Culturas negras no Teatro de Arena da Praça da Paz

Edição de vídeo

A pintura do palco e dos bancos do Teatro de Arena da Praça da Paz — realizada por 39 alunos da Unicamp, grande parte de coletivos negros —, oficinas e rodas de conversa marcaram a revitalização do espaço no dia 28 de novembro. A pintura de um baobá, árvore símbolo da resistência negra, ocupa o palco, e suas raízes se espalham pelos bancos com centenas de símbolos das culturas africanas e afro-diaspóricas. Também foi feito o plantio de uma muda de baobá na Praça da Paz, sob muita chuva e celebração dos participantes. Entre eles, estava Naiara Silveira, do Grupo Palmares, filha do poeta e militante negro Oliveira Silveira, um dos líderes que lutaram pelo reconhecimento do Dia da Consciência Negra. O espaço irá abrigar atividades artísticas, políticas e científicas voltadas aos saberes da negritude. A iniciativa foi coordenada por alunos e pela professora da Faculdade de Educação Débora Jeffrey, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e a prefeitura universitária.

Produção - Patrícia Lauretti
Reportagem - Hebe Rios
Imagens - Marcos Botelho Jr.
Imagens cedidas - Professora Débora Jefrey e ProEC
Edição - Kleber Casabllanca