Skip to main navigation
Main superior
ÁREA DE SAÚDE
Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo
Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação - Cepre
Centro de Hematologia e Hemoterapia - Hemocentro
Centro de Saúde da Comunidade - Cecom
Hospital da Mulher - CAISM Unicamp
Hospital de Clínicas da Unicamp
Hospital Estadual Sumaré
FACULDADES E INSTITUTOS
Faculdade de Ciências Aplicadas
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências Médicas
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação Física
Faculdade de Enfermagem
Faculdade de Engenharia Agrícola
Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Faculdade de Engenharia de Alimentos
Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Faculdade de Engenharia Mecânica
Faculdade de Engenharia Química
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Faculdade de Tecnologia
Instituto de Artes
Instituto de Biologia
Instituto de Computação
Instituto de Economia
Instituto de Estudos da Linguagem
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Instituto de Física "Gleb Wataghin"
Instituto de Geociências
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Instituto de Química
INGRESSO
Concursos Funcionários
Concursos Professores
Estágios
Vestibular
TRANSPARÊNCIA ATIVA
INFORMAÇÕES PARA...
Alunos
Funcionários
Professores
Visitantes
Menu Superior Direito
En
Loca
Inst
Lin
You
Face
Twit
Busca
Main menu
A Universidade
Administração
Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan)
Coordenadoria Geral da Universidade (CGU)
Diretorias Executivas
Diretoria Geral de Administração
Diretoria Geral de Recursos Humanos
Prefeitura Universitária
Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU)
Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC)
Pró-reitoria de Graduação (PRG)
Pró-reitoria de Pesquisa (PRP)
Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Reitoria
Secretaria Geral
Campi
Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas - CPQBA
Colégio Técnico de Campinas - COTUCA
Colégio Técnico de Limeira - COTIL
Faculdade de Ciências Aplicadas
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Faculdade de Tecnologia
História
Logotipo
Transparência Ativa
Ensino
Ensino Técnico
Técnico de Campinas
Técnico de Limeira
Técnico de Piracicaba
Graduação
Cursos
Diretoria Acadêmica
Regimento Geral dos Cursos de Graduação
Pró-reitoria de Graduação (PRG)
Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG)
Pesquisa
Agência de Inovação - Inova Unicamp
Anuário Estatístico
Centros e Núcleos
Pró-reitoria de Pesquisa (PRP)
Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa de Mestrado e Doutorado
Portal do Docente e Pesquisador
Regimento Geral de Pós-graduação
Sistema de Informação de Pesquisa e Extensão
Extensão e Cultura
Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC)
Agência de Inovação - Inova Unicamp
Centro Cultural de Inclusão e Integração Social
Diretoria de Cultura
Empreendedorismo
Escola de Extensão da Unicamp
Espaço Cultural Casa do Lago
Galeria de Arte
Guia Cultural Unicamp
Incubadora de Empresas da Unicamp - Incamp
Museu Exploratório de Ciências
Observatório de Direitos Humanos
Unicamp de Portas Abertas - UPA
Mídia & Comunicação
Atendimento à Imprensa
Clipping
Mídias Sociais
Notas e Comunicados
Ouvidoria
Secretaria Executiva de Comunicação (SEC)
Serviço de Informações ao Cidadão - SIC
Teses
Teses
Todas as teses
Divulgue sua tese
Instituto de Artes
Instituto de Artes
Diálogos Habitados: Cartografando Processos Criativos em Site-Specific
"A presença da música em salas inclusivas de arte do ensino fundamental I da rede municipal de Indaiatuba - SP: estudos. observações e propostas"
"A produção artística campineira (Grupo Vanguarda) nos Salões de Arte Moderna de São Paulo e nas Bienais de 1950 a 1970"
"Arte eletrônica indígena" interações pós-digitais - poéticas multiculturais
"Em demolição: notas sobre desenho, processo, lugar"
"Estudo interpretativo da obra Janissary Music de Charles Wuorinen"
"Experiência Dança": nos bastidores de uma prática artístico-pedagógica
"Intermitência entre frames: intertextualidade e tradução intersemiótica na videoarte de Bill Viola"
"Lua Cambará, uma assombração brasileira."
