Estudantes indígenas participam de programas de mobilidade estudantil internacional

Três estudantes indígenas são os primeiros da Unicamp a participar de programas de mobilidade estudantil internacional. Autaki Waura, doutorando em Antropologia Social, Edilene Munduruku, mestranda da Faculdade de Educação, e Luiz Medina, recentemente graduado em Administração Pública, irão, respectivamente, para França, Portugal e Noruega. Autaki foi contemplado pelo programa de Mobilidade Estudantil Bolsa Guatá 2023, que selecionou estudantes indígenas em cinco universidades brasileiras. A mediação entre a Unicamp e a embaixada francesa foi feita pela Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas, a Caiapi, ligada à Diretoria Executiva de Direitos Humanos,(DEDH). A professora e antropóloga Chantal Medaets, da Caiapi, também participa dos outros dois projetos de pesquisa, que envolvem os mestrandos Edilene Munduruku e Luiz Medina, baseando-se na inclusão e mobilidade internacional de estudantes indígenas e não indígenas.

Produção – Patrícia Lauretti
Imagens – Marcos Botelho Jr.
Reportagem – Hebe Rios
Apoio – Alvaro Godoi