Podcast aborda uso de linguagem simples em hospitais

O sexto episódio do podcast Passagem de Plantão aborda a linguagem simples, um conceito surgido na década de 1940 com o objetivo de incentivar a adoção de práticas para tornar a comunicação mais direta. O setor público brasileiro possui algumas iniciativas de linguagem simples, como o Projeto de Lei nº 6.256/2019, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.

Recentemente, a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) criou um grupo de trabalho (GT) para elaborar um material interno sobre a linguagem simples. O entrevistado dessa edição do podcast Passagem de Plantão é Thiago Pinheiro, membro da Rede Linguagem Simples Brasil e da Associação Internacional de Linguagem Clara e coordenador do GT criado pela CGU da Unicamp.

Durante o podcast, Pinheiro faz uma abordagem teórico-prática do conceito e das vantagens da linguagem simples no cenário dos cuidados à beira-leito, incluindo no processo o paciente, a família dele e a equipe multidisciplinar responsável por cuidar dele. O especialista discute, também durante o programa, quais seriam as etapas para o profissional da saúde aprender e praticar a linguagem simples.

“O uso da linguagem simples é baseado em encontrar facilmente a informação que se procura, compreendê-la e conseguir utilizar essa informação”, explica.

O podcast Passagem de Plantão é coordenado pelo time de comunicação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e produzido  em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast direciona-se a profissionais de saúde e traz como temas a transferência de cuidados. O Passagem de Plantão está disponível no canal do YouTube da Unicamp e em várias plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e outras.

twitter_icofacebook_ico