a ótica da psicologia moral
Licenciatura em pedagogia bilíngue (Libras/Português): aspectos políticos, linguísticos e pedagógicos
Literatura infantil afro brasileira e africana no Ensino Fundamental: nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
Marcas da formação inicial na singularização da atuação docente em educação física: um estudo na perspectiva dialógica bakhtiniana
MEET (Medical Education Empowered by Theater) Um encontro sensível do Teatro com a Educação Médica
Memórias do cotidiano: narrativas de professoras sobre seus processos de autoria e produção de conhecimento
Metamorfoses da qualificação para o trabalho no Brasil: uma análise da política de formação profissional continuada (2011-2016)
Modelo de avaliação responsaiva ampliada pela tecnologia para avaliação de programa educacional
Modos de ensinar a ler e escrever: alfabetização como prática cultural
Modos de participação social infantil na era digital e produção de sentidos sobre a linguagem escrita: a escola em foco
Moral e bons costumes: a educação "revolucionária" da frente parlamentar evangélica
Motivação de alunos e ambiente de aprendizagem em sala de aula no ensino fundamental
Motivação para ler e desempenho em história: um estudo com alunos do Ensino Fundamental II
Motivos para a leitura no Ensino Médio: os desafios do trabalho com literatura
Mulheres da terra que alimentam a vida: espaços e tempos formativos da educação em saberes, em Nazaré Paulista
Mulheres negras sankofando no Mocambo Nzinga
Na encruzilhada: capoeira pedagogo e alabê na Fundação CASA. Historia oral de vida de um ex-trabalhador do sistema de Privação de Liberdade Juvenil no Estado de São Paulo
Na escola, nas redes, nas ruas - "meu negócio é rolezar"
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e África (do Sul!)
Narrativas de uma professora de bebês: a prática pedagógica em foco
Narrativas do cotidiano (per)formativo: a escrita de cartas como modo de dizer-ser
Narrativas do cotidiano, formação e trabalho docente: reflexões sobre Perejivanie
Navegar é preciso; viver também é preciso: rotas indisciplinares na desconstrução da inquestionabilidade da gramática disciplinar na escolarização moderna
Nossas narrativas negras: memórias - identidades e educação
Novas tecnologias digitais da informação e comunicação nas salas de atendimento educacional especializado no município de Nova Odessa – SP
O "jeito que o corpo dá": práticas culturais e práticas curriculares numa roda de samba de pareia
O Bilinguismo no desenvolvimento infantil: contribuições de estudos e pesquisas em uma perspectiva histórico-cultural
O cinema educativo em transição dos primeiros escritos ao início das atividades do Instituto Nacional do Cinema Educativo
O cinema ignorante: quando há a produção de um comum na escola, que tipo de arte (criação) pode acontecer?
O conceito de escuta significativamente dentro do contexto escolar
O contexto educacional e o desenvolvimento da inteligência da criança no período sensório-motor
O Contrato e a Concepção: Arquitetura escolar e grupo mandatário em Campinas: 1870 - 1889
O Contrato e a Concepção: Arquitetura escolar e grupo mandatário em Campinas: 1870 - 1889
O curso superior de tecnologia tem condições de promover ascensão socioeconômica? O caso da FATEC de Mococa
O desempenho em escrita de alunos do ensino fundamental: relações com memória, atenção e funções executivas
O desenvolvimento de um instrumento automatizado para avaliação qualitativa da produção escrita em cursos abertos a distância de um programa de formação continuada de professores
O direito à educação integral nos planos de educação (2015-2025) dos municípios da região metropolitana de Campinas
O dito e o não dito sobre o maldito Teatro Anarquista: uma pedagogia libertária do Teatro Social operário em território brasileiro
O documentário e a escuto sensível do lugar: quando escola e cinema formam um povo
O Enem como política curricular: refrações possíveis nas histórias de autores de livros didáticos de Física
O ensino de língua portuguesa durante a pandemia e COVID-19 em São José dos Campos-SP: um estudo de caso
O ensino de matemática - sentidos de uma experiência
O iluminismo pragmático de Martim Francisco e as origens da instrução pública no Brasil
O ofício das asas é a procura do vôo: tornar-se professora-artista
O papel da confiança interpessoal e institucional nos processos participativos de avaliação da qualidade da escola pública
O papel do FNDE no arranjo federativo brasileiro: uma compreensão a partir da análise da implementação do Programa Mais Educação
O pensamento educacional de Álvaro Vieira Pinto na construção do projeto político do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros)
O problema da vontade em Vigotski: uma discussão teórica sobre os processos volitivos
O programa de ensino integral no Estado de São Paulo: a escola neoliberal
O Programa Mais Educação e o papel dos Comitês de Territoriais de Educação Integral no Estado de São Paulo (2009-2016)
O Programa Novotec e a Reforma do Ensino Médio no Estado de São Paulo
O projeto de educação em tempo integral no Estado do Amazonas e o direito à educação
O projeto educativo de integração social e a formação inicial de professores
O que dizem os estuantes adultos e idosos da EJA Anos Iniciais sobre o livro ilustrado infanto juvenil?