"O forró está mudado": a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
"Pena e pincel: minhas conversas com Bosch e Grassmann"
"Trilogia do Palco" - autorrepresentação, jogo e mise-em-scene no cinema de Eduardo Coutinho
"Um modelo computacional de mixagem automática para música comercial "
"Uma Investigação sobre os processos composicionais de Arrigo Barnabé no álbum "Gigante Negão""
(en)canto : [trans]ação
A 'geração 80' na coleção de Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz: A atuação do colecionador no contexto artístico brasileiro
A (re)construção da banda de música: repertório e ensino
A arte como experiência na educação infantil: Caminhos transformadores em um currículo inspirado na abordagem de Reggio Emilia em meio a pandemia de Covid-19
A bateria aberta e suas performances: misturando bateria e percussão
A bateria de Cleber Almeida: ressignificação de gêneros musicais nordestinos para o contexto da música do Trio Curupira
A bateria na música instrumental de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti: estudos sobre a performance do baião, do maracatu e do frevo
A Capela Nossa Senhora do Pilar, de Taubaté: uma revisão historiográfica, nas artes, arquitetura e estética do monumento
A cidade como gatilho criativo: procedimentos, táticas e recursos poéticos adotados em uma construção narrativa e autoral sobre cidade
A construção da performance de The Complete Piano Etudes de Philip Glass
A construção de uma obra de teatro musical: o processo criativo de 47 - O Musical
A construção interpretativa do IV Ciclo Nordestino opus 43 de Marlos Nobre
A contemplação do mundo natural através do audiovisual: teoria realista de cinema e o cinema experimental americano contemporâneo
A cor no livro didático de Arte
A dimensão simbólica no percurso criativo: por uma poética de reencantamento do mundo
A dinâmica da produção musical em estúdio: affordances e propriedades emergentes do processo
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico: contribuições para a formação de professores de Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná (2007-2015)
A estética da margem em ôrí à luz do pensamento negro
A eterna permanência
A evolução dos cenários para manipulação de bonecos nos programas infanto juvenis da TV Cultura
A formação do som do documentário: do cinema mudo ao afloramento do eu-realizador
A fotografia cinematográfica de Chick Fowle: da GPO Film Unit a O Pagador de promessas
A linguagem da dança: estudo e tradução
À luz de Eisenstein: a montagem no Teatro de Luz&Sombra
A Maniera Italiana di Canto: a pratica vocal do início do seicento
A Moreninha, de Ersnt Mahle: contextualização istórica, edição crítica e performance
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria
A obesidade na cena lírica do século XXI
A obra para violino de Edino Krieger: estilo, interpretação, idiomatismo e edição
A palavra da dramaturgia do corpo
A peculiar escuta do virtual: considerações sobre a percepção sonora no videogame
A percepção e a especialização da música eletroacústica no cinema, em surround 5.1: um estudo de caso
A performance musical adaptativa e improvisatória do Cinema Silencioso na perspectiva multimodal do Laboratório Moodscope
A performance violonística em Agustín Barrios: estudo interpretativo sobre La Catedral
A pesquisa autoral em artes visuais como campo de tensão: tensionamentos nas relações entre objeto, espaço arquitetônico e participante em instalações artísticas contemporâneas
A poética da videodança: criações de manifesto na contemporaneidade
A poética de Carlos Alberto Soffredini: uma bagunça rapsódica
A poética no cinema de animação
A prática artística contemporânea e a construção das memórias da ditadura militar: o uso da evidência no repensar da história
A presença a partir do olhar de artistas da cena
A questão do figural na teoria do cinema
A Sinfonia nº 4 (da Paz) de Claudio Santoro e o realismo socialista brasileiro: (im)possibilidades interpretativas
A técnica do Alterstil: uma investigação dos materiais e da maneira rústica de pintura a óleo de Rembrandt Van Rijn
A tuba solo na obra de Almeida Prado: propostas interpretativas para a Sonata para Piano e Tuba, Omulú
A voz over no documentário de João Moreira Salles: um estudo entre "China - O Império do Centro" e "Santiago"
Actâncias vocais: por uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo
Agência musical e corpo: Música na vida cotidiana de capoeiristas de Campinas
Água, polpa e matéria: a fatura de papel artesanal como desenvolvimento de uma poética
Âmbito, Reminiscência e transmutação: estruturas de um processo criativo
