CNPEM e Unicamp participam de rede nacional de pesquisa sobre medicamentos para a covid-19

Edição de vídeo
Kleber Casabllanca
Juliana Franco

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – onde está instalado o Sirius, uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo – vêm conseguindo, em tempo recorde, avançar na busca por medicamentos para a covid-19.

Na reportagem, o virologista Rafael Elias Marques, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), fala sobre os resultados obtidos a partir de ensaios com o novo coronavírus realizados em colaboração com o Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (LEVE), do Instituto de Biologia da Unicamp.

O estudo partiu de 2 mil medicamentos já conhecidos e, através de um procedimento chamado screening de alta performance, conseguiu chegar a uma molécula promissora: a nitazoxanida, que atualmente está em fase de testes clínicos na Rede Vírus, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Ouça também em podcast.