O reflexo da Medusa: fotografias de sobreviventes do Holocausto
O samba de bumbo de Santana de Parnaíba e a educação: estudo na perspectiva decolonial e pós-colonial
O significado da autonomia na educação zapatista: elementos para pensar uma experiência de educação anti-hegemônica
O uso dos aparelhos eletrônicos de telas e a construção das estruturas lógicas elementares e infralógicas de causalidade
OAB: protagonista ou mera coadjuvante na aprovação das diretrizes curriculares do curso superior em direito no Brasil?
OCUPAR é aprender: representações da juventude sobre as Ocupações em escolas públicas de ensino médio em Irati (PR)
Onde está o herói? Processo de criação corporal com adolescentes no contexto educacional contemporâneo
Origem e destino: o ensino médio profissionalizante no Brasil e na Alemanha
Os círculos de alfabetização e cultura: perspectivas e possibilidades para os jovens, adultos e idosos de Juiz de Fora/MG
Os desafios encontrados pelos tradutores e intérpretes de língua de sinais-TILS para atender os direitos conquistados pelos movimentos da comunidade surda no Brasil
Os encontros de formação e a (auto) formação nos e dos encontros experiências de uma pedagoga no ensino técnico profissional
Os fios de constituição da professora-pesquisadora-alfabetizadora: diálogos com um coletivo de professoras
Os improváveis: trajetórias de meninos pretos de classes populares rumo ao ensino superior
os pressupostos filosóficos dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas do município de Guazupé/MG: projetos sociais e políticas públicas em disputa (2001 - 2021)
Os processos de gestão, planejamento e desenvolvimento de instituições de ensino superior públicas e confessionais-comunitárias do Brasil: uma análise comparativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI)
Os saberes docentes de professores de educação física: janelas para o ensino da educação física escolar
Os tempos e os espaços da leitura e da escrita na educação infantil
Paisagem em palavras: representações da natureza em romances brasileiros do século XIX
Para além da sala escura: encontros entre cinema e escola
Participação discente, prática educativa docente e qualidade da escola - percepções, relações e os contextos de aula
Participação e apropriação de práticas matemáticas escolares nos anos iniciais: linguagem, mediação e desenvolvimento
Participação e educação: um estudo sobre a participação sociopolítica em três planos municipais de educação do sudoeste goiano
Patrimônio impresso: constituição, práticas culturais e circulação de saberes da Biblioteca Histórica da E. E. Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)
Pedagogia Severina
Percepção do ambiente de aprendizagem de sala de aula e as relações interpessoais de alunos
Percepção e usos das avaliações externas em larga escala no contexto da avaliação institucional participativa na rede municipal de ensino de Campinas
Percurso do corpo nos percalços da juventude em Liberdade Assistida
Pertencimento e oportunidades esportivas na prática futebolística de meninas e mulheres: estudo de caso do projeto Futebol Feminino Campinas (FFC)
Pesquisando com o telescópio invertido: as relações das crianças pequenininhas e as culturas infantis em uma creche litorânea
Planejamento e gestão da educação da primeiríssima infância em Campinas em tempo de disrupturas
Pobreza e patrimônio - Problemas sociais reconvertidos em apostolado por religiosas franciscanas
Poéticas do absurdo nas narrativas infantis
Poéticas nômades e paisagens inventadas: livro-casa, livro-paisagem, livro-acontecimento
Política orçamentária para as Universidades Federais brasileiras no contexto de crise: mudanças conjunturais e projeto comum
Políticas curriculares na formação de professores em ciências biológicas – narrativas sobre a Universidade Estadual de Goiás
Políticas de educação especial e a educação básica no Brasil: a produção acadêmica entre 2015 e 2023
Políticas de formação continuada de professores - argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (2010-2020): uma análise a partir do programa de apoio ao Setor Educativo do Mercosul (PASEM)
Políticas públicas de ação afirmativa: possibilidades decoloniais no ensino superior
Políticas públicas de trabalho e emprego no Estado de São Paulo (2007-2018) e seus reflexos no adoecimento de professores e professores
Por dentro da escola "sem paredes": relações educativas na favela de Heliópolis (SP)
Por dentro da escola pública: análise do trabalho do diretor de escola no programa de ensino integral do Estado de São Paulo (2012-2018)
Por uma análise e tradução do livro Communications de Raymond Williams
Por uma construição cultural: crianças e adolescentes refugiados africanos em São Paulo
Por uma educação para o autoconhecimento: uma leitura a partir do pensamento Socrático-Platônico
Porque não falar de gênero? A polêmica da Ideologia de Gênero e os Planos Nacionais e Municipais de Educação
Práticas culturais de leitura na creche: livros, educadoras e crianças
Práticas pedagógicas e instâncias formativas: teoria e prática no trabalho docente
Prazer e sofrimento no trabalho dos operadores de trem diante de ocorrências de falhas no sistema automatizado no metrô de São Paulo
Precisa falar? Queremos saber: o desafio da escuta das crianças na avaliação institucional participativa
Privatização, dualidade e inconsistência nas políticas para a educação profissional e superior nos governos Lula e Dilma: as fragilidades do reformismo na educação