Amnésia monumental_disputa e emergência na cultura do esquecimento
Anatomia imaginada: imaginação na construção do corpo nas artes da cena
Andarina: por uma poética de travessia Sertão dos Gerais adentro
Ansiedade na performance musical: um comparativo entre estudantes de música erudita e de música popular na Universidade Estadual de Campinas
Antinomies I: a partitura perdida de Rogério Duprat
Aos que desconheço: os mortos desconhecidos pela perspectiva das artes visuais
Apreciando o choro: relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí
Aproximações ao estudo da dramaturgia feminina contemporânea colombiana e sua relação com a violência: Tania Cárdenas e Ana María Vellejo
Aproximar-se de si, um caminho para o empoderamento feminino a partir de uma vivência em dança utilizando aspectos do método bailarino-pesquisador-intérprete
Ara Sonoro: exu como o maestro da vida
Areias do tempo: uma confidência do processo criativo e poético com a matéria fotográfica no cianótipo
Arte e autorregulação psíquica: uma investigação do processo criativo à luz da Psicologia Analítica
As 22 canções em língua portuguesa do álbum Les Nuits Brésiliennes de José Amat - uma visão interpretativa
As adaptações que ocorrem durante o processo de aprendizado da entoação na flauta transversal
As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
As heroínas de Carlos Gomes: processo interpretativo baseado no Selftone
As máscaras de Mapiko: entre identidades e alteridades
As obras sacras de origem cristã para coro misto a capella de Carlos Alberto Pinto Fonseca: edição crítica e aspectos interpretativos
As pinturas de Kinya Ikoma e Shozo Mishima: permanência de apectos da estética tradicional japonesa
As pinturas e os murais de Clovis Graciano na arte moderna brasileira e as inter-relações entre os artistas brasileiros e mexicanos a partir dos anos 1920 a 1960
As Six Suittes de Clavessin de Charlhes Dieupart: estudo comparativo entre edições e estudo de ornamentação da música barroca francesa na flauta doce
As virtudes retóricas em Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino
As vozes do samba paulista: análise musicológica das canções de Geraldo Filme (1980)
Aspectos técnicos e poéticos da música mista para sistemas interativos na atualidade: uma investigação analítica e criativa
Atacama: um olhar de artista viajante
Atividades de arte e tecnologia para alunos do ensino fundamental: contribuições para a fluência estética e a fluência tecnológica
Áudio-gestos: poéticas da escuta de vozes em processos de dança
Autonomia e distinção na indústria fonográfica brasileira dos anos 1950 e 1960: O caso das gravadoras Festa, Elenco e Forma
Avesso Visível - Processo de criação, mímesis corpórea e peça-filme
Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento: uma proposta de inclusão de formação pedagógica
Bandas de música: uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais
Bora militar junto? a cena digital como campo de guerrilha
Caminhos poéticos na cena: interlocuções com as eróticas de Péricles Prade e Teresinha Soares
Cantar a resistência: um estudo sobre o gesto vocal de Chavela Vargas
Canto popular brasileiro e técnica: o uso pedagógico do repertório no aperfeiçoamento da voz
Carmen Miranda: entre balangandãs, síncopas, vocalidade e identidades
Cheio de Dedos: desvendando o compositor Guinga
Ciclo tese para viagem
Cinema de ficção e história: um exercício de análise fílmica a partir dos três primeiros filmes de Martin Scorcese (1967 - 1973)
Cinema negro brasileiro: das identidades às fabulações
Clown: desforma, rito de iniciação e passagem
Compostagem como prática performativa: processos imersivos em dança e permacultura
Comprovisação: entre a composição e a improvisação na emergência de práticas musicais contemporâneas
Considerações analíticas sobre Ebony Concerto e Igor: uma abordagem comparativa
Contingências: a transitoriedade material na natureza, na vida e na arte
Contravozes: processo criativo de um projeto audiovisual posto entre parênteses em tempos de isolamento social
Corpo diferenciado: construção de outras poéticas
Corpo e ambiente: da percepção vibracional à criação cênica. Estudo sobre o embate das forças nos sítios urbanos de demolição residencial
Corpo e maternidade: transformação e gênero na criação em dança
Corpo escuta: performance de uma pessoa escrita> escuta, escrita e relação entre sensação e realidade na arte
Corpo, narrativa e identidade através da dança: análise das experiências como intérprete/criador
Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas: procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena
Criação dramatúrgica: uma travessia do procedimento à cena
Criatividade colaborativa e estratégias de estudo na obra "Construction with guitar player" de Harrison Birtwistle
CROSTA: entre superfície e lugar
Da "Aldeia" ao Museu do Quai Branly: o trançado "Tupinambá" no mundo contemporâneo
Da Amazônia para Bali: uma jornada entre mitos, tradições e criações cênicas interculturais nos dança-dramas balineses
Da cor material à cor diegética: o pensamento da cor na direção de arte audiovisual
Danças de cordão umbilical: sabenças, memórias e escrevivências na encruzilhada do tempo
Danzas argentinas de Alberto Ginastera: uma abordagem interpretativa
Das margens para o centro e vice-versa: história e curadoria de dança
Das memórias dos encontros aos procedimentos e imagens: desmontando sobre letras e gritos para salvar o mundo
De palhaça e velhos: vozes dramáticas no contexto asilar
De taipa arruinada a obra de arte: a vocação expográfica do patrimônio edificado restaurado analisada através de três obras na Capela do Morumbi
Demarcações no horizonte: construções poéticas a partir da pintura
Depois da partida: compreensões acerca da voz-over ensaística em Elena (Petra Costa, 2012) e Coração de Cachorro (Laurie Anderson, 2015)
Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
Descartografia (auto) poética: vínculo com Kentridge, entre o Transportivo (entre lugar) e o Transfigurativo
Desenhos para brincar: processos e criação
Desvendo corpos, revelando espaços: uma experiência imersiva ítalo-brasileira no campo da videoperformance e acessibilidade poética em espaços expositivos e seu entorno
Diário de aprendiz: em busca de uma expressividade da palavra na cena
Digitalizando uma galeria de artes – processo de criação e avaliação da plataforma GAIA Virtual
Dispositivos relacionais no sistema Stanislávski - aberturas à experiência
Distopia & Babado: a ficção científica especulativa no cinema queer brasileiro contemporâneo
Diversidade musical no curso de licenciatura em música da Unicamp: a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência
Documentário autobiográfico de mulheres: tecnologias, gestos e estéticas de resistência
Documentário de ética dialógica: um estudo sobre a explicitação do encontro entre documentaristas e atores sociais como chave para a representação social
Domenico Scarlatti ao piano: estudo interpretativo e implicações sobre autenticidade
Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música
Dramaturgia em campo expandido: o processo criativo de Lola Arias
Dramaturgia virtual: a atuação da câmera e do processo de edição na expressividade da videodança
Edição de áudio: técnicas específicas em música erudita
Efeitos visuais invisíveis e imperceptíveis: do surgimento das trucagens ao cinema digital
Efêmera - experiências visuais com pigmentos de plantas
Elementos de jogo no contexto da música improvisada e obra aberta
Em câmera lenta: uma transcriação
Em linha rosa: investigações do corpo doente na autobiografia
Enquanto ninguém vê: Encarando a violência de gênero através do olhar de quatro dramaturgas
Ensino de música na escola: uma reflexão sobre o currículo de música nos anos iniciais da educação básica de Itupeva/SP
Entre a imagem, a prática e a música: analisando os processos criativos de A Dream Within A Dream, de Tatiana Catanzaro, e de Furnas 1, de Felipe de Almeida Ribeiro
Entre bombas e palavras: a resistência nas poéticas da Cia. Nova Dança 4
Entre lápis e bytes: a tecnologia MIDI e a ressignificação da composição musical cinematográfica
Entre morte, vida, silenciamentos e sonoridades na periferia de São Luís (MA): estratégias do Boi da Floresta durante a pandemia do COVID-19
Entre o Niskala e o Sekala: a arte do ator de Topeng
Entre reencantamentos, subversões e críticas: as estéticas do doméstico na produção de mulheres artistas da América do Sul de 1960 aos dias atuais
Entre rodas e Sessions: considerações sobre o campo da música interseccional
Entre rodas e Sessions: considerações sobre o campo da música interseccional
Entre trilhas do Sertão do Cariri: o encontro entre o catimbozeiro e o romeiro de Padre Cícero
Entre | imagens: diálogos híbridos
Entre: camadas de ausência
Errâncias: práticas imersivas de produção e criação artística
Espaços de memórias: um olhar das marcas dos lugares habitados
Estações museu: estudo sobre a requalificação de estações no interior do estado de São Paulo
estética e educação musical no ensino superior: abordagens revelativas e expressivas na formação de professores
