Livro "O Rumo do Rosa na Rota de Zito" refaz expedição de Guimarães Rosa no sertão mineiro

Edição de vídeo

O livro-reportagem "O Rumo do Rosa na Rota de Zito" é fruto da viagem realizada pelo então estudante de jornalismo Tanael Cesar Cotrim, em 2001, pelo mesmo percurso de uma importante expedição realizada por Guimarães Rosa, em 1952, no sertão mineiro. A viagem deixou marcas em Tanael, que hoje é técnico do Canal Universitário Campinas, canal a cabo que transmite a programação da TV Unicamp. Durante o percurso, ele teve a companhia do boiadeiro Zito, que participou da expedição de 1952, tornou-se amigo de Guimarães Rosa e até personagem de uma de suas obras, "A Partida do Audaz Navegante". Poeta do sertão, Zito também inspirou a canção repetida pelo personagem Riobaldo, em “Grande Sertão: Veredas”. A viagem com Tanael foi a última do vaqueiro, que morreu quatro dias depois. Para Tanael, o livro-reportagem tem a missão de reposicionar Zito na ordem da experiência de Guimarães Rosa no sertão mineiro, por meio da poesia, relatos e memórias do vaqueiro, que permeiam toda a narrativa.

Ficha técnica:
Reportagem: Patrícia Lauretti
Imagens: Marcos Botelho Jr.
Edição: Kleber Casabllanca
Edição de capa: Alexandre Calixto