Processo de criação: os rastros da poética do Louco
Processo de formação permanente: a construção de uma nova didática na escola
Produção acadêmica (online) de pesquisadoras pós-doutoras surdas no Brasil: temas em debate
Professor José Leme do Prado: histórias e memórias de uma escola pública de Valinhos (SP)
Professor: um intelectual orgânico das camadas populares? Considerações a partir de Antonio Gramsci
Programa de desenvolvimento de habilidades sociais no contexto universitário
Projeto "brincando com a luz" e o desenvolvimento da argumentação e autorregulação em crianças da educação infantil
PRONATEC: da política às vozes dos egressos
Psicanálise e medicalização de crianças na escola
Quais os impactos da Lei N° 10.639/03? A voz e a vez de adolescentes dizerem o que pensam
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar: ambiente educador maleável e plural
Rastros de uma docência em meio à vida
Recursos tecnológicos e de comunicação no processo de ensino e aprendizagem: uma proposta de sequência didática sobre infecções sexualmente transmissíveis
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural: análise das interaçãoes em condições de ensino remoto emergencial
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre o limite e o espaço)
Resistência étnica é resistência de vida: contracondutas revolucionárias em arte
Saberes e sabores de professores de arte na educação básica
SAEB 2017-2019: uma análise sobre a transparência na divulgação dos resultados
São Paulo faz Escola: dez anos do Currículo Paulista para Sociologia
Saúde, doença e educação do corpo nos escritos de Mário de Andrade
Sentidos produzidos pelos estudantes de um escola técnica pública: enrte a imagem ideal e as histórias singulares
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da amzônia paraense
Ser(tão) em retirâncias: entre imagnes, migrações estudantis e (re)existências
Sérgio Ricardo, Cinema Novo e educação para a emancipação
SignWriting no Brasil: (Im)possibilidades educacionais sinalizadas pelos pesquisadores surdos em teses de doutorado e dissertações de mestrado
Sinfonia desconcertante: problematização dos usos das palavras tempo e espaço em diferentes formas de vida
Sobre humanização no PNLL/Brasil e orientalismo no PNL/Portugal, da implantação dos planos (2006) aos dias atuais
Sobre-vivências na escola pública: memórias, registros e narrativas de uma professora
Teatro político, arte e educação na práxis histórica
Tecnologias digitais e percursos formativos no ensino superior: um estudo interpretativo sobre os projetos de desenvolvimento didático-pedagógicos digitais em Cursos de Pedagogia de IES paulistas
Território Educativo e intersetorialidade: das campinas ao noroeste
Territórios de (re)existência e educação: práticas afrodiaspóricas e processos de subjetivação
Territórios de afetos - o trabalho do autor na Educação Médica
Tessituras de tecidos e linhas na prática pedagógica: diálogos entre as múltiplas linguagens das crianças e a Pedagogia
Tessituras do faz de conta no brincar: histórias que se contam, cantam e encantam
Tipologia das políticas educacionais para imigrantes haitianos na região metropolitana de Campinas
Trajetória escolar de travestis e mulheres trans: escolarização, trabalho e perspectiva de futuro profissional
Trajetórias acadêmica e profissional dos egressos do programa de pós-graduação em educação da UNICAMP
Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior
Trajetórias universitárias: acesso, permanência e expectativas
Tramas do apagamento: notas sobre a formação e a atuação profissional de musicistas no Rio de Janeiro oitocentista
Transformações nas condições de trabalho e resistências dos professores de sociologia da Universidade Estadual de Campinas
Transição e mobilidade ocupacional: estudo com estudantes e graduados de Pedagogia em três instituições de ensino superior privadas na cidade de São Paulo
Um convite ao labirinto: experiências cinematográficas na Educação Infantil
Um estudo sobre a presença da figura masculina homens na Educação Infantil
Um professor em formação e transformação: análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
Uma análise do negro no material didático: mudanças e permanências
Uma conversa em volta da fogueira: bruxos, feiticeiros, benzedeiras e benzedores que contam e encantaam com histórias, afetos e cuidados por meio do sagrado
Uma mulher no esporte: diálogos e rupturas de Maria Esther Bueno
Uma plataforma educacional autoral para mapas mentais interativos
Uma professora pesquisadora narradora: movimentos de (trans)formação na, com e pela escola
Valores sociais, educação e resistência: fundamentos ontológicos e contradições históricas
Vencimento e carreira docente na educação estadual pernambucana (2005-2015)
Vozes de mulheres negras e imagens construídas sobre seus corpos: o encontro de uma história individual com a história de Marielle Franco, marcas de vivências
Vulnerar Direitos: construção e corrosão da Carreira do Magistério Paulista
"A pedagogia luterana: fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre educação, escola e sociedade."
"Extensão e diversidade étnico-racial no IFSP: caminhos para construção de uma educação antirracista"
"Prioridades educacionais em Pernambuco: análise de programas de governo; Planos plurianuais e relatórios anuais de ação de governo (2007-2014)"
Inscrever-se em Faculdade de Educação