Estilo e identidade musical: um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nenê
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo
Estratégias interpretativa para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
Estratégias composicionais voltadas ao emprego de Machine Listening e Music Information Retrieval no contexto da live-electronics
Estúdio da criação dramatúrgica: Uma abordagem da dramaturgia textual pelo viés da imagem-movimento (& vice-versa)
Estudo analítico e interpretativo da obra "Diálogo Para Violão e Cordas" de Ernst Mahle
Estudo da música de sons com suporte de modelos computacionais
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil
Estudo dos aspectos pianísticos e pedagógicos nas seis minúsculas de César Guerra-Peixe
Estudo dos mecanismos de memória nas narrativas dos curtas-metragens de Cláudio Marques e Marília Hughes
Estudo interpretativo da obra A Dança do Dibuk (1993), de Eduardo Seincman: realização da obra em duo
Estudo interpretativo e adaptações para bateria do Boi da Baixada, Boi de Guimarães, Boi da Ilha e Boi de Cururupu
Estudos para macaco: inventa(ria)ndo processos artísticos a partir da integração entre somática, ecologia e performance
Eu-Realizadora: a primeira pessoa de mulheres no encontro documental e a dimensão espacial
Exercícios para se lembrar: a performance como método para a elaboração de subjetividade
Feiras de livros para a infância como espaços de encontro: repercussões no processo criativo de ilustradores brasileiros
Fissuras no cotidiano: provocações poéticas para corpos anestesiados
Floresta nas ruínas da cidade: fabular danças entre plantas, corpos e espaços
Fosca e Maria Tudor: orquestração e vocalidade no período de transição da ópera italiana
Gênero e forma cultural no western contemporâneo: uma análise de Onde os fracos não têm vez
Gesto vocal autoral: um estudo de caso da cantora carioca Ilessi
Guitarra elétrica na canção popular brasileira: um estudo sobre a atuação de Toninho Horta em quatro álbuns de João Bosco
Helena Ignez: atuação experimental na Belair Filmes
Homo imago: imagem como sobrevivência e segundo corpo
Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
Identidade e performance: representação visual feminina em World Of Warcraft
II Toko-Dori: a música tradicional japonesa e Debussy
Imagens comerciais da Cia Litográfica Araguaia: memória gráfica através das matrizes litográficas comerciais no interior paulista
Imagens dizíveis, palavras visíveis: dramaturgia como ação na instauração de esferas públicas
Imagens para rasgar adultos - a morte e o jogo erótico de Ilka Schönbein Imagens para rasgar adultos - a morte e o jogo erótico de Ilka Schönbein
Imaginatio: A Mitologia e Alquimia de Deméter & Core e os Mistérios de Elêusis
Improvisação Livre: um estudo etnográfico sobre a música que não se repete
Improvisação para contrabaixo - Proposições de estudo elaboradas a partir do método "Bass Solo: Segredos da improvisação" de Nico Assumpção
Inferno: a arquitetura imaginária de Dante
Inquietudes cotidianas. Mitopoética em cadernos, livro de artista e desdobramentos
Instauração e alquimia: o corpo em transmutação nos trabalhos de Tunga
Intersecção entre voz e masculindades nas artes da cena
Jallalla São Paulo: interculturalidade no musicar andino autóctone boliviano
Jardim do amor e da paxão para barítono e piano de José Antônio de Almeida Prado: análise e performance
Jogos musicais e processos de aprendizagem da leitura rítmica
Jóia e Qualquer Coisa: as canções experimentais de Caetano Veloso nos anos 1970
Koto no Michi: a música tradicional japonesa da Seiha Ikuta-ryū
LARCI (Laboratório de Regência Coral Infantil)
Lembrar para esquecer para lembrar: um estudo sobre autorrepresentação em Artes Visuais
Light Art: a luz como matéria na construção artística
Livro em percurso ensaio poético visual
Mais uma vez, seu aniversário: As poéticas do esquecimento
Mãos que abrem caminhos do corpo: uma vivência do método bailarino - pesquisador -intérprete (BPI) BPI com pessoas na terceira idade
Mapas & Labirintos: paisagens na janela
Marcajes y Rasgueos: elementos de interação entre música e dança no flamenco no Brasil
Marco do Valle: obra e persona múltipla
Máscaras: matriz alegórica na obra de Lasar Segall
Mátria amada: uma re(criação) mitoperformativa das mulheres brasileiras
Memórias perdidas da arte urbana: ponderações sobre a descontextualização do monumento a Ramos de Azevedo em São Paulo
Mikhail Tchékhov - uma pedagogia teatral da imaginação
Missa da coroação de Mozart (KV 317): referenciais interpretativos à construção de sua performance
Monumento às Bandeiras: uma obra testamento?
Mosaico sobre o circo social no Brasil: projetos, desdobramentos na cena do circo e o nascimento do Circo Teatro Palombar
Música e dança: o diálogo dos tempos na coreografia agora, de Cassi de Abranches
Mutualidade e mutabilidades: modo de endereçamento na dança e no circo
Nara Leão: canção popular, performance e crítica nos anos 60
Narrativas sobre a performance de repertório vocal e o processo interpretativo de Teu Nome, de Almeida Prado, sob o ponto de vista do pianista colaborador
No corpo: caminho, prática e cultivo da dança
No meio do caminho uma ação poética, uma flor e uma pedra investigação teórico-prática dos diálogos entre gestus social de Bertolt Brecht e poesias de Carlos Drummond de Andrade
No princípio é o verbo: pensando a palavra no trabalho do ator a partir do Sistema de Stanislávski
No quebrar da pelve: uma corporalidade periférica da ginga
Nordestino e universal: modalismo melódico e harmonia não-funcional em dois cadernos de leadsheets de Hermeto Pascoal
Novos espaços do funk: festas lésbicas em São Paulo
O Affaire Cavalcanti: Um produtor de cinema no Brasil nos anos 1950
O artista contemporâneo enquanto artesão - a presença do fazer manual na arte
O artista e o outro:diálogo e colaboração no processo criativo
O artista está ausente: aparição e rastro na improvisação em dança
O atrativo estranhamento nos simulacros e nas provocações de Cindy Sherman
O bandolim contemporâneo de Hamilton de Holanda: recursos técnicos para o bandolim de 10 cordas solo
O Baque do Acre: o grupo Uirapuru e a música dos seringais acreanos
O bordar das presenças femininas no teatro paraguaio contado ao meu filho
O Brasil de Heraldo do Monte no disco“Guitarra Brasileira”
O brilho da noite no querosene: o boi de Tião Carvalho em uma proposta de construção de linguagem para o contrabaixo
O Buraco do Coelho - caminhos Matrioskados em busca da sinestesia vocal do ator
O canto na atu(ação): um caminho possível de trabalho do canto para o ator em formação por meio dos princípios das ações físicas
O concerto para viola e orquestra de Marco Padilha: estudo técnico-interpretativo
O corpo como destino: desdobramentos da fotografia de Francesca Woodman
O corpo na arte do Taiko Contemporâneo
O corpo observador em estado compositivo: atos de criação do artista
O desafio ao esquecimento do outro na arte contemporânea: Oscar Muñoz, Rosângela Rennó e Lais Myrrha
O desenvolvimento técnico-musical violinístico: três obras do compositor Oswaldo Franconi
O discurso musical de Almeida Prado na obra Metalosfera: uma análise interpretativa
O impacto da educação musical nas habilidades acadêmicas de alunos com baixo desempenho escolar influenciadas pela variação de estados de humor
O lugar invocado: Teatralidades e espaços de memória da violência sociopolítica na América Latina
O melodrama fantasma de Christian Petzold
O mercado de exibição cinematográfica em Campinas
O musicar do atajo de negritos da família Ballumbrosio do El Carmen: práticas, ensaios e peregrinações
O Nariz Vermelho e a Rua – uma permissão para olhar: Procedimentos para aprofundamento e criação na linguagem da palhaçaria na relação com o espaço urbano
O olhar complexo de Joan Fontcuberta para dis(simular) a verdade na fotografia
O olhar da [para a] serra
O palhaço como ser do contrário: uma trajetória em formação
O pandeiro grave: sete ensaios sobre uma transformação na linguagem do pandeiro brasileiro
O primeiro trompete da banda Mantiqueira: estudo técnico e interpretativo
O processo criativo de Arismar do Espírito Santo: investigação sobre a abordagem composicional de um multi-instrumentista
O processo criativo do Facebunda: uma trama "provisória"
O que falo confinado: o corpo investido de libido no encontro com a poética de Waly Salomão
O que você quer do seu chá? Estratégias de criação e composição de lutas cênicas
O Requiem de 1816 (CPM 185) de José Maurício Nunes Garcia e sua redução para órgão ou Harmonium por Alberto Nepomuceno: uma descrição analítica
O revés da cena: entre vistas do registro teatral audiovisual
O riso grotesco, a Commedia Dell’Arte e o Clown: vivência e aprendizado no Barracão Teatro
O sentido do corte e de sua negação: reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
O sexo contra os dogmas: na simpatia da bitola de JMB
O teatro amador a partir de dois P(s): putas e presos
O tempo tem uma espessura de segredo guardado
O trabalho atoral com o texto da Cia. Ofit: processos de criação nas montagens "Pedra Bruta: ensaio para colher o provisório das coisas" e Três vírgula quatro graus na escala Richter"
O trágico alegre e a afirmação da vida na poética do palhaço: exercícios e composições clownescas
O trombone baixo no ensino superior: perspectivas históricas, didáticas e performáticas
O universo musical de garoto: uma persppectiva através do choro e do violão
O uso da montagem no documentário pernambucano: um estudo sobre os filmes Pacific e Doméstica
O uso de duetos como recurso pedagógico na formação do aluno: proposta de elaboração de partes de segundo violino com nível técnico-musical equivalente em Estudos selecionados de Rodolphe Kreutzer
O uso de recursos idiomáticos na transcri(a)ção para teorba de duas sarabandas para violoncelo de Johann Sebastian Bach
O violinista Milton Nunes e a sua atuação como intérpret, professor e compositor: uma investigação do indivíduo e do seu contexto
Olhares para dentro e para fora: uma cartografia do corpo humano através da gravura
Ópera Demetrio ao "gosto português": edição moderna com música de David Perez, texto metastasiano traduzido para o português e inserção de graciosos
Ópera Tiradentes de Manoel Joaquim de Macedo Junior (1845 – 1925): resgate histórico, análise e edição da partitura
Os 12 poemas da Negra: ciclo de canções para canto e piano de Camargo Guarnieri e Mário de Andrade
Os critérios de julgamento e o julgamento dos critérios: a competição na performance das baterias de escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro
Os elementos surrealistas presentes no cinema de Germaine Dulac e Maya Deren
Os homens com as câmeras: investigação de questões da fotografia norteadas por uma prática artística com câmeras de orifício realizada por catadores de material reciclável
Os MACs brasileiros e a musealização da Arte Contemporânea: uma discussão sobre a documentação performances e instalações
Os tambores que vibram em nós: a comunidade de prática do taiko na cidade de Atibaia (SP)
Paisagens internas em videoarte e fotoperformance
Paisagens ressignificadas: imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves
Paisagens sonoras de games e seus aspectos cognitivos
Para gritar o céu: o canto como desobediência feminina da cultura dos homens
Passagens sobre corpos em estado de exceção: mapas dançantes
Patrimonialização da indumentária: aproximações com alguns exemplares do acervo artístico têxtil do MASP
Pequenas insurreições - memórias: a produção em artes plásticas nos presídios políticos em São Paulo entre 1969 e 1979
Perfomance musical em estrado de presença: caminhos para fazer um musical com vivacidade
Performances cassândricas: cultivando artista e obras por meio dos feminismos como cuidado de si
Piano em grupo para educadores musicais: como desenvolver as habilidades funcionais ao piano
Plano diretor de gestão como instrumento de preservação artístico cultural - estudo de caso do edifício modernista do conjunto nacional em São Paulo
Pneuma: um ensaio gráfico sobre a vida e a morte
Poéticas da deusa Durga/Kali na arte Kathak e na cena contemporânea
Poéticas de atuação: experiências cênicas em Viewpoints
Poéticas do acesso à cena: teatro e artistas com deficiência visual
Poéticas do corpo fragmentado: experiências do corpo na cena expandida
Poéticas tensivas: relações de tensão entre o corpo e o contexto das artes visuais
Ponderações, estratégias e sugestões para o ensino de trompete a distância em Universidades brasileiras
Pós-dramaturgia
Prática instrumental como Investigação artística aplicada a obras de Flausino Valle (1894-1954): o processo e uma interpretação
Práticas de criação musical em ambientes de ensino coletivo aplicando processos heurísticos: uma teoria substantiva
Princípios potencializadores da vocalidade: máscara em movimento
Procedimentos de reelaboração musical da “Série Brasileira” de Edmundo Villani-Côrtes para violão e contrabaixo
Procedimentos de transcrição para violão e voz das Canções de amor de Claudio Santoro
Processo criativo da Árvore no Deserto: acrobacias na dramaturgia
Processos de ensino/aprendizagem de educação musical de alunos deficientes visuais: alternativas pedagógicas com recursos tecnológicos a partir da metodologia Tpack
Processos microtemporais de criação sonora, percepção e modulação da forma: uma abordagem analítica e composicional
Profundidade de tempo: ampliando o repertório visual e temporal sobre a paisagem urbana, utilizando solargrafias e câmeras artesanais pinhole
Programa de qualificação em artes dança: estudo de caso de formação/ criação de grupos de dança do interior do Estado de São Paulo
Projeto artístico como projeto expositivo: corpo e objeto em ação contínua
Proposições metodológicas para desenvolvimento de vocabulário musical para improvisação em música popular instrumental brasileira com foco no trompete
Propostas possíveis para o cinema independente no Brasil (1952-2001)
Pulsão de vida e pulsão de morte em Hoje é dia de Maria
Qual linha guia esse choro? Propostas de inflexões e articulações nas melodias dos choros, polcas, schottischs, maxixes e choros-sambados – a partir de sua estrutura rítmica
Qual o seu lugar?
Quando a imagem escreve - reflexões sobre o livro ilustrado
Quando encontrar o passado desvela o futuro: do perfil à atuação profissional dos egressos do bacharelado em Música/Instrumento/Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo do Instituto de Artes da Unicamp
Questões sobre a organização de um acervo de livros de artista. A criação da Coleção Livros de Artista do Instituto de Artes e Biblioteca de Coleções Especiais e Obras Raras da Unicamp
R.U.A. Roupagens Urbanas Autorais
Recursos interpretativos usados por Chiquinho do Acordeon e reflexões sobre a sua atuação de 1950 até 1980
Refazendo os interiores: sertão e contracultura em Gilberto Gil
Relações e estratégias do ensino a distância de idiomas com a aprendizagem de expressividade musical na guitarra jazzística
Relações entre a prática musical cotidiana e as experiências musicais já vivenciadas por alunos de curso livre de violão
Relações entre montagem e som: processos criativos e modos de produção no cinema brasileiro
Relampejar no instante do perigo: fotografia e fantasmática da Liberação Gay (EUA: 1970-1980)
Revisitando o corpo: um estudo das interfaces entre respiração, interpretação e criação em dança
Revoada: a construção do encantamento a partir da reflexão sobre fotografia encenada
Rio Pinheiros 2.0 – Desenho, paisagem e gravura, uma alternativa digital
Ritmo em abertura: desdobramentos abstratos de Mondrian, Calder e Oiticica
Ritmo, pigmento, matéria e expressão
Rogério Guimarães: o violão brasileiro nas gravadoras, nas rádios e palcos (1926-1968)
Ruína e repouso: pintura, douração e oxidação
Ruínas do visível: das materialidades da imagem à visualização de dados
Rupturas codificadas: Uma análise crítica da glitch art
Ruris: arte e a tecnificação da paisagem
Saberes do corpo Kaiowa - lugar de murmúrio e resistência
SEGUNDA VIDA Fotografia vernácula na plástica contemporânea
Ser-Pele-Ambiente: topografias afetivas e processos de criação nas artes presenciais
SERPENTIN@ – sobre danças serpentinas: um processo de criação de uma criação em processo
Sobre a rítmica e métrica: discussão de conceitos e aplicações a partir da música popular midiatizada
Sou aquela mulher do canto esquerdo do quadro: a história das mulheres anarquistas como narrativa encarnada
Superfícies escritas: operando textualidades entre Clarice Lispector e o Centro de Convivência Cultural de Campinas
Sururu de Capote: o baixo elétrico de Sizão Machado nos sambas de Djavan
Tambores afrobaião: corpos musi-dançantes em formação
Tão longe e tão distante: a presença de Antônio Carlos Gomes na belle époque de Belém do Pará
Teatro das promessas amazônicas estudo cênico das teatralidades amazônicas pelo teatro de promessas
Teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas: um estudo da performatividade cênica no contexto das afasias e a elaboração de procedimentos criativos e pedagogias nas artes da cena
Teia, 20 anos de história
Telas-Janelas - a zona como lugar do (im)possível
Televisão em debate: a crítica de televisão no folhetim (FSP) 1977-1989
Tem muito de mim nisso ou tem muito disso em mim? Reflexões sobre o que pode ser a performance na música vocal
Terreiros de Axé no cinema de Nelson Pereira dos Santos: O amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres, Jubiabá
Tetragrammaton VI para vibrafone solo de Roberto Victorio: um estudo interpretativo
Theru-K-Koothu: um olhar sobre as culturas teatrais populares do sul da Índia
Todo o sonho é real. Pornografia, humanoides e bonecas na pintura de Eduardo Berliner: uma análise cronotópica
Trânsitos, atravessamentos e trajetórias: Bharatanatyam, Interculturalidade e Criação em Dança
Trieiros: descontínuo e provisório 0 uma cartografia de urgências em busca da dignidade
Tua pele, tuas palavras: o arquivo de fotografias de família numa visão intermidiática
Tudo começa quando explode: experiências de silêncios do movimento
Um corpo que falta: vestígios de ação a partir de um processo curatorial
Um corte no externo: saberes de um corpo autoimune
Um diálogo possível entre Cultura Hip Hop e a Educação Somática: a criação de procedimentos coadjuvantes para os artistas das danças Breaking, Hip Hop Dance e Krump
Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos
Um estudo sobre a aquisição e o processamento do áudio de corais adultos, mistos, polifônicos e amadores na cidade de São Paulo e interior
Uma análise da construção de portfólios artísticos de fotografia
Uma história sobre o tempo - o processo de criação do livro ilustrado Madalena
Uma proposta de interação entre o trompetista e o compositor nas obras “Signo Sopro IX” (Mímesis)de Marcus Siqueira e “Matiz VIII” de Rodrigo Lima
Uma realidade fragmentada: poéticas da fragmentação
V(i)elas da memórias: danças tecidas na favela do Real Parque-SP
Vida e morte no tabuleiro poético: Tunga em Tânatos
Videodança na escola: Processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
Violino solo brasileiro: levantamento investigativo da produção nacional nos séculos XX e XXI
Violinos imperiais: luteria brasileira no século XIX
Violonistas com distonia focal: histórias, estratégias de estudo e perspectivas de performance
Voz e significação na "rede de recados" da canção popular brasileira: Análise Semiótica do comportamento vocal na produção cancional crítica da década de 1970
Voz, violão e sentido: uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
Yoga e voz cantada: aplicação de técnicas do Yoga
Zapata em Almería: os westerns revolucionários italianos
"Marcas do corpo: um ensaio fotográfico"
"O sagrado manifesto na cena: composição de espaços internos e externos propícios à hierofânia."
Inscrever-se em Instituto de